quinta-feira, 7 de julho de 2011

Vela de competição, é segura ou não ?

Depois desses acidentes no mundial, levantou um grande debate nas listas de discussões sobre a segurança de voar em uma vela de competição ou não.
Vou falar a minha opinião aqui no blog, pois como cada um tem a sua, eu não vou ir as listas debater, pois não quero mudar a opinião de ninguém, e também não quero que ninguém tente querer mudar a minha.

Se uma vela de competição é segura ou não, depende do nível de quem está pilotando.

Situação 1- Um piloto com mais de 10 anos de experiência em competições, que participa frequentemente de competições, e acumula bons resultados, e tem uma boa frequência de voo e não tem histórico de acidentes. Sim , na mão de um piloto desses, é uma vela segura.

Situação 2 -Um piloto, inexperiente em competições, não se sente bem voando com uma vela de competição, não participa de competições, não tem um bom ritmo de voo, nunca ganhou eventos nem mesmo voando com vela serial, não investe dinheiro em viagens para evoluir tecnicamente, não tem bons resultados, demonstram pouco domínio do equipamento - Não, na mão de um piloto desse perfil, essa não é uma vela segura.

Outra comparação entre um bom piloto competidor com 10 anos de experiência e um piloto de final de semana com 1 ano de voo com um DHV 2.
Qual vela é mais perigosa ?
- Então, não é a vela que é perigosa, e sim o piloto com um nível de pilotagem e perfil não condizente com nível da vela.

Outro ponto importante:
Vejo pilotos falando de ''boca cheia'' - '' Haa eu tenho 12 anos de voo, sou experiente..''
Tempo de vôo não diz nada, o que importa é a intensidade que o piloto voa, e a capacidade de absorver informações e o quanto ele se dedica para evoluir tecnicamente. Conheço pilotos com 15 anos de voo que mal sabem voar lift, e conheço pilotos com 3 anos de voo, que se dedicam muito, matando provas, e sempre bem colocados em competições na categoria OPEN.

Na minha opinião, antes de um piloto querer voar com uma vela de competição, ele tem que ganhar muitas competições na categoria serial, e estar incomodando os OPEN. De que adianta o piloto entrar na categoria OPEN, se nem a categoria serial ele ganhava ?
Fazendo uma analogia seria, como a F1, todos os pilotos que estão na F1, foram campeões em suas categorias. Na F1 não tem espaço para inexperiência, ou pilotos que não são competitivos.
E no parapente também deveria ser assim, na categoria OPEN, só deveriam ter campeões, e pilotos preparados, não deveria ter espaço para pilotos inexperientes.

Só deveria voar com uma vela de competição, quem tem condições técnicas de brigar de igual pra igual com os TOP's ( Frank, Samuel, Serginho, Cecéu, Bigode, Kotoco, Maurício, Marcio pinto, Claytinho, Martinho, Tony, Mark, Horn, Bafinho, Alfio, Rottet, Valdir, Vermelho, Godó..etc..) Pergunto: Voce tem condições de brigar de igual para igual contra esses caras ? Se sim, boa sorte... Se não, então continue voando de serial, e ganhe muitas competições de serial, e quando você começar a estar sempre bem colocado na serial e essa categoria começar a perder a graça para voce, então é hora de mudar para a OPEN.
E se você voa de open, e nunca ganhou nenhuma competição, sente medo/insegurança toda vez que voa, ou está na dúvida, você nunca deveria ter entrado na OPEN ,abandone essa categoria e volte para a serial, a OPEN não é para você.

Esse último paragrafo pode ter soado um pouco ''elitista'', mas é isso mesmo, categoria open é ''elitista'' e nela só deveriam ter pilotos de elite, como a F1.

Esse texto é para pilotos com perfil de competidor ou que pensam que tem esse perfil.
Respeito muito os pilotos que tem outros objetivos e perfis. Cada um na sua, cada um deve voar dentro do perfil que lhe satisfaz mais
Para voar de OPEN, você deve ser extremamente competitivo, dedicado, ousado, arrojado e ter consciência de que voar nessa categoria um dia pode ter que pagar um preço bem caro.
Se você não tem esse perfil, ou não está disposto a correr esse risco, voe de serial e seja feliz.

Vôo de asa delta desde 1996, e em 2003 quando procurei meu instrutor de parapente, sempre deixei claro que, gostaria de voar de parapente para participar de competições.
Não gosto de vôos de lift, ou sem objetivos, o meu perfil é esse,e por isso vôo de open.
Qual é o seu perfil, e objetivo ?

Um comentário: