quarta-feira, 12 de outubro de 2016
Estamos oficialmente on line com o novo site da Vortex Paragliding.
Acesse e confira em
A Vortex Paragliding é uma escola de parapente que atua em Curitiba e região metropolitana.
Nosso objetivo é oferecer um curso completo de Parapente onde o aluno é formado da maneira mais segura possível.
Desenvolvemos um método completamente diferenciado de ensino que assegura que o aluno cumpra de forma segura todas as etapas do curso até sua formatura.
Temos forte parceria com as melhores marcas do mercado. Podendo assim oferecer os melhores equipamentos a nossos alunos.
Tambem dispomos de serviço de manutenção em parapentes.
Entre em contato conosco.
Whats: 41 84150151
terça-feira, 2 de agosto de 2016
segunda-feira, 1 de agosto de 2016
ENPI - Atibaia -Encontro Nacional de Pilotos e Instrutores
Neste final de semana de 29-30-31 de Julho aconteceu em
Atibaia-SP o 14° ENPI (Encontro Nacional de Pilotos e instrutores) organizado
pela CBVL(Confederação Brasileira de Voo Livre).
O objetivo do evento é promover o encontro de todos os
interessados em adquirir conhecimento, trocar experiências e cumprir etapas
para requerer alteração de nível de habilitação.
Tive muita sorte em conseguir participar deste evento, que
foi pra lá de especial. Além de ser em Atibaia, um dos grandes berços do voo
livre no Brasil, o staff de Palestrantes foi 5 estrelas.
André Fleury - Simplesmente o maior recordista mundial de
todos os tempos, entre todas as modalidades. nenhum piloto no mundo bateu
tantos recordes quanto ele. Apresentou uma grande palestra com alguns
''causos'' de seus voos, e segurança sobre paraquedas reserva.
Ary Pradi - fundador da Sol, que nos contou um pouco de sua
visão sobre o mercado de parapentes no mundo
Marina Kalousdian - Presidente da CAB (Confederação de
Aerodesporto do Brasil) que nos representa perante a FAI. Nos passou quais são
os seus planos para o futuro dos esportes aéreos no Brasil, incluindo um World
Air Games nos próximos anos.
Marcelo Araripe - Militar, e um dos responsáveis pela
segurança do espaço aéreo brasileiro durante as Olimpíadas. Realizou uma grande palestra sobre ética e espaço aéreo.
Samuel Nascimento - Dispensa comentários, um dos melhores
pilotos do Brasil e com certeza o mais carismático, nos mostrou algumas de seus
conceitos sobre voos de XC.
Rafael Saladini - Recordista mundial, e está se destacando
nas competições matando varias provas de brasileiro e PWC, e também é o
produtor do filme Ciclos e agora está finalizando o Ciclos 2.
A palestra do Sardinha me surpreendeu pela extrema qualidade
do estudo que ele realizou sobre as zonas de XC no Brasil. Ele nos passou
interessantes técnicas para grandes voos de XC, e apesar de sua apresentação
ter 120 ( isso mesmo 120) slides, foi uma palestra que prendeu a atenção e o fôlego
de todos que lá estavam.
Mauricio Braga - Gatinho, apresentou a mecânica das manobras
de acrobacia.
Sivuca - Esta era a palestra que eu mais esperava, já que
estou reativando a minha escola, então gostaria muito de ver como ele executava
as técnicas e metodologia de ensino. A palestra foi muito divertida, e de grande
proveito técnico para mim. Excelente.
Frank Brown - Outro que dispensa comentários, passou uma
excelente palestra sobre segurança em voo.
Sergio Louzada - (Juiz) Passou uma interessante palestra
sobre os estudos que ele vem realizando sobre a questão do voo livre na lei
brasileira. O foco da palestra foi em cima do voo duplo e foi muito bom. Porém
seria muito interessante escutar algumas coisas sobre a questão da escola também.
E finalizando Betinho Schmitz, piloto de asa delta,
multicampeão e recordista mundial. falou um pouco sobre as fases que um piloto
passa até conseguir chegar em um nivel MESTRE. Excelente palestra.
E por ultimo o Chico Santos apresentou um pouco de sua
historia, e projetos futuros da CBVL em relação ao voo livre brasileiro, como o
reconhecimento da profissão Instrutor de Voo Livre.
No encerramento foi uma grande festa, e muito bonito de ver
toda a equipe da CBVL se emocionando na entrega dos certificados, vendo a
satisfação dos participantes que puderam comprovar o grande trabalho que a CBVL
e seus membros vem realizando nestes últimos anos.
Parabéns CBVL e toda sua equipe, fiquei muito feliz de poder
ter participado deste grande evento.
quinta-feira, 7 de abril de 2016
De quanto vento precisamos para planar de windsurf ?
Pergunta que fazemos muito quando estamos começando no Windsurf. Pelo menos na modalidade Formula, montei uma tabela com uma estimativa de vento necessário para planar, de acordo com o tamanho de vela e peso do velejador.
60 KG | 70 KG | 80 KG | 90 KG | 100 KG | |||
Vela | 7m² | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | Knots |
Vela | 8m² | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | Knots |
Vela | 9m² | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | Knots |
Vela | 10m² | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | Knots |
Vela | 11m² | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | Knots |
Vela | 12m² | 6 | 7 | 8 | 8 | 9 | Knots |
Regata Formula Windsurf - Florianópolis
Neste ultimo final de semana aconteceu a 2° etapa do Ranking de monotipos do Iate Clube de Jurere em Florianopolis.
No sábado o vento soprou de Nordeste variando de 12 a 16 nós, onde aconteceram 2 regatas para o Windsurf. Tivemos a participação de 9 velejadores de wind para esta regata, com destaque para Bebeko ( campeão mundial Jr) e Zé, instrutor e proprietário da Santo vento de Camboriú.
Estes dois fizeram uma grande disputa no sábado, com Bebeko vencendo as duas regatas. Ainda na primeira regata Rodrigo Marin( Matraca) vinha bem na 3° colocação onde seu pé de mastro quebrou na perna de popa e foi obrigado a abandonar as regatas do dia.
No final eu e Osmarli acabamos revezando as 3° e 4° posições nas duas regatas. Alguns não conseguiram realizar a largada por terem problemas com seus equipamentos.
Já no domingo o vento estava fraco, e somente o Zé com uma vela 12m² conseguiu completar a regata.
O resultado final ficou:
1° Zé Raymundi
2° Bebeko
3° Osmarli
4° Ronnie
O evento promovido pelo Iate Clube de Florianópolis foi perfeito, com uma excelente estrutura oferecida aos participantes e acompanhantes. Este evento foi um grande aprendizado e espero que nas próximas regatas, mais velejadores compareçam para prestigiar o evento. Abaixo segue um video com algumas das imagens da 1° regata.
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No sábado o vento soprou de Nordeste variando de 12 a 16 nós, onde aconteceram 2 regatas para o Windsurf. Tivemos a participação de 9 velejadores de wind para esta regata, com destaque para Bebeko ( campeão mundial Jr) e Zé, instrutor e proprietário da Santo vento de Camboriú.
Estes dois fizeram uma grande disputa no sábado, com Bebeko vencendo as duas regatas. Ainda na primeira regata Rodrigo Marin( Matraca) vinha bem na 3° colocação onde seu pé de mastro quebrou na perna de popa e foi obrigado a abandonar as regatas do dia.
No final eu e Osmarli acabamos revezando as 3° e 4° posições nas duas regatas. Alguns não conseguiram realizar a largada por terem problemas com seus equipamentos.
Já no domingo o vento estava fraco, e somente o Zé com uma vela 12m² conseguiu completar a regata.
O resultado final ficou:
1° Zé Raymundi
2° Bebeko
3° Osmarli
4° Ronnie
O evento promovido pelo Iate Clube de Florianópolis foi perfeito, com uma excelente estrutura oferecida aos participantes e acompanhantes. Este evento foi um grande aprendizado e espero que nas próximas regatas, mais velejadores compareçam para prestigiar o evento. Abaixo segue um video com algumas das imagens da 1° regata.
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sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016
1° Etapa do Paranaense 2016 - Candido de Abreu - PR
Neste ultimo final de semana aconteceu a 1° etapa do
campeonato paranaense 2016 em Candido de Abreu-PR
Mesmo com a previsão um pouco duvidosa, cerca de 35 pilotos
compareceram a etapa organizada pela FVLP e Prefeitura local.
Chegando na rampa, tivemos a surpresa de receber a notícia
de que a principal rampa de decolagem de Candido de Abreu com face N, NE não
estaria disponível, devido a divergências locais com o proprietário do terreno.
Restando apenas a pequena decolagem de L , SE.
Pessoalmente isto me desanimou muito, já que
tradicionalmente o dia amanhece com vento Leste, e a medida que o sol vai
esquentando o relevo o vento vira para Norte. E isto diminuiu muito as chances
de termos uma prova nos dois dias.
No sábado, com sol e um pouco de cirrus, foi definido uma
prova de triangulação de 32 km, e como previsto o vento leste rapidamente virou
norte. Por sorte, alguns pilotos descobriram um local de decolagem para este
vento. Local totalmente inapropriado, com mato alto, grandes pedras escondidas,
rede elétrica e arvores em frente a decolagem, que colocou em risco os
participantes.
Mesmo assim muitos decolaram e conseguiram subir na encosta
do morro esperando o teto subir para fazer um bom start. Meguinha foi o
primeiro a decolar e conseguiu subir rapidamente, colocando grande vantagem
sobre todos os demais. Enquanto estavamos num grupo de 6 ou 7 tentando subir na
rampa, Meguinha já havia batido o start a 3 km da rampa e estava mais alto que
nós seguindo para a prova.
Nada mais restando a fazer na rampa, pois o teto não subia,
Sender foi o primeiro a partir para o start, e fui junto com ele, já que estávamos
muito baixo, e sempre é bom um parceiro para ajudar a rastrear as termais, e
assim os demais vieram juntos. Eu estava um pouco mais alto, e bati o start e
segui para a prova, pois já havia marcado a termal que o Meguinha havia deixado
para tras. E o resto do pessoal se deixou iludir pelo Sender que ficou girando
uma termal fraca no raio do start e a maioria ficou por ali mesmo.
A prova seguiu com Meguinha sempre uma termal a frente, Eu e
Sildomar pegando os farelos do Meguinha, e Rafa cabelo e Precoce mais altos
porem bem mais atras de nos.
Num determinado momento, eu consegui encostar no Meguinha,
porém tomamos decisões diferentes e ele novamente abriu vantagem pegando uma
termal muito boa mais a frente e seguiu para o pilão perto do rio. Eu tive que
parar para abastecer, e encontrei outra termal muito boa, e aproveitei para
encher o tanque o máximo que dava, já que a condição estava fraca, e o pilão do
Rio parecia um grande ralo frio que não bombava nada. Meguinha seguiu baixo e
entrou no ralo, enquanto eu bati alto e sai rapidamente do ralo.
Assim consegui alcançar o Meguinha,que estava girando uma
boa termal, mas eu cheguei uns 150m acima dele. Neste momento Cabelo e precoce nos encontraram mais abaixo
na mesma termal, mas eles ainda tinham que ir no pilão do rio e voltar. Estávamos
uns 7 km a frente deles.
Esta termal ficou fraca para o Meguinha que seguiu para a
prova e não achou outra termal e foi para o chão. Eu estava mais alto e
consegui me conectar as outras nuvens, e segui para a prova.
Bati o ultimo pilão baixo, e precisava de mais uma termal
para alcançar o gol. Ceu azulou, e o vento apertou, e nada mais me restava a
não ser mandar de caudal para o gol e torcer para bater em algo. Encontrei a
salvadora, ganhei uma boa altura e segui com uma segurança de 300 m para o gol
que era em cima da cidade. Fiz o gol com 390 acima e ainda deu para sobrevoar a
cidade e achar um bom pouso.
Já no chão, vi o Cabelo vindo e imaginei que ele poderia
fazer o gol. Mas depois descobri que ele ainda estava indo ao ultimo pilão e
pousou por lá.
No final fui o Único a fazer o gol, com cabelo no ultimo
pilão, seguidos de Meguinha, Precoce e Sildomar que pousaram no ralo do rio.
Como muitos nem decolaram, pregaram, ou caíram logo no
inicio da prova , esta valeu pouco mais de 500 pontos somente.
Já no domingo a condição não apareceu e todos pregaram sem
condições de prova.
O resultado final:
1° Ronnie Koerich - Boomerang 10
2° Rafa cabelo - Mantra 6
3° Rafael Matos Meguinha - IP7 Pro
4° Rafael Precoce - Delta 2
5° Sildomar - Mantra 6
Destaques para o Sender, que levou a turma pro ralo no inicio da prova, e para o Galo Véio que deu uma aula de como não se deve decolar.
quinta-feira, 21 de janeiro de 2016
20 anos de Vôo Livre - 1996/2016
Lembro-me como se fosse ontem, quando com apenas 13 anos iniciei o curso de asa delta, e aos 14 me formei ensinado pelo meu pai. Naquela época eu mal tinha forças para erguer o equipamento, e muito menos noção dos perigos que eu estava me metendo.
Nesses 20 anos houveram muitas frustrações, aprendizado, alegrias, experiências, viagens, mas o melhor de tudo são os grandes amigos que fazemos. Hoje considero que já não tenho mais aquele mesmo tesão pelo voo, aquele tesão que te fazia decolar no vento forte, subir o morro a pé só para dar um prego, ou simplesmente tesão para ter paciência de esperar no morro com a cabeça no sol o dia todo para dar um voo. Estou mais seletivo... somente isso. Pois o tesão pelo voo ainda é forte, e a felicidade de encontrar os amigos, seja na base de uma nuvem, ou no pouso oficial após um prego xexelento ainda é o mesmo.
Agora que alcancei a meta dos 20 anos, espero poder dobrar a meta, e voar por mais 40 anos com o mesmo tesão que a 20 anos atrás.
Um grande abraço a todos os amigos que fazem parte desta história.
Nesses 20 anos houveram muitas frustrações, aprendizado, alegrias, experiências, viagens, mas o melhor de tudo são os grandes amigos que fazemos. Hoje considero que já não tenho mais aquele mesmo tesão pelo voo, aquele tesão que te fazia decolar no vento forte, subir o morro a pé só para dar um prego, ou simplesmente tesão para ter paciência de esperar no morro com a cabeça no sol o dia todo para dar um voo. Estou mais seletivo... somente isso. Pois o tesão pelo voo ainda é forte, e a felicidade de encontrar os amigos, seja na base de uma nuvem, ou no pouso oficial após um prego xexelento ainda é o mesmo.
Agora que alcancei a meta dos 20 anos, espero poder dobrar a meta, e voar por mais 40 anos com o mesmo tesão que a 20 anos atrás.
