A Air Desing enviou para certificação a sua nova vela D, o Pure 2.
Para quem não sabe, a Air Desing é basicamente formada pelo ex projetista da UP Stephan Stiegler, ex campeão do mundo de parapente, e responsável por grandes velas (Trango, Summit, Kantega, Targa) Velas que inclusive ganharam por 3 vezes o PWC, em seus dias de glória e Martin Gostner, ex gerente Airwave.
Eu voei em muitas velas UP, e no seu DNA, estão características como: Velas firmes, comandos mais pesados, excelente planeio. Essas características sempre foram da UP.
E com a Air design o DNA continua, com suas velas seguindo as mesmas características das antigas velas da UP.
Eu tive a chance de voar um pouco com o Airdesign Pure, e fiz grandes voos. Inclusive o recorde paranaense de Xc é com esta vela.
Muito planeio, estabilidade, e facilidade de pilotagem são as características desta vela.
E agora, depois das novas regras de homologações, parece que as fabricas estão novamente retomando os projetos para as velas EN D. E uma grande expectativa existe sobre o novo Pure 2, que está em homologação.
Eu confio muito nos projetos do Stephan, e se eu estivesse para comprar uma vela D, certamente levaria em consideração este lançamento. Esta vela vem para bater de frente com Mantra 6 e Boomerang GTO 2.
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Gostaria da sua Opinião sobre voar em velas atuais Dhot, ou antigas como R11, para quem e voador das antigas D. Faça-me um paralelo, custo versus beneficio. venho voando ha 8 anos numa antiga D. e gostaria de voar numa destas atuais ou mesmo um R11. Quanto vou ganhar de performance e perder na segurança. Vale a pena, para quem não participa de competiçoes?
ResponderExcluirOlá Oury,
ExcluirDe maneira alguma... não vale a pena voar em uma vela como o R11 sendo que voce não participa de competições.
E mesmo que voce parcicipasse das competições. Uma vela dessas só tem rendimento se voce estiver em um nivel para brigar pelas 15 primeiras posições do ranking brasileiro.
Essas velas só valem a pena para quem tem muita experiencia, e utiliza muito o acelerador.
Inclusive te aconselho a buscar uma vela atual C ou até mesmo B, que vai ter a mesma performance, ou até melhor do que uma D antiga.
Um Carrera, Chilli 3, voam muito mais que um Omega 8 ou um Tork 2 por exemplo.
Uma vela como o R11 tem um risco muito elevado, em troca da performance que oferece.
Abs
Gostaria da sua Opinião sobre voar em velas atuais Dhot, ou antigas como R11, para quem e voador das antigas D. Faça-me um paralelo, custo versus beneficio. venho voando ha 8 anos numa antiga D. e gostaria de voar numa destas atuais ou mesmo um R11. Quanto vou ganhar de performance e perder na segurança. Vale a pena, para quem não participa de competiçoes?
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