De bobeira na lista Paraca Br vi uma troca de e-mails entre Boni e Durval, cada um defendendo os aparelhos que vendem, aliás.. devo dizer, a maneira que foi realizada a discussão foi patética..
Enfim, acho que posso dizer que conheço a fundo alguns aparelhos. E quando digo a fundo é porque gastei dezenas de horas fuçando, lendo manuais e principalmente voando em grande competições.
Vou falar dos que conheço a fundo:
Garmin 76 S, provavelmente o mais usado e indicado para pilotos iniciantes e principalmente sem grana para comprar um integrado. Ele serve direitinho para nós, informa diversos dados configuráveis, nas telas de track e bussola, onde podemos utilizar até 9 campos de dados em cada uma.
Outra grande vantagem, é que a tela de track é grande e em preto e branco, o que facilita bastante a visualização da prova, derivas d etermicas e abordagens nos pilões.
Garmin 76 CSX, apesar de ser mais novo que o 76S, é pior, pois a tela é menos, e colorida, e fica ruim de visualizar em dias de sol. Além da interface dele ser péssima de mexer. O 76S é muito melhor em todos os aspectos.
Brauniger Compeo. Eu tinha um, e apesar da fama que ele dá pau, eu nunca tive problema algum com o meu, eu adorava ele, pois a tela era bem grande, com vários campos configuráveis e fornecia dados muito confiáveis. A altura de chegada no gol sempre batia certinho. Eu gostava muito do meu, e só vendi, porque um piloto de asa praticamente roubou ele de mim.
Quem voa na frente sabe de um grande defeito do Compeo, o track dele é atrasado em relaçãoaos demais. Ou seja, se voce fizer o GOL e entregar o compeo e o seu 76s ou Flymaster, perceberá alguns segundos de delay no track. E para quem anda na frente isso faz muita diferença.
Nas apurações, perceba que os Fuddões Top pilots que usam ocmpeo, sempre entregam o 76s, e não o Compeo para o Apurador.
Flymaster, em Castelo, eu vi e participei de um episodio, onde eu e mais 2 pilotos pousamos em baixo de um fio de luz, no mesmo lugar. Eu e outro piloto que usávamos o compeo não fizemos o gol, e o piloto que usava um B1 nav fez por 25cm. Depois disso eu resolvi comprar um B1 Nav e ver qual era do aparelho.
Ele é um pouco mais simples que o Compeo, e mais fácil de mexer também. Até hoje nunca tive nenhum tipo de problema tecnico com esse aparelho e sempre atendeu muito bem o que eu espero.
Com relação a confiabilidade dos dados, eu não sinto confiança. Por diversas vezes percebi que o B1 Nav, não acertou a altura de chegada no Gol , como o Compeo acertava.
Para mim uma das grandes sacadas do B1 Nav, é a tal da bilinha preta que dá um mark no centro da termal a cada 50m de subida. O piloto que aprende a otimizar seus comandos e perseguir a bolinha o tempo todo, estará sempre no nucleo da termal. E isso funciona direitinho, principalmente nas termais mais turbulentas em que é dificil achar o nucleo.
LK8000 –Estou usando a um ano o programa instalado em um Holux. Digo de boca cheia que ainda não vi nada melhor para navegação do que esse programa, ele é excelente. Muitos dados disponiveis, excelente visualização da prova, e terreno. Também uma ótima visualização da termal.
Achei os dados tão confiáveis quando os do Compeo, até agora ele sempre acertou com precisão as alturas pro gol.
A grande desvantagem, é que ele é um programa extremamente complexo e se voce não tiver interesse e fuçar e ler o manual, não adianta nada ter ele instalado. Esse programa só serve para quem tem disposição em estudar, e sabe lidar com todas as informações que ele disponibiliza.
Outra grande vantagem, é que ele é gratis, e está constantemente sendo atualizado. Para navegação niguém bate ele !
C-Pilot. Esse eu não conheço muito, mas já andei lendo bastante e vi algumas pessoas usando.
Só posso dizer que ele assusta, primeiramente pelo preço( acho que é o mais caro de todos) e pela fragilidade do aparelho que tem uma tela enorme, e acho que não convem ficar voando com aquilo tudo no colo. Eu mesmo tenho certeza que quebraria um daqueles em 3 meses de uso.
Mas dentre todos eles, se eu tivesse que escolher apenas um, certamente seria o flymaster b1 nav, pela relação confiabilidade x preço x beneficio.
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