Um grande abraço a todos os amigos que fazem parte desta história.
quarta-feira, 29 de julho de 2015
Video do vôo do Samuka !
https://www.facebook.com/CBVL.Oficial/videos/133439156992266/?pnref=storydicas para emagrecer
terça-feira, 23 de junho de 2015
REVIEW DAS VELAS B
O Ziad fez uma nova atualização das velas B do mercado.
Recentemente adquirimos uma AirDesing Rise 2, que pela revisão está bem ranqueada em todos os quesitos analisados pelo Ziad, que inclusive diz que o Rise tem a mesma performance de planeio e subida que as melhores velas, porém em uma escala de 0 a 10 em exigência de pilotagem ganhou apenas nota 4(fácil) enquanto o Carrera e Chilli 3 ganharam notas 8 e 7(difícil).
Mais informações no blog do Ziad:
clique aqui para ver o report
Parece que acertamos na escolha.....
Recentemente adquirimos uma AirDesing Rise 2, que pela revisão está bem ranqueada em todos os quesitos analisados pelo Ziad, que inclusive diz que o Rise tem a mesma performance de planeio e subida que as melhores velas, porém em uma escala de 0 a 10 em exigência de pilotagem ganhou apenas nota 4(fácil) enquanto o Carrera e Chilli 3 ganharam notas 8 e 7(difícil).
Mais informações no blog do Ziad:
clique aqui para ver o report
Parece que acertamos na escolha.....
segunda-feira, 23 de março de 2015
Recado do Mentira sobre o XcTrack !
Olá Pessoal
Muitos competidores estão usando
XCtrack e questionam se o tracklog dele é valido em Campeonato. Sim, o tracklog
é válido e o uso do XCtrack em um celular agiliza muito o processo de download
do tracklog pois é possível enviar por bluetooth, eliminando conflitos com
drives, cabos e o tempo de envio não passa de 10 segundos. O XCtrack atualmente
(versão 0.5.1) gera o arquivo de tracklog com nome padrão (ex:
2015-03-21-XCT-MXX-01.igc) por isso eu só aceitarei o arquivo renomeado. O
piloto deve renomear o arquivo antes de enviar para a apuração, alterando o
formato para: data-nomedopiloto.numerocivlid.igc (ex: 2015-03-21-maicon.14378.igc),
então decore seu Civlid!!!
E como renomear e enviar o
arquivo? Para isso, você terá que usar um gerenciador de arquivos em seu
celular, eu recomendo o ES File Explorer que é gratuito e pode ser baixado na
Play Store do Android.
Observações:
1 - O ideal é você colocar seu
nome para identificar o celular pelo Bluetooth também, assim ao parear o seu
celular com o notebook de apuração já fica registrado de quem é o device.
2 - O tracklog do XCtrack é
confiável? sim ele é, em uma etapa em Tangará onde a diferença entre Ronnie
Koerich e André Becker foi de 1 segundo fizemos a comparação do tracklog do
Ronnie usando o XCtrack e não teve diferença em relação ao GPS principal dele.
3 - Então posso usar somente o
celular com XCtrack?? isso é uma escolha sua, a bateria pode acabar, o celular
travar, o aplicativo travar… Eu voaria com apenas um GPS? Não! a palavra mágica
é BACKUP! “Quem voa com 1 voa sem nenhum”…
4 - Não deixe pra "tentar
fazer isso" ou "querer aprender" no dia da etapa de campeonato,
se vai usar o XCTrack, faça um voo de fim de semana, ande de carro, bike,
depois vai lá e tenta renomear o tracklog, copiar o waypoint para pasta,
identificar o bluetooth com seu nome, montar prova, etc... etc... etc...
Abraços e Bons Voos.
Maicon
1° Etapa CCP 2015 - Jaraguá do Sul-SC
Time do Paraná(Tesão piá !)
Nesse final de semana rolou a 1° etapa do CCP(Campeonato
Catarinense de Parapente) 2015 em Jaraguá do Sul-SC.
A previsão não era das melhores, e muita gente não foi pois
não acreditou que iria dar voo.
No sábado, foi montada uma prova com alguns pilões no vale,
e a condição estava muito boa. Todos no ar, surfando pela base esperando o
start. Porém logo no inicio da prova, a comissão de prova decidiu cancelar a
prova pois havia um CB nas proximidades que poderia complicar o vôo.
Mesmo assim deu voo por muito tempo, e a turma aproveitou para voar a tarde toda. E o CB só chegou no final de tarde, e trouxe
muita chuva.
Já no domingo, o tempo amanheceu nublado, e com muita
umidade, por causa da chuva de sábado. Alguns nem quiseram subir o morro não
acreditando na condição.
A nossa turma do PR, também não acreditou que poderia rolar
prova, e resolvemos decolar para fazer um voo já cedo, enquanto a condição
estava boa para um vôo local. Vários pilotos decolaram mesmo esperar pela
definição do cancelamento do dia pelo juiz geral da competição.
Quando já estávamos prontos para decolar para o prego, a
comissão se reuniu para decidir a prova do dia. E esperamos para ver o que
seria feito. Foi decidido uma prova de 32 km, com pilões a frente do
morro.
Decolamos cedo, e conseguimos nos posicionar na base e esperar
o start. Enquanto outros não conseguiram subir e tiveram que buscar a termal
mais a frente.
Já no inicio do vôo, eu, Marcinho e Rangel saímos a frente,
com boas termais e altura. Mas logo a frente a turma nos alcançou e voamos
juntos por um tempo. O legal foi ver a turma do Paraná em peso neste primeiro
pelotão : Rangel, Meguinha, Estevão, Kauan com o Mega logo atras...
Conforme avançávamos na prova, o tempo foi nublando ainda
mais, e deixando as termais fracas.
E já no pilão J27(12km da rampa no contra vento) foi onde as
coisas foram decididas. cada um teve que tomar sua decisão, pois ficamos baixos,
e sem termais.
Uns entraram no modo sobrevivência e escolheram enroscar no
zerinho... mas o vento contra os afastou mais do pilão, e outros preferiram dar
o tiro de misericórdia e atacar o pilão...
Todos no chão..... foi bom enquanto durou.
Cerca de 50 minutos depois, mais duas velas ainda estavam
voando, eram Mark e Olivio, que pegaram outra condição e conseguiram bater os
pilões seguintes, mas não fizeram o Gol também.
O Olivio, deve ter ficado a uns 6 km do gol vencendo o dia,
mas acredito que deve ter errado algum pilão, e seu voo foi marcado somente ate
o km 14. E Mark fez 19km.
Falando assim, parece que foi pouco, mas existem dias que é
muito mais difícil fazer 15 km, do que 80 km em outros locais....
No final, o grande vencedor foi o meu amigo Mark Marquito,
de Pomerode, seguidos do Olivio e Eu.
Grande destaque para o lifteiro do morro do Boi,
Rangel(Chilli3) que venceu na categoria Start, e ficou em 3° na Sport.
RESULTADOS GERAIS AQUI !
RESULTADOS GERAIS AQUI !
Mas os PARABÉNS são para a comissão de segurança, que acertadamente
cancelaram a prova de sábado, e a comissão técnica que acreditou na condição de
domingo e montou uma prova, mesmo com a grande maioria sem acreditar que
rolaria um bom voo.
E em nome do time do Paraná, obrigado a organização da
etapa, e aos membros do JCVL, pela excelente recepção. Tinha muita gente daqui
que ainda não conhecia Jaraguá, e ficaram apaixonados pelo local.
E até Pomerode na etapa de 18 e 19 de Abril.
Galo Véio de vela nova !quinta-feira, 19 de março de 2015
Palha - Paranaguá - 95km
Provavelmente este foi o vôo mais inusitado que fiz. Decolando do Palha, sentido Anahangava, passando pela serra do mar, pico Marumbi, enroscando a 2400 em cima de Morretes, e pousando em Paranaguá.
Condição raríssima de se pegar aqui em Curitiba, pois o vento tem que estar de Oeste o tempo todo.
No sita Doarama é possível darmos replay no tracklog, e visualizarmos o nosso vôo em 3D.
Simplismente demais !
Na imagem, estou enroscando a 4m/s em cima do Anhangava, já com o Marumbi ao fundo.
Tracklog do vôo no XcBrasil http://www.xcbrasil.org/flight/1232
Condição raríssima de se pegar aqui em Curitiba, pois o vento tem que estar de Oeste o tempo todo.
No sita Doarama é possível darmos replay no tracklog, e visualizarmos o nosso vôo em 3D.
Simplismente demais !
Clique aqui para ver o replay
Na imagem, estou enroscando a 4m/s em cima do Anhangava, já com o Marumbi ao fundo.
Tracklog do vôo no XcBrasil http://www.xcbrasil.org/flight/1232
domingo, 15 de março de 2015
ACELERA !!
As vezes alguns amigos e ex alunos me perguntam como se faz para acelerar a vela. Qualquer piloto com um pouco de coragem consegue simplesmente meter o pé no acelerador, e acelerar a sua vela. Mas eu não acho que seja tão simples assim.Este tipo de piloto que soca o pé no speed bar, normalmente não consegue ter um bom rendimento, e eventualmente leva alguns colapsos, ou não consegue manter a vela acelerada por muito tempo.Ainda falando sobre este tipo de aceleração ''grosseira'', na minha opinião está longe de ser a forma correta. Pois esta aceleração brusca, acaba gerando pêndulos, e estes levam a um mal rendimento, pois o piloto tem que ficar corrigindo os avanços da vela durante os pêndulos, ou pior ainda, quando acabam ocorrendo colapsos por consequência dos pêndulos, e correções incorretas.Desde que comecei a voar de parapente, sempre treinei muito acelerar a vela, e inclusive já conversei muito com pilotos TOPs como Bafinho, Samuka, Serginho e Frank, que me passaram muitas dicas sobre este assunto.Cada um deles possui suas técnicas e conceitos sobre isso, e eu acabei desenvolvendo a minha técnica, que agora compartilho com os amigos.Acho que a primeira coisa que temos que temos que ter em mente é que não estamos pilotando uma moto 1100cc, ou um Camaro de 406CV de potencia, não adianta socar o pé e esperar que a vela responda imediatamente. Quando pisamos no speed bar, a vela demora e precisa de um tempo para''embalar'' e ganhar velocidade.Por segundo, acredito que a principal preocupação que devemos ter neste processo, é NÃO gerar pêndulos.O maior erro cometido pelos pilotos, é que ao acelerar bruscamente acabam gerando pêndulos, que vão ficando difíceis de administrar a medida que ganhamos velocidade.Então, o processo de aceleração deve ser progressivo, harmonioso, de tal forma que não sejam gerados pêndulos.Uma aceleração que não gere pêndulos, é muito mais fácil de administrar, mais eficiente e nos dá muito mais rendimento.A seguir, direi a minha técnica que uso para acelerar. Mas isso não quer dizer que seja a correta. Cada piloto deve treinar, conversar com outros pilotos, e desenvolver a sua própria técnica.Aí vai:1-Ao sair da térmica, ou lift antes de iniciarmos um planeio de transição, normalmente estamos com a vela freiada, com uma leve pressão em ambos os freios, seja para diminuir o afundamento, ou para segurar a vela na turbulência. Então, o inicio do processo de aceleração, é liberar os freios lentamente e deixar a vela criar velocidade e estabilizar.2-Depois de estabilizada(sem pêndulos), devemos iniciar uma leve pilotagem pelos tirantes( B ou C dependendo da sua vela). Esta pilotagem torna possível evitar pequenos avanços e ainda controlar a trajetória da vela, sem atuar nos freios.3-Somente agora é o momento de começar a atuar no speed bar. É importante dizer que o acelerador deve estar regulado, simétrico, e devemos ter muita intimidade com ele...4-Ao pisar no speed bar, devemos continuar com a pilotagem pelos tirantes, e também manter a preocupação em não gerar pêndulos. Por isso este movimento deve ser progressivo, continuo e suave, até chegar ao ponto que você deseja acelerar.5-E quando chegar ao ponto desejado, continuamos com a pilotagem pelos tirantes, até quando possível.É importante dizer que a pilotagem pelos tirantes não substitui os batoques. então quando a condição fica turbulenta, volte a pilotar pelos batoques novamente. E quando a turbulência passar, reinicia o processo de aceleração novamente.
Bons treinos e acelerações !
quinta-feira, 12 de março de 2015
AIR DESIGN - PURE 2
A Air Desing enviou para certificação a sua nova vela D, o Pure 2.
Para quem não sabe, a Air Desing é basicamente formada pelo ex projetista da UP Stephan Stiegler, ex campeão do mundo de parapente, e responsável por grandes velas (Trango, Summit, Kantega, Targa) Velas que inclusive ganharam por 3 vezes o PWC, em seus dias de glória e Martin Gostner, ex gerente Airwave.
Eu voei em muitas velas UP, e no seu DNA, estão características como: Velas firmes, comandos mais pesados, excelente planeio. Essas características sempre foram da UP.
E com a Air design o DNA continua, com suas velas seguindo as mesmas características das antigas velas da UP.
Eu tive a chance de voar um pouco com o Airdesign Pure, e fiz grandes voos. Inclusive o recorde paranaense de Xc é com esta vela.
Muito planeio, estabilidade, e facilidade de pilotagem são as características desta vela.
E agora, depois das novas regras de homologações, parece que as fabricas estão novamente retomando os projetos para as velas EN D. E uma grande expectativa existe sobre o novo Pure 2, que está em homologação.
Eu confio muito nos projetos do Stephan, e se eu estivesse para comprar uma vela D, certamente levaria em consideração este lançamento. Esta vela vem para bater de frente com Mantra 6 e Boomerang GTO 2.
Para quem não sabe, a Air Desing é basicamente formada pelo ex projetista da UP Stephan Stiegler, ex campeão do mundo de parapente, e responsável por grandes velas (Trango, Summit, Kantega, Targa) Velas que inclusive ganharam por 3 vezes o PWC, em seus dias de glória e Martin Gostner, ex gerente Airwave.
Eu voei em muitas velas UP, e no seu DNA, estão características como: Velas firmes, comandos mais pesados, excelente planeio. Essas características sempre foram da UP.
E com a Air design o DNA continua, com suas velas seguindo as mesmas características das antigas velas da UP.
Eu tive a chance de voar um pouco com o Airdesign Pure, e fiz grandes voos. Inclusive o recorde paranaense de Xc é com esta vela.
Muito planeio, estabilidade, e facilidade de pilotagem são as características desta vela.
E agora, depois das novas regras de homologações, parece que as fabricas estão novamente retomando os projetos para as velas EN D. E uma grande expectativa existe sobre o novo Pure 2, que está em homologação.
Eu confio muito nos projetos do Stephan, e se eu estivesse para comprar uma vela D, certamente levaria em consideração este lançamento. Esta vela vem para bater de frente com Mantra 6 e Boomerang GTO 2.
terça-feira, 10 de março de 2015
segunda-feira, 2 de março de 2015
2 LINERS !
Desde o início das velas 2 linhas, já voei com o 1° TR2
2010, TR2 2011, Enzo, IP7 Pro e agora o Boomerang 10.
Cada uma delas tem suas características, boas e ruins:
-Sol TR2 2010, é a 1° vela 2 linhas da sol, eu recebi a
minha enquanto estava no time da Sol. Esta vela era a principal concorrente do
Ozone R10. Por vezes ela era de dificil pilotagem, e com o tempo, aparecia um
vinco no extra dorso bem característico. Era uma boa vela, mas ainda um nivel
abaixo do R10.
-Sol TR2 2011, após mais alguns protótipos, a Sol acertou o
projeto e lançou a nova versão do TR2, que apesar de visualmente bem parecida
com a primeira versão, em voo era uma nova vela completamente diferente. Muito
mais fácil de pilotar, muito mais estável, com melhor planeio, e não
apresentava mais o vinco no extra dorso. Essa vela batia de frente contra o
R10, e inclusive contra os R11. A minha era uma XL, pra 118kg, e eu voava com
123kg. A vela voava muito bem, e acelerado parecia uma asa delta. Ainda tenho a
minha, que está em ótimo estado, e toda vez que voo nela, pouso feliz.
Com essa vela fui vice campeão brasileiro na etapa de
Tangará 2011. Nessa etapa alguns pilotos de R11, vinham me perguntar se esta vela
era diferente das outras, pois estava planando muito.
Inclusive, acredito que esta vela passaria na nova homologação CCC, e seria competitiva contra as principais velas do mercado. Seria muito legal ver a SOL forte novamente nas competições. Ary homologa o TR2 Expedition aí pra Nós !!
-Ozone Enzo, esta vela nasceu as pressas, devido a proibição
das velas Open. O Enzo, nada mais é do que o R10, com um set de linhas mais
''cabrado'', e acelerador curtinho. Muita gente diz que devido a isso, ele tem
tendências de stall. Eu nunca tive problemas deste tipo com esta vela. Talvez a
principal característica do Enzo, seja a flutuação. Esta vela consegue
converter em altura salva, qualquer tipo de bolhinha que encontra. Em condições
fracas, ela é excelente. E devido ao acelerador curtinho ela só tem 2
velocidades.... ou é 100% acelerado, ou 0% hahaha
Niviuk IP7 Pro, esta vela vem da 2° geração das velas 2
linhas EN D. Desde o 1° voo que fiz com ela, senti muita confiança, e muita
facilidade em pilotar e acelerar. Dentre todas elas, provavelmente é a que gira
mais fechado, e é a mais fácil de pilotar em condições fortes. Da mesma
maneira, é a que se mantém mais estável em voo acelerado, inclusive em turbulências.
Talvez esse seja o grande ponto forte dessa vela, pois como ela é mais facil de
pilotar e estável, o piloto consegue ter mais performance, pois não precisa
aplicar tanto input de comandos, e nem aliviar muito o pé do acelerador.
Gin Boomerang 10 , Esta vela pertence a nova geração de
velas CCC (Civl Competition Class) Ainda fiz poucos vôos com esta vela, mas ela
me parece superior a todas as outras em todos os quesitos. Velocidade,
afundamento, estabilidade, voo acelerado, comandos precisos. A sensação de
facilidade e estabilidade lembra muito o IP7 pro, só que ela não mexe tanto.
Neste ponto ela se parece mais com o TR2 2011, que é bem firme. Ainda preciso
fazer mais alguns voos para me adaptar mais, mas até agora eu estou muito
satisfeito com o B10.
No último mundial da
Colombia, foi a única vela que finalmente se equivaleu aos Ozone enzo 2.
Segundo relatos de pilotos que estavam lá, o B10 é inclusive um pouco mais
rápido que o Enzo 2.
Na minha preferencia seria:
1° Gin Boomerag 10
2° Sol TR2 2011
3° Niviuk IP7 Pro
4° Ozone Enzo
5° TR2 2010
Na minha preferencia seria:
1° Gin Boomerag 10
2° Sol TR2 2011
3° Niviuk IP7 Pro
4° Ozone Enzo
5° TR2 2010
Sul Brasileiro em Tibagi - PR
Minha bateria acabou, e só consegui gravar 40 segundos do Sul Br de Tibagi...
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015
terça-feira, 24 de fevereiro de 2015
Sul Brasileiro de Tibagi !
Neste final de semana rolou em Tibagi-PR a 1° etapa do campeonato regional mais tradicional do Brasil, o Sul Brasileiro 2015.
Mesmo com muita chuva durante vários dias, e a previsão ruim, muitos pilotos dos 3 estados do Sul compareceram para prestigiar a etapa.
A previsão era de chuva para sábado, e o sol apareceu com um vento nordeste um pouco forte, e prova montada de 36km´s.
Muitos decolaram e esperaram a condição no lift do Jacaré, e a prova já se definiu pouco antes do start, onde alguns pilotos se posicionaram a direita do morro, e pegaram uma boa termal onde colocaram base e sairam para a prova.
Com o forte vento, e boa condição, a prova foi completada em pouco mais de 30 minutos.
O vencedor do dia foi o nosso paranaense Deonir, que estava de vela nova e sanguenozóio, e ficou bem posicionado para dar o bote no planeio final e superar seus adversários. Neste dia 13 pilotos completaram a prova.
Na prova de domingo, com a previsão bem melhor, foi montada uma prova de 46,2 voados. Logo após a abertura da janela, alguns pilotos decolaram e conseguiram subir e se posicionar para realizar a prova. E logo após esse 1° ciclo, o vento virou não permitindo a decolagem de muitos.
Mesmo assim a prova seguiu para quem estava no ar, em ritmo de campeonato brasileiro. Base a 2600, e termais de até 6m/s por toda a prova.
No final, conseguimos voar até a beira do Canion Guaterlá, onde entrou um forte vento de Leste(contra) que nos derrubou a somente 3,5 km do gol.
Seria mais fácil fazer mais 30km voltando para Tibagi no caudal, do que realizar a última perna de 8 km de contra vento....Mas mesmo assim foi um belo voo, com muitas trocas de posições... aceleradas...longos planeios... e ótimas térmicas. Os vencedores deste dia foram Rogerio Tonoli e Eu mesmo que conseguimos esticar ao máximo o planeio final no forte vento contra..
No final, o grande( tá, não tão grande assim, pelo menos na altura) o nosso amigo Deonir de Cascavel, que matou o 1° dia, e no 2° apenas se manteve com os lideres.
Resultados gerais em: http://www.fvlp.com.br/noticias.php?y=2015&m=2
Parabéns ao campeão Deonir, a toda equipe da FVLP, e a todos os pilotos que tiveram coragem em se deslocar centenas de KM´s para prestigiar o evento.
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015
segunda-feira, 15 de dezembro de 2014
Workshop - Técnicas de Competição - XC e pilotagem de performance.
Hoje irei realizar um Workshop sobre técnicas de competição, vôos de Xc e pilotagem de performance para parapentes.
A idéia é repassar e discutir as técnicas, e conceitos que desenvolvi voando em competições e vôos de XC em 18 anos de vôo livre.
O workshop será realizado na Escola de Voo Livre Vento Norte, dos meus amigos Márcio e Kauan em Curitiba-PR. São somente 15 vagas, que esgotaram-se em poucos minutos.
Alguns assuntos abordados:
-Estrutura de competições
-Uso de softwares de vôo(Lk8000, XcTrack)
-Estrategias de competição(iniciantes e avançado)
-Posicionamento e seleção de pelotões -Avaliação e objetividade no vôo
-Geradores, térmicas e gatilhos
-Como voar rápido(avaliações, decisões e pilotagem)
-Como avaliar e abordar uma térmica
-Como e quanto devo acelerar?
-Técnicas avançadas de aceleração
-Pilotagem de rendimento
Estou com grande expectativa sobre esse workshop, e espero que todos consigam absorver algo que os faça evoluir no vôo.
A idéia é repassar e discutir as técnicas, e conceitos que desenvolvi voando em competições e vôos de XC em 18 anos de vôo livre.
O workshop será realizado na Escola de Voo Livre Vento Norte, dos meus amigos Márcio e Kauan em Curitiba-PR. São somente 15 vagas, que esgotaram-se em poucos minutos.
Alguns assuntos abordados:
-Estrutura de competições
-Uso de softwares de vôo(Lk8000, XcTrack)
-Estrategias de competição(iniciantes e avançado)
-Posicionamento e seleção de pelotões -Avaliação e objetividade no vôo
-Geradores, térmicas e gatilhos
-Como voar rápido(avaliações, decisões e pilotagem)
-Como avaliar e abordar uma térmica
-Como e quanto devo acelerar?
-Técnicas avançadas de aceleração
-Pilotagem de rendimento
Estou com grande expectativa sobre esse workshop, e espero que todos consigam absorver algo que os faça evoluir no vôo.
quarta-feira, 10 de dezembro de 2014
Zé Maria.......
Hoje faleceu meu amigo Zé Maria.
O Zé Maria é um piloto de asa de Florianópolis, que segundo
os relatos, em um pouso na Lagoa da Conceição, na aproximação...teve um
grave acidente. Não se sabe direito ainda se a asa entrou em stall de ponta de
asa por falta de velocidade, ou se a curva foi a baixa altura e a ponta
enroscou no chão.
O acidente foi neste final de semana, e o Zé lutou até hoje,
e não resistiu.
Estou triste... muito triste e sinto pela família e amigos
do Zé.
Pra mim, de certa forma o Zé é como um ídolo. Quando eu estava
aprendendo a voar, com 13 anos em 1996, fomos com meu pai e meu irmão a santo
amaro realizar alguns vôos, e vi o Zé se preparando para decolar com sua
Klassic, e vestindo um monte de jaquetas e luvas em um sol de mais de 40°...
não entendi aquilo e achei que eles estavam loucos. Quando decolaram, vi ele
desaparecer no céu e indo pra extratosfera. Foi a 1° vez que vi alguém
estampando daquele jeito....no final de tarde dei meu prego, e só depois disso
eles pousaram. Tinham voado a tarde toda naquela condição, e eu fiquei
maravilhado com aquilo.
No ano passado, eu voai de asa no Catarinense e tive a
chance de me encontrar com ele, que inclusive elogiou a minha decolagem que eu
tinha feito naquela oportunidade. E eu retribui, contando essa historia toda, e
ele ainda lembrava daquele vôo. Foi muito legal.
Inclusive eu já tinha contado esta história aqui no blog, onde o próprio Zé fez um comentário bem legal..
http://asaronnie.blogspot.com.br/2013/02/contos-e-causos-de-santo-amaro.html#comment-form
Inclusive eu já tinha contado esta história aqui no blog, onde o próprio Zé fez um comentário bem legal..
http://asaronnie.blogspot.com.br/2013/02/contos-e-causos-de-santo-amaro.html#comment-form
Uma pena, um piloto experiente como o Zé partir deste jeito,
e isto nos faz pesar que não importa o quanto experiente nós somos...toda a prudência
é pouca...
segunda-feira, 8 de dezembro de 2014
3° etapa do Campeonato Paranaense em Tibagi-PR
Neste final de semana rolou a 3° etapa do campeonato paranaense de parapente em Tibagi-PR.
A previsão era de bons voos nos dois dias, porém no sábado o vento estava nordeste forte, e o céu ficou com mais de 80% de cobertura de nuvens. Foi decidida uma prova de 41 km, sentido reserva com decolagem do Jacaré.
Como o vento não baixava, e o sol ainda estava tímido, a organização alterou a prova para 27 km, para aumentar as possibilidades de uma boa pontuação. Janela aberta, ainda nublado, mas já com o vento mais tranquilo.
Decolaram Curruira, Junior e Rafa cabelo, que imediatamente colocaram na base. Decolei logo em seguida, e também consegui subir com facilidade. Já a turma que veio depois, perdeu o bonde, e teve que aguardar no lift do Jacaré o próximo bonde passar. Nisso o Meguinha também conseguiu subir e juntou-se a nós.
Com o vento forte, e ainda nublado, saimos para a prova, de forma bem conservadora, sem arriscar muito, pois o teto estava baixo, e as termais fracas ainda. Rafa Cabelo saiu na frente, mostrando o caminho para nós, e o vôo ficou fácil. Em 40 minutos chegamos ao Gol. Rafa cabelo(Mantra 4) venceu o dia, Meguinha em 2°(IP6) e eu em 3°( Gin Carrera). O Júnior estava junto, mas ficou se enrolando em termais muito fracas e acabou ficando na reta final ao gol. Logo que pousamos, o céu abriu, e começaram a chegar os demais pilotos. Kauan(Chilli 3) Sr Márcio(Lotus), Jhon( Cayenne4) Sildomar(Delta2), Ezequiel(Mentor4), Daniel Farpado(Cayenne4) também chegaram no gol, relatando termais de 5m/s. Foi uma festa geral no gol.
Muito bom uma etapa do paranaense com vários no gol, e outros pelo meio do caminho com bons voos também. Já no domingo, o vento estava mais fraco, e com muito sol, o que levou a organização a crer que o vôo seria no Comuna( NO) já que tradicionalmente em Tibagi, amanhece nordeste e o vento vira para noroeste. Foi montada uma prova de 32 km, mas o vento não virou como esperado, permanecendo o dia todo de nordeste mesmo, impossibilitando que uma boa prova acontecesse. Eu ainda tentei um voo na abertura da janela, mas preguei. O Meguinha também tentou e conseguiu subir e completou a prova do dia.
E não houveram mais decolagens, pois o vento estava muito lateral, invalidando a prova do dia...
O grande Campeão da etapa, foi o Rafa Cabelo, seguidos de Meguinha e eu. Tá.. e se o Kauan pode voar de B, eu também posso e fui campeão da Fun com o Gin Carrera. Parabéns aos organizadores, FVLP, CVLCG, e voluntários.
E um especial obrigado ao resgate que foi me buscar em uma roubada no domingo e ao amigo Ernest assombroso que me emprestou seu Gin Carrera para voar nesta etapa. E até a próxima etapa em Fevereiro em Japira no Carnaval.
Em breve um videozinho da etapa. E desconsiderem os erros de portugues, pois este texto foi escrito no celular ;-)
Como o vento não baixava, e o sol ainda estava tímido, a organização alterou a prova para 27 km, para aumentar as possibilidades de uma boa pontuação. Janela aberta, ainda nublado, mas já com o vento mais tranquilo.
Decolaram Curruira, Junior e Rafa cabelo, que imediatamente colocaram na base. Decolei logo em seguida, e também consegui subir com facilidade. Já a turma que veio depois, perdeu o bonde, e teve que aguardar no lift do Jacaré o próximo bonde passar. Nisso o Meguinha também conseguiu subir e juntou-se a nós.
