Nesse último feriado rolou o Open Araxá 2011. A organização foi excelente, e mesmo com a previsão ruim, deu prova todo dia.
O campeonato foi em um formato de XC livre, ou seja os pilotos poderiam voar da maneira que quisessem, sem pilões. E no final vale a pontuação OLC, que soma 5 pontos da distancia do piloto, sendo assim temos a liberdade de ir e voltar, decidir as melhores estratégias durante o vôo, ou ainda se adaptar as variações de vento durante o dia.
É um formato bem interessante, e pode ser explorado de uma maneira bem mais eficaz pelos pilotos.
A maneira que temos que voar, é bem diferente de uma competição de velocidade. Nesse formato a estratégia vale muito mais do que a velocidade. E a prova disso é o resultado final, que premiou quem usou melhor a cabeça durante o campeonato.
Para mim, esse é um excelente formato de competição, pois os pilotos voam livres de muitas imposições que uma competição normal tem. Porém acredito que esse formato pode ser desenvolvido e melhorado.
A intenção desse formato é dar mais liberdade aos competidores, mas, acho que existem alguns pontos que devem ser observados.
- O regulamento deve ser mais específico, e abranger mais situações que podem gerar polêmica, ou ainda estabelecer um critério mínimo para que uma prova seja válida, como por exemplo:
- Deve ser estipulado uma distancia mínima para que uma prova seja valida, dessa forma, provas de prego não valeriam.
- Deve existir um tempo de prova mínimo, para que uma prova seja válida, assim provas curtas, onde são canceladas logo no início não teriam validade.
- A janela deve ter um tempo de abertura, onde todos os pilotos consigam decolar com segurança. Caso a janela seja fechada por muito tempo, e somente alguns pilotos consigam decolar, a prova deve ser cancelada.
- A responsabilidade de download dos track deve ser do organizador. É possível de maneira muito simples, falsificar tracks e enviar para o XC.org. Se alguém duvidar eu posso provar a fragilidade desse sistema.
- Deve ser feita uma fiscalização quanto ao horário de envio dos tracks, pois teve piloto enviando track após 48h do vôo, e o regulamento dizia que era até as 9h do dia seguinte.
- A comissão de segurança deve ser respeitada, e somente ela e o juiz geral devem decidir sobre o andamento da prova. Ao abrir a todos os pilotos, a opinião de uma eventual paralisação ou não da prova, abre-se muita margem para interesses pessoais de cada piloto.
Acho que é possível realizar uma competição dando muita liberdade aos pilotos, porém a responsabilidade de download e verificação dos tracks deve ser do organizador e o regulamento deve ser mais abrangente e prever todos os tipos de problemas que possam acontecer. Afinal, deve valer o que está escrito, e ser de conhecimento de todos.
Ano que vem o clube de Araxá anunciou a possibilidade de uma etapa do Brasileiro 2012 ser em Araxá, e dessa vez na época boa do ano, em setembro. Se tudo der certo, estaremos lá !!
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
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