Desde o início das velas 2 linhas, já voei com o 1° TR2
2010, TR2 2011, Enzo, IP7 Pro e agora o Boomerang 10.
Cada uma delas tem suas características, boas e ruins:
-Sol TR2 2010, é a 1° vela 2 linhas da sol, eu recebi a
minha enquanto estava no time da Sol. Esta vela era a principal concorrente do
Ozone R10. Por vezes ela era de dificil pilotagem, e com o tempo, aparecia um
vinco no extra dorso bem característico. Era uma boa vela, mas ainda um nivel
abaixo do R10.
-Sol TR2 2011, após mais alguns protótipos, a Sol acertou o
projeto e lançou a nova versão do TR2, que apesar de visualmente bem parecida
com a primeira versão, em voo era uma nova vela completamente diferente. Muito
mais fácil de pilotar, muito mais estável, com melhor planeio, e não
apresentava mais o vinco no extra dorso. Essa vela batia de frente contra o
R10, e inclusive contra os R11. A minha era uma XL, pra 118kg, e eu voava com
123kg. A vela voava muito bem, e acelerado parecia uma asa delta. Ainda tenho a
minha, que está em ótimo estado, e toda vez que voo nela, pouso feliz.
Com essa vela fui vice campeão brasileiro na etapa de
Tangará 2011. Nessa etapa alguns pilotos de R11, vinham me perguntar se esta vela
era diferente das outras, pois estava planando muito.
Inclusive, acredito que esta vela passaria na nova homologação CCC, e seria competitiva contra as principais velas do mercado. Seria muito legal ver a SOL forte novamente nas competições. Ary homologa o TR2 Expedition aí pra Nós !!
-Ozone Enzo, esta vela nasceu as pressas, devido a proibição
das velas Open. O Enzo, nada mais é do que o R10, com um set de linhas mais
''cabrado'', e acelerador curtinho. Muita gente diz que devido a isso, ele tem
tendências de stall. Eu nunca tive problemas deste tipo com esta vela. Talvez a
principal característica do Enzo, seja a flutuação. Esta vela consegue
converter em altura salva, qualquer tipo de bolhinha que encontra. Em condições
fracas, ela é excelente. E devido ao acelerador curtinho ela só tem 2
velocidades.... ou é 100% acelerado, ou 0% hahaha
Niviuk IP7 Pro, esta vela vem da 2° geração das velas 2
linhas EN D. Desde o 1° voo que fiz com ela, senti muita confiança, e muita
facilidade em pilotar e acelerar. Dentre todas elas, provavelmente é a que gira
mais fechado, e é a mais fácil de pilotar em condições fortes. Da mesma
maneira, é a que se mantém mais estável em voo acelerado, inclusive em turbulências.
Talvez esse seja o grande ponto forte dessa vela, pois como ela é mais facil de
pilotar e estável, o piloto consegue ter mais performance, pois não precisa
aplicar tanto input de comandos, e nem aliviar muito o pé do acelerador.
Gin Boomerang 10 , Esta vela pertence a nova geração de
velas CCC (Civl Competition Class) Ainda fiz poucos vôos com esta vela, mas ela
me parece superior a todas as outras em todos os quesitos. Velocidade,
afundamento, estabilidade, voo acelerado, comandos precisos. A sensação de
facilidade e estabilidade lembra muito o IP7 pro, só que ela não mexe tanto.
Neste ponto ela se parece mais com o TR2 2011, que é bem firme. Ainda preciso
fazer mais alguns voos para me adaptar mais, mas até agora eu estou muito
satisfeito com o B10.
No último mundial da
Colombia, foi a única vela que finalmente se equivaleu aos Ozone enzo 2.
Segundo relatos de pilotos que estavam lá, o B10 é inclusive um pouco mais
rápido que o Enzo 2.
Na minha preferencia seria:
1° Gin Boomerag 10
2° Sol TR2 2011
3° Niviuk IP7 Pro
4° Ozone Enzo
5° TR2 2010
Na minha preferencia seria:
1° Gin Boomerag 10
2° Sol TR2 2011
3° Niviuk IP7 Pro
4° Ozone Enzo
5° TR2 2010
Gostei dos seus comentarios, e tbem compartilho a ideia de a sol voltar a investir em prototipos, devido principalmente as novas regras...
ResponderExcluirMuito bom o post, parabens !
ResponderExcluirCompartilho do mesmo pensamento seu e do amigo Rogerio sobre a Sol voltar a investir no voo livre principalemnte em competiçoes.
Obrigado pelos comentários !
ResponderExcluirgostei do seu relato. gostaria saber se tem alguma coisa para falar do swing core 3
ResponderExcluirOlá, não sei de maiores informações desta vela, pois nunca voei com ela.
ExcluirMas creio que ela não deva ser competitiva, pois não vemos esta vela correndo os PWC´s.
Parabéns pelo post muito bom, VC poderia esclarecer melhor o que mudou na homologação das velas 2 anteriores para as atuais CCC.
ResponderExcluirAbss , obrigado.