Com o vento forte, e ainda nublado, saimos para a prova, de forma bem conservadora, sem arriscar muito, pois o teto estava baixo, e as termais fracas ainda. Rafa Cabelo saiu na frente, mostrando o caminho para nós, e o vôo ficou fácil. Em 40 minutos chegamos ao Gol. Rafa cabelo(Mantra 4) venceu o dia, Meguinha em 2°(IP6) e eu em 3°( Gin Carrera). O Júnior estava junto, mas ficou se enrolando em termais muito fracas e acabou ficando na reta final ao gol. Logo que pousamos, o céu abriu, e começaram a chegar os demais pilotos. Kauan(Chilli 3) Sr Márcio(Lotus), Jhon( Cayenne4) Sildomar(Delta2), Ezequiel(Mentor4), Daniel Farpado(Cayenne4) também chegaram no gol, relatando termais de 5m/s. Foi uma festa geral no gol.
Muito bom uma etapa do paranaense com vários no gol, e outros pelo meio do caminho com bons voos também. Já no domingo, o vento estava mais fraco, e com muito sol, o que levou a organização a crer que o vôo seria no Comuna( NO) já que tradicionalmente em Tibagi, amanhece nordeste e o vento vira para noroeste. Foi montada uma prova de 32 km, mas o vento não virou como esperado, permanecendo o dia todo de nordeste mesmo, impossibilitando que uma boa prova acontecesse. Eu ainda tentei um voo na abertura da janela, mas preguei. O Meguinha também tentou e conseguiu subir e completou a prova do dia.
E não houveram mais decolagens, pois o vento estava muito lateral, invalidando a prova do dia...
O grande Campeão da etapa, foi o Rafa Cabelo, seguidos de Meguinha e eu. Tá.. e se o Kauan pode voar de B, eu também posso e fui campeão da Fun com o Gin Carrera. Parabéns aos organizadores, FVLP, CVLCG, e voluntários.
E um especial obrigado ao resgate que foi me buscar em uma roubada no domingo e ao amigo Ernest assombroso que me emprestou seu Gin Carrera para voar nesta etapa. E até a próxima etapa em Fevereiro em Japira no Carnaval.
Em breve um videozinho da etapa. E desconsiderem os erros de portugues, pois este texto foi escrito no celular ;-)
quinta-feira, 30 de outubro de 2014
segunda-feira, 27 de outubro de 2014
457 km em um ENC decolando de Tacima-PB
No último dia 25/10 o Tcheco Karel Vejchodsky em um Gradient Aspen 5 ENC, realizou um incrível vôo de 457,73 k decolando de Tacima na Paraíba.
Link do vôo em :
http://www.xcontest.org/world/en/flights/detail:charlie/25.10.2014/09:41
A maior marca voada decolando de uma rampa até hoje é dos pilotos Olympio, Samuka, Ceceu e Frank e Hernan Pitoco com 462 km. Este voo foi realizado em uma ''parceria'' dos 5 pilotos em vela de competição.
O que chama a atenção neste vôo do Karel, é que foi realizado em uma vela C, voando sozinho. Será que era dia de recorde mundial ? Acredito que sim...
E na asa delta, os melhores vôos realizados no Brasil, também foram realizados em Tacima, com 531km.
Os maiores vôos do Brasil !
http://xcbrasil.com.br/tracks/world/alltimes/brand:all,cat:0,class:all,xctype:all,club:all,pilot:0_0,takeoff:all&sortOrder=LINEAR_DISTANCE
Link do vôo em :
http://www.xcontest.org/world/en/flights/detail:charlie/25.10.2014/09:41
A maior marca voada decolando de uma rampa até hoje é dos pilotos Olympio, Samuka, Ceceu e Frank e Hernan Pitoco com 462 km. Este voo foi realizado em uma ''parceria'' dos 5 pilotos em vela de competição.
O que chama a atenção neste vôo do Karel, é que foi realizado em uma vela C, voando sozinho. Será que era dia de recorde mundial ? Acredito que sim...
E na asa delta, os melhores vôos realizados no Brasil, também foram realizados em Tacima, com 531km.
Os maiores vôos do Brasil !
http://xcbrasil.com.br/tracks/world/alltimes/brand:all,cat:0,class:all,xctype:all,club:all,pilot:0_0,takeoff:all&sortOrder=LINEAR_DISTANCE
quarta-feira, 22 de outubro de 2014
domingo, 19 de outubro de 2014
terça-feira, 14 de outubro de 2014
segunda-feira, 13 de outubro de 2014
Desafio Sudeste - Prova 2
No domingo rolou a 2° prova do desafio sudeste em
Cambuquira-MG. Novamente muito sol, e a condição parecia estar mais redonda do
que no dia anterior.
Prova de 74km de triangulação montada, e janela aberta. Quem
estava mais vivo, aproveitou a boa condição para decolar logo cedo, já que o
teto estava bem alto(3400) e o start era a 5 km da rampa. Então demoraria um
bom tempo até se posicionar de acordo.
Muita gente demorou a decolar, e o vento virou, dificultando
muito a decolagem, e alguns inclusive desistiram por razões de segurança.
Com relação prova,
estava bombando muito, teto alto e vento fraco, permitindo que agente voasse
mais rápido ainda do que sábado. E para ajudar, os pilões eram de bate volta,
então os mais rápidos, tinham o caminho de volta, marcado pelos os que ainda
estavam indo. E assim a prova ficou relativamente fácil.. com varias bases
formando-se, e as termais marcadas por velas que estavam no percurso da prova.
Um verdadeiro passeio...
Com todos andando juntos, a prova foi decidida nos 25 km
finais, onde alguns seguiram em linha reta para o último pilão, e eu e
Edno(Pirapora-Boomerang X) acreditamos em uma nuvem um pouco fora da rota.
Corremos algusn kms por baixo dela, subindo a +5m/s... o que nos deu uma
boa vantagem em altura sobre os demais.
Já na reta final para o Gol, eu consegui ficar uns 300m
acima da turma, e assim administrar a vantagem sobre o meu maior concorrente no
momento o Gustavinho, já que o Bruno não estava entre nós. Marquei a última
térmica e garanti uma boa altura para completar a prova, e quando Gustavinho se
aproximava da termal, eu segui para o gol, já que provavelmente ele teria que
dar algumas voltas para ganhar a altura para seguir ao gol, e assim tentar
reverter a vantagem de pontos que ele tinha sobre mim da prova anterior.
Nesta 2° prova, Erico chegou na frente, mas o Edno matou a prova, pois teve mais pontos de liderança com Rafa Barros em 3°. Eu cheguei apenas algusn segundos atras em 4°, assim garantindo o 1°
lugar Geral do Desafio Sudeste.
Resultados de sábado:
Resultados de domingo:
Resultados Gerais:
No desafio Sudeste, o Paraná levou a melhor ;-)
Parabéns aos organizadores, ABVL(Chico santos), Clube do Piripau(Tiago) E Rafaela(Porprietária da Rampa).
E obrigado, aos meus parceiros, Ernets, o assombroso, Bittar, o amoroso do foguetinho virtual e Mega ! A viagem foi longa, mas valeu a pena !
Parabéns aos organizadores, ABVL(Chico santos), Clube do Piripau(Tiago) E Rafaela(Porprietária da Rampa).
