terça-feira, 21 de novembro de 2017

Etapa final do Sul Brasileiro de Tangará 2017

Neste final de semana aconteceu a etapa final do Campeonato Sul Brasileiro de Parapente 2017 em Tangara SC. 

A previsão ruim de sábado espantou alguns competidores que não compareceram. No domingo abriu bom tempo e foi definido uma boa prova de 68 km com pilões em Monte Carlo e Fraiburgo. O vento sudoeste atrapalhou um pouco as decolagens, mas o voo estava muito bom. Termais de mais de 5m/s e teto de 2500m fizeram a alegria dos participantes.

Logo no começo o primeiro pelotão se definiu com, Richard B11, Mark E2, Ricardinho Zeno, Estevão E2, Moacir Zeno, Ronnie E3, Bafinho B11, Rafael cayenne5.

A prova andou muito bem o tempo todo, com planeios velozes de até 75km/h e termais boas. Mark conseguiu uma boa vantagem e puxou do inicio até a metade da prova onde forçou um pouco demais e ficou baixo.
Neste momento, já passando por Fraiburgo onde muitos deste pelotão ficaram baixos, avistei uma bela formação e consegui colocar boa vantagem sobre os demais. Tentando me aproveitar deste momento tentei puxar a frente já sentido Leblon Régis, mas em uma termal mais fraca, Bafinho, Richard e Moacir me alcançaram.

Com a última perna de 13km em um forte contra vento de 20 km/ h sabíamos que esta volta seria muito difícil. Colocamos base a 2450 e seguimos para o Gol.
Neste contra vento consegui uma linha um pouco melhor que eles e fiquei mais alto seguindo na frente para o Gol. Mas realmente estava muito difícil andar e as termais já não estavam tão fortes. Não estava valendo a pena girar em termais fracas e perder terreno na deriva.

Segui surfando nas bolhas e tentando avançar sem perder altura mas não deu. Um grande ralo no planeio final me deixou apenas a 700m do gol.
Todos que vieram atrás também brigaram muito contra o forte vento e termais fracas e não conseguiram avançar e ficaram a alguns kms do gol.

Após 30 min o Rafael de Cayenne 5 que acabou ficando pra tras no voo, conseguiu encher o tanque e foi o único a completar a prova.

Pessoalmente falando, para mim foi uma ótima prova onde eu estava brigando diretamente com Bafinho pelo título de campeão sul brasileiro 2017. E tinha que conquistar uma vantagem sobre ele para garantir o título. 
No final consegui esta vantagem, mas ela foi muito pequena e não foi o suficiente para superar a vantagem que ele tinha desde a etapa de Sapiranga no começo do ano.

Bafinho sagrou-se tetra campeão sul brasileiro, e terminei como vice campeão no campeonato regional mais tradicional do Brasil.

Resultados da etapa de Tangara:

Resultados do campeonato sul brasileiro 2017:

Nenhum comentário:

Postar um comentário