Nesse final de semana rolou a 2° etapa do Campeonato Sul Brasileiro em Nova Petropolis. Foram 3 dias de muito sol, e voo.
A previsão se confirmou e o vento sul/sudeste entrou os tres dias impossibilitando as decolagens na rampa oficial, e obrigando o campeonato a se mudar para rampa sul. A organização foi muito ágil mobilizando os micro onibus, bombeiros e toda a estrutura para a realização das provas.
Devido a limitação geografica, e do vento as tres provas foram muito parecidas, favorecendo o pessoal que já conhecia as particularidades do local.
No primeiro dia, prova de 32 km, com vários pilões dentro do vale, e o vencedor foi Luciano Horn, chegando mais de 15 min a frente do resto da turma. Antes mesmo do start ele apostou em uma termal residente, e se posicionou cerca de 300 acima do teto, e assim manteve a vantagem até o fim da prova. Cerca de 15 pilotos completaram a prova.
Quando a prova começou, percebi que havia algo errado com a minha prova no GPS, e fui tentando descobrir o que eu estava fazendo de errado até o chão. Pousei sem saber o que tinha acontecido e joguei fora um dia de prova. Depois, já no resgate e revisando a prova com a Leila, descobri que eu havia esquecido de colocar o pilão de retorno a rampa logo após o start.... erro grave e me custou caro. Mas mesmo assim foi um dia ótimo, com um excelente voo para todos.
Já no segundo dia, a condição estava melhor e uma prova de 40,2 km foi montada, no mesmo estilo do dia anterior, com vários pilões de ida e volta dentro do vale do Ninho das Aguias. Dessa vez eu estava mais concentrado e ligado na prova. Novamente os pilotos locais(Luciano< Guga,Fagundes e Alfio) conquistaram enorme vantagem no start na termal residente ao lado esquerdo da rampa, e seguimos para a prova. Com eles sempre a frente e 300m acima o tempo todo. E eu Zé Gima e Bafinho tentando alcançá-los. Já na ida para o pilão mais contra vento, percebi que eles fizeram o mesmo erro que eu tinha feito no dia anterior e se meteram no rotor da rampa norte, e assim perdendo a vantagem que eles tinham sobre nós. Então jogamso pelo meio do vale onde o rotor já não tinha tanta influencia e conseguimos ultrapassa-los. A partir daí, realizei um voo solitário, pois cada um tomou uma decisão e a minha tinha sido a mais acertada. Fiz o resto do voo com certo conservadorismo e finalizei a prova com 40 min de vantagem para o 2° colocado. Nesse dia 5 pilotos de serial chegaram ao gol.
Vale lembrar que nesse dia um piloto levou um forte colapso, e foi girando até bater no morro e ficou nas arvores. A noticia é que ele não conseguia lançar o reserva. Por muita sorte, não aconteceu nada com ele, e foi retirado pelos bombeiros que estavam de plantão.
No terceiro dia, o vento estaav mais forte e o ceu mais encoberto, mas aos poucos a condição foi se firmando ficanod semelhante a dos dias anteriores. Prova de 30 km montada e pertimos para a prova. Dessa vez, vários pilotos perceberam qual é o melhor posicionamento no vale e seguimos todos juntos para a prova. Guga(que aprendeu a voar no palha) estava na liderança por um bom tempo, voando de forma consistente e agressiva, e o resto da turma atras. Já no terço final da prova, Bafinho, Horn e Alfio estavam juntos e eu resolvi adotar a tática anterior e segui pelo meio do vale. Puxei na frente e cai no rotor, bati o pilão já baixo no fundo do vale onde encontrei uma termal no zerinho que me derivava para o pilão final que era a rampa. Nisso vários pilotos que estavam mais alto passaram por cima de mim.
Esse ultimo pilão era a decolagem sul com raio de 400m, então essa turma que atirou direto não conseguiu bater o pilão por falta de altura. Eu já me arrastando, resolvi mandar em cima na fábrica petenati, no pé do morro, onde encontrei um canhão de 4m/s a 130m do chão, foi aí que consegui recuperar a minha vantagem, e a turma teve que voltar para girar a mesma termal abaixo de mim. Assim eu e Alfio seguimso para o Gol.
Da turma que passou mais alto em cima de mim e conseguiu bater o pilão da rampa direto, acho que somente Guga, Luciano e Tito o fizeram, então logo depois chegamos Alfio e eu.
Nesse dia devem ter chego uns 25 pilotos no Gol, e o Guga(que aprendeu a voar no Palha) matou o dia, merecidamente !
Também tivemos outro acidente grave, onde o piloto na aproximação sofreu um forte colapso, e não teve chance de abrir o reserva. Por sorte “só” fraturou o braço.
No final, ficou a sensação de que a condição estava um pouco “over” para um campeonato tranquilo. O grande problema é que o vento sul que entra pelo vale, forma diversos rotores e assim deixa o voo mais perigoso. Inclusive tiveram alguns pilotos que optaram por não decolar...
Parabéns a Organização da etapa, Kiko, China, Guga, e foi muito bom rever e voar com os amigos do SUL !
Ainda não vi os resultados, mas acredito que Luciano Horn foi o Campeão da etapa.
E dia 15 de Novembro tem a grande final em Tangará....imperdível...
Mais notícias fotos e vídeos no site do China !
Nenhum comentário:
Postar um comentário