segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Xc Terra Rica, e instituto Decolar

Durante esse ano, aconteceu o evento XC Terra Rica, que se trata de um campeonato de Xc para asa delta e paraglider, onde valem os 3 melhores voos realizados pelo piloto durante o ano.

Esse campeonato foi chancelado pela ABVL, e organizado pelo instituto DECOLAR e a prefeitura de Terra Rica, com o objetivo de revitalizar a rampa e promover a cidade.

Durante o carnaval desse ano, fomos a Terra Rica onde pegamos uma condição excelente e realizei 3 bons voos. 146km(recorde paranaense) 121km e 78km, dessa maneira eu me coloquei muito bem no campeonato.

Nessa última semana, aconteceu o fechamento desse campeonato, onde vários pilotos de varias partes do Brasil compareceram, na sua maioria de asa delta. Infelizmente as condições não favoreceram os participantes , e não aconteceram grandes voos. Dessa forma eu me mantive líder desde o início do campeonato, com os voos que aconteceram no Carnaval.

Nessa mesma semana, também aconteceu a final do Campeonato Sul Brasileiro de Parapente em Tangará, que também é um evento chancelado pela ABVL, onde inclusive valem os pontos para o ranking onde se definem as letras para os PWC´s e a equipe do mundial 2013.

Como eu estava em 1° lugar no XC Terra Rica, e com larga vantagem sobre o 2° colocado, e também estava muito bem no Sul Brasileiro. Decidi ir a final do Sul Brasileiro de Tangará, onde teria que voar muito bem para manter um bom resultado.

No XC Terra Rica, haviam R$ 5000,00 de premio para serem distribuídos entre os 3 primeiros lugares do parapente. E no regulamento está claro, que o piloto tem que estar presente para receber o prêmio.

No mesmo regulamento, no item 4, também diz que o piloto pode apresentar uma justificativa, ou uma procuração para não estar presente na cerimônia de enceramento e ainda garantir o premio em dinheiro.

Pois, bem....

Ambos eventos estavam sob supervisão da ABVL, e infelizmente coincidiram-se as datas. Logicamente, comuniquei os organizadores (com antecedência), que devido a importância do campeonato sul brasileiro (que é o campeonato regional mais importante e tradicional do Brasil, e que vale também para definir as equipes de PWC e Mundial) eu iria participar do Sul Brasileiro, pois estava disputando o título, e ainda uma boa colocação no ranking do mundial.

Como os dois eventos são chancelados pela ABVL e existia sobreposição nas datas, imaginei que essa seria uma justificativa plenamente aceitável, e comuniquei os responsáveis. Claudinho(Prefeitura de Terra Rica), Haroldo(Instituto Decolar e Vice Presidente da ABVL) e Marcelo Almeida(Presidente da ABVL).

Para minha surpresa, a justificativa não foi aceita pelo Haroldo(Instituto Decolar). E logo em seguida o Presidente da ABVL, Marcelo Almeida aceitou sem problema algum.

O Instituto Decolar, representado pelo Haroldo, ignorou a opinião do presidente da ABVL, e também a justificativa por mim enviada e manteve a decisão.

Nesse momento ficou muito claro para mim, que havia um enorme interesse financeiro nessa atitude, pois se a minha justificativa não foi aceita, qual poderia ser?

E além disso, a palavra do Presidente da ABVL que supervisiona os dois eventos também foi ignorada.

O detalhe, é que no regulamento diz que se o piloto não estiver presente, o dinheiro iria para o Instituto Decolar.

Dessa maneira, estou expondo os fatos aqui, para que todos, ou ao menos os interessados no assunto fiquem sabendo sobre o que aconteceu, e também sobre as atitudes do ‘’instituto’’Decolar.

Na minha opinião, todo e qualquer incentivo ao piloto que investe em equipamentos, viagens, treinamentos etc é sempre muito bem vindo. E ainda todo piloto deve ser incentivado a participar do maior numero de eventos possíveis.

Não fico triste com Terra Rica, e nem com o Claudinho que pra mim entrou de ‘’laranja’’ nessa história.

Mas com relação ao ‘’instituto’’ Decolar, eles nunca mais irão ter-me participando em seu eventos, pois ficou muito claro o interesse que existe por tras disso tudo.

 

Abraço e bons voos a todos !

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário