segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Renatinho

Nesse final de semana tivemos uma fatalidade na 2° etapa do campeonato catarinense de asa delta 2013, em Canelinha-SC.

 

No domingo, 25/02/2013, a janela da 2° prova estava aberta. A condição estava perfeita, muito sol, vento de frente, e céu repleto de pom pons. Renatinho foi um dos primeiros a decolar.

Logo na decolagem, ele subiu forte em uma termal, aliviando a asa e assim subindo uns 60m, logo em seguida, mandou um forte mergulho, seguido de uma série de wingovers na cara da decolagem.

Como eu havia sido um dos ultimos a chegar na rampa, minha asa estava no final do morro, e no penúltimo wingover, ele sumiu morro abaixo, onde eu já comecei a correr esperando que ele batesse nas arvores. Foi então que ele reapareceu numa subida vertical,  e a uns 30 m acima do morro na tentativa de mais um wingover. A asa já sem energia, chegou lá no alto e despencou verticalmente para baixo, e o Renatinho bateu com muita velocidade no morro.

Isso tudo aconteceu a 20 m de mim, na hora saí correndo, e fui o 1° a chegar. Ele já estava desacordado e com a asa toda quebrada.

Rapidamente várias pessoas chegaram ao local, que era muito próximo aonde nós estávamos. Os socorristas o colocaram na maca e o trouxeram para baixo do quioske onde recebeu os 1° socorros.

Por sorte, um piloto de asa que estava presente, era médico e cuidou do Renatinho junto com o socorrista até a chegada dos bombeiros.

O socorro demorou 40 minutos para chegar a rampa, pois a estrada de Canelinha é pessima e a ambulancia não conseguiu subir. Os bombeiros tiveram que subir de quadriciclo.

Parapelo a isso, foi acionado o socorro de helicóptero, que chegou mais de uma hora depois.

Os médicos trabalharam por mais de 30 minutos no local, lutando por Renatinho, que não aguentou a série de ferimentos e faleceu em cima da rampa.

As cenas foram muito dolorosas para todos que acompanharam.

Em nenhum momento após o acidente, Renatinho recuperou a conciencia, ou seja, desde o acidente, até o falecimento ele aguentou cerca de 01:20 vivo, porém inconsciente. O corpo dele lutou fortemente esse tempo todo.

Não é preciso dizer que o clima de comoção e dor tomou conta de todos que estavam no local, principalmente de parceiros de voo e alunos dele que estavam na rampa.

 

De minha parte, só o conheci no sábado na rampa, quando o ajudei a escolher a prova do dia e realizar o briefing. Tive o prazer de conversar com ele 10 minutos, onde trocamos algumas ideias, e ele estava muito feliz por eu estar voando de asa ali com eles.

Renatinho era fera no voo, e mandava muito forte. Na prova de sábado, tive a chance de voar junto com ele e Robert, buscando a vitoria no dia. Voamos juntos por cerca de 1h e meia, e percebi que ele voava muito, tomando por várias vezes a frente da prova.

Renatinho era FERA DO VOO e tive a honra de poder ter feito o último voo ao lado dele e ainda aprender muito.

 

Sinto muito por sua familia, e amigos, e que ele descanse em paz, e sua familia se recupere o mais logo possivel.

               

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário