quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Nosso amigo Deley....

Ontem recebemos a notícia da morte do Delei. Ele era piloto de asa delta, muito experiente, e se eu não me engano era irmão do Paulo Coelho, que em sua época era tão bom piloto quanto Pepê.

Essa notícia é muito triste, e ainda mais da forma como aconteceu. Aposto que a maioria dos pilotos quando leram a noticia, se perguntam”que morte ridícula, como o cara se esquece de se engatar??”.

Pois é, essa é provavelmente uma das maneiras mais idiotas que um piloto pode morrer... e estamos todos sujeitos. No tempo que eu voava de asa, eu já decolei desconectado, em Terra Rica. Ao decolar, travei os braços e fiquei pendurado até o pouso. Foram 5 min de tensão total, e nessa época eu tinha 15 anos...

 

Em 1999, numa etapa do paranaense de asa delta em Terra Rica-PR, visando aumentarmos o nosso nível técnico, chamamos para ser juiz geral, o Haroldão, hoje vice presidente da ABVL. E com ele veio uma turma do Rio de Janeiro que voava e tinham conceitos muito diferentes dos nossos e junto estava o Delei. As nossas provas eram sempre com 15, 20 km... e de repente chega essa turma do Rio, e monta uma prova com 56 km !! Para nós foi uma loucura, nunca imaginávamos um dia que teríamos uma prova dessas.

Haroldo e Delei, nos tranqüilizaram, e mantiveram a prova. O resultado foi que aquela prova, foi a melhor de um campeonato paranaense de asa delta até hoje. Vários pilotos fizeram boas distancias, e eu e Cezinha(Barra do Turvo) chegamos ao gol. Naquela época ainda não havia GPS...

Me lembro que o Delei, tinha ficado na entrada de Loanda, a poucos KM´s do gol. Naquela época era o lançamento das asas TOPLESS(sem king post) e ele tinha trazido uma Aeros Stealth KPL novinha, e agente ficava babando ao vê-lo voar naquela máquina. Me lembro dele falando no retorno do Gol “ Pô, essas asas de vocês estão voando muito’’...

O nosso contato com o Delei, foi muito breve, porém intenso e deixou a lembrança muito viva até hoje. Ele era um cara especial, e gente finíssima.

 

Que os céus o tenham...

 

 

Um comentário:

  1. É uma pena mesmo uma perda como essas... não conheci o moço, mas pelo que vc falou deve ter sido um ser especial.
    Eu voei em Pedra Bonita em 2010, mas ñ lembro o nome dos instrutores e ñ axei foto desse Delei em nenhuma reportagem. Vc teria alguma pra mostrar?
    Desde já agradeço!
    Abraço.

    ResponderExcluir