sábado, 8 de outubro de 2011

Dia 1 e 2 em Araxá.

A condição em Araxá está boa, mas um pouco instável, ontem e hoje os CB's na parte da tarde atrapalharam os vôos.
Na sexta( ontem) o céu estava perfeito, mas, o vento leste lateral estava muito forte, quebrando as termicas e deixando a condição bem turbulenta. Tentei decolar cedo para fazer um grande vôo, mas preguei . Logo em seguida decolou um grupo de pilotos, entre eles, Mauro, Marquinho Leme, Deonir, Ceceu e Bruninho, e esse grupo fizeram grandes voos, com Bruninho e Ceceu com 180km , Deonir com 175km, e Mauro e Marquinho com 120 e 111. Depois do prego fui resgatado e decolei, e ainda consegui mandar um bom voo de 110km. Nesse dia a Rosangela , esposa do Sildomar andou mais de 750km fazendo resgates...
No sábado(hoje) o primeiro dia de competição, muita gente na rampa e a condição melhor ainda, com vento mais alinhado. Foi definido uma rota, sentido a Sacrameto, porém o vento estava mais norte, e a maioria fugiu bastante do combinado, e dificultando muito o trabalho do resgate(Dió).
Houveram cerca de 5 situações de despencadas, colapsos, negativadas, assimetricas em cima da rampa, por sorte ninguém se deu mal. O pior acidente foi um piloto que atropelou um senhor que estava na beira da rampa que acabou rolando morro abaixo e caindo nas pedras,ele estava auxiliando os pilotos que estavam no oficial, as noticias são péssimas e dizem que o senhor quebrou a coluna entre outras coisas.
Me elegeram como comissão de segurança, e acho que fui o único que respeitou o eixo da prova, e voei com um vento um pouco mais lateral, enquanto a turma mandou no caudal de olho fechado, resultando em roubadas históricas...Com cerca de 1 hora de voo e já no km 40, comuniquei ao Dió, nivel 3, pois haviam grandes congestus no ar, e no sentido do rio já era possivel ver um CB desaguando a cerca de 20km de nós na rota do vôo.


As 13:05 o Dió paralisou a prova, e deu ordem para que todos pousassem. 2 pilotos ignoraram a ordem e seguiram vôo e fizeram mais de 100km. Vi piloto no resgate comentando que desceu mais de 1000m em B stall, para fugir da CB.
A previsão é para seguir com dias instáveis, e na minha opinião a turma tem que se comprometer em seguir a rota definida, e seguir as ordens do juiz geral, pois as chances de dar algum incidente é grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário