terça-feira, 27 de março de 2012

LK 8000

Faz cerca de 1 mês que estou estudando e testando o LK 8000.
O LK 8000 é um software grátis desenvolvido para planadores, e também pode ser usado em parapentes e asa delta. O LK 8000 pode ser instalado em diversos aparelhos, como PDA´s GPS veiculares etc.
O grande problema é encontrar um hardware que atenda as nossas necessidades. A  maioria dos aparelhos tem baterias de curta duração e a tela é péssima sob a luz solar.

Existem algumas boas opções de GPS´s que foram desenvolvidos para uso outdoor, que podem ser adaptados para o nosso uso.
Recentemente comprei com o Marcelo Melo, um Delta Holux, que é um GPS feito para andar de moto, com uma bateria de longa duração (8h) e tela visível a luz solar. Além disso ele é bem robusto e a propva de agua e poeira.
A combinação do Delta Holux e o LK 8000 formam um poderoso conjunto para o voo livre.

O LK oferece um modo simulador, e um logger replay, onde podemos simular voos e provas, e rever os vôos que fizemos , desse modo é possível criar uma alta intimidade com o aparelho e o software.
O LK é um software extremamente completo, e oferece várias funções espetaculares para nós como:

-navegação automatica em provas
-otimização da rota
-visualização do track em forma colorida, assim visualizamos aonde estão as ascendentes e núcleos das termicas.
-nove barras de informação de dados, sendo 4 delas personalizáveis.
-mais de 50 campos de dados configuraveis
-inclusão de mapa de cidades e rodovias
-inclusão de mapa topográfico da região, com isso sabemos a altura exata que estamos do chão.
-indicação gráfica de altura de chegada ao destino
-alarme de altitudes e espaço aéreo
-visualização do espaço aéreo
-gravação de voo diretamente em .IGC, não é necessário baixar o voo em nenhum programa para gerar o arquivo. Assim que pousamoso arquivo já está pronto para ser enviado.
-toda a interface e botões em Touch screen
-em voo, o LK grava um ponto em todas as termicas que pegamos, assim poderemos eventualmente voltar nelas se necessário com um simples toque na tela
-enorme facilidade em montar uma prova, e visualizar o mapa completo.

E mais uma porrada de outras coisas.... enfim, o software é completíssimo. Ele faz o que todos os outros integrados fazem e muito mais...

A enorme desvantagem, é que se você é um cara preguiçõso e não gosta de ler manuais, ou estudar um pouco, o LK não é para você.
Como ele é um programa completíssimo, é necessário configurá-lo para o nosso voo, e ter bastante intimidade com as funções principais do brinquedo.

Já devo ter umas 10 horas no simulador, com provas, vôos etc. Até gol eu já fiz ;-)
Nesse final de semana fiz dois voos em Tibagi, e foi muito legal poder vizualizar o track nesse nivel de detalhe, e com as informações do miolo das termicas.

Se você tiver disposição de aprender a usar o LK 8000, eu recomendo ! E fica melhor ainda se voce largar mão de ser pão duro e comprar um bom aparelho.



2 comentários:

  1. Para quem não tem disposição para ler o manual... Ofereço vários módulos de treinamentos (para todos tipos de aeronave) online e inloco.

    Att,
    Guilherme Vacilotto

    ResponderExcluir
  2. Ola Guilherme tudo bem? Gostaria de saber como faço para ter esses modulos de treinamentos, obrigado!

    ResponderExcluir