E obrigado, aos meus parceiros, Ernets, o assombroso, Bittar, o amoroso do foguetinho virtual e Mega ! A viagem foi longa, mas valeu a pena !
sábado, 11 de outubro de 2014
Desafio Sudeste de Parapente - Cambuquira
Hoje rolou a primeira prova do desafio sudeste promovido pela ABVL e o clube de Cambuquira.
Muito sol clima seco e 120 inscritos. A decolagem estava extremamente exigente pois o vento oscilava muito de direção e as térmicas na cara da rampa estavam muito fortes. Foi assustador de ver alguns decolando.
Eu amarelei e não quis decolar logo no inicio...aguardando a alucinação da turma diminuir...e a rampa esvaziar para um decolagem mais segura. Muitas termais fortes e turbulentas no start...e tivemos 2 reservas. A condição estava chupa cabra.
Com isso me atrasei muito no start...que era de 5 km da rampa... Claytim e eu iniciamos um voo de recuperação e fomos passando turma por baixo...ate chegar na turma da frente já na metade da prova...Com a condição já mais redonda e teto de 3500...estávamos embalados e seguimos num forte ritmo ate o final. Onde a decisão... E conhecimento para voar nas melhores linhas fizeram a diferença. Já com 23 km do gol..o aparelho mostrava que chegaria com 700 m no gol...E iniciei o planeio final mesmo bem longe do gol....a condicao continuou funcionando...e não paramos mais para girar....e somente surfamos as linhas o mais rápido que deu.
O carioca Bruno Will chegou em primeiro....mas seu GPS deu pau e ele perdeu o arquivo do voo. Eu cheguei em 2°logo atrás...e o mineiro Gustavinho em 3°.
No final, o Gustavinho matou pelos pontos de liderança... Já que eu amarelei na decolagem e atrasei no start..voando atrás durante a primeira metade da prova.
No final 51 pilotos fizeram o gol numa prova de 63 km com uma condicao super turbulenta no começo da prova.
Aqui do Paraná, o Meg também fez o gol, e Ernets e Bits Air também fizeram um bom vôo.
Link do voo http://xcbrasil.org/flight/114133
Resultados em:http://www.abvl.com.br/compes/competicao-8/RESULTADOS/Open-20141011.html
Muito sol clima seco e 120 inscritos. A decolagem estava extremamente exigente pois o vento oscilava muito de direção e as térmicas na cara da rampa estavam muito fortes. Foi assustador de ver alguns decolando.
Eu amarelei e não quis decolar logo no inicio...aguardando a alucinação da turma diminuir...e a rampa esvaziar para um decolagem mais segura. Muitas termais fortes e turbulentas no start...e tivemos 2 reservas. A condição estava chupa cabra.
Com isso me atrasei muito no start...que era de 5 km da rampa... Claytim e eu iniciamos um voo de recuperação e fomos passando turma por baixo...ate chegar na turma da frente já na metade da prova...Com a condição já mais redonda e teto de 3500...estávamos embalados e seguimos num forte ritmo ate o final. Onde a decisão... E conhecimento para voar nas melhores linhas fizeram a diferença. Já com 23 km do gol..o aparelho mostrava que chegaria com 700 m no gol...E iniciei o planeio final mesmo bem longe do gol....a condicao continuou funcionando...e não paramos mais para girar....e somente surfamos as linhas o mais rápido que deu.
O carioca Bruno Will chegou em primeiro....mas seu GPS deu pau e ele perdeu o arquivo do voo. Eu cheguei em 2°logo atrás...e o mineiro Gustavinho em 3°.
No final, o Gustavinho matou pelos pontos de liderança... Já que eu amarelei na decolagem e atrasei no start..voando atrás durante a primeira metade da prova.
No final 51 pilotos fizeram o gol numa prova de 63 km com uma condicao super turbulenta no começo da prova.
Aqui do Paraná, o Meg também fez o gol, e Ernets e Bits Air também fizeram um bom vôo.
Link do voo http://xcbrasil.org/flight/114133
Resultados em:http://www.abvl.com.br/compes/competicao-8/RESULTADOS/Open-20141011.html
quinta-feira, 9 de outubro de 2014
Ozone - Exoceat
Exoceat é a nova selete da Ozone.
A promessa da ozone, é desenvolver uma selete tão revolucionária, quanto ao BBHPP, que foi a vela que deu origem ao R10, e reformulou o conceito de velas de competição com os 2 linhas.
Ok, a selete deve ser boa, super aerodinamica, mas é super pesada, e convenhamos, feia pacas..hehe
Segue um videozinho:
A promessa da ozone, é desenvolver uma selete tão revolucionária, quanto ao BBHPP, que foi a vela que deu origem ao R10, e reformulou o conceito de velas de competição com os 2 linhas.
Ok, a selete deve ser boa, super aerodinamica, mas é super pesada, e convenhamos, feia pacas..hehe
Segue um videozinho:
terça-feira, 7 de outubro de 2014
Velas da Copa Sudeste em Cambuquira
Neste final de semana vai rolar a Copa Sudeste em Cambuquira.
Já são 117 pilotos confirmados. E pela lista de inscritos, dá pra ter uma idéia de como está o mercado de equipamentos(pelo menos para o nível intermediário ao competição).
Equipamento | n° |
[B] SKYWALK-CHILI 3 | 14 |
[C] SKYWALK-CAYENNE 4 | 14 |
[D] NIVIUK-ICEPEAK 7 PRO | 7 |
[D] OZONE-ENZO | 7 |
[C] SOL-SYNERGY 5 | 5 |
[B] SOL-ELLUS 4 | 4 |
[C] BGD-TALA | 4 |
[C] WINDTECH-FENIX | 4 |
[D] NIVIUK-ICEPEAK 6 | 4 |
[B] AIR DESIGN-RISE 2 | 3 |
[B] GIN-CARRERA | 3 |
[C] NIVIUK-ARTIK 3 | 3 |
[C] OZONE-DELTA 2 | 3 |
[C] SOL-LOTUS ONE | 3 |
[D] SOL-TORK 2 | 3 |
[C] AIR CROSS-U CROSS | 2 |
[C] AIR CROSS-U SPORT | 2 |
[D] GIN-BOOMERANG 9 | 2 |
[D] GIN-BOOMERANG X | 2 |
[D] NIVIUK-ICEPEAK 7 | 2 |
[D] NIVIUK-PEAK 2 | 2 |
[D] OZONE-MANTRA 4 | 2 |
[B] AIRWAVE-SPORT 5 | 1 |
[B] ICARO-WILDCAT | 1 |
[B] NIVIUK-TAKOO2 | 1 |
[B] NOVA-MENTOR 2 | 1 |
[B] SKYWALK-TEQUILA | 1 |
[C] ADVANCED-OMEGA 8 | 1 |
[C] ADVANCE-SIGMA 8 | 1 |
[C] AIR CROSS-U SPORT 2 | 1 |
[C] GRADIENT PARAGLIDERS-ASPEN 4 | 1 |
[C] ICARO-MAVERICK | 1 |
[C] MACPARA-MARVEL | 1 |
[C] OZONE-DELTA | 1 |
[C] UP-TRANGO XC² | 1 |
[D] ADVANCE-O8 | 1 |
[D] AIRCROSS-U6 | 1 |
[D] NIVIUK-PEAK 1 | 1 |
[D] OZONE-ENZO 2 | 1 |
[D] OZONE-MANTRA 06 | 1 |
[D] OZONE-R11 | 1 |
[D] SKYWALK-POISON3 | 1 |
[D] SWING-STRATUS CORE | 1 |
[D] UCROSS-USPORT2 | 1 |
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