segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ozone Enzo, e Tibagi

Nesse final de semana, fui buscar o meu Ozone Enzo, e fomos a Tibagi estrear o bicho.
No sábado o céu estava perfeito, mas o vento sul não deixou agente decolar do Comuna. Mega e Sildomar foram no morro do Borges e fizeram um voo de sul. O Mega pousou em Ventania com um voo de cerca de 30 km.
No domingo a condição também estava espetacular, mas o vento de sul persistia. Ficamos no Comuna mesmo, e esperamso o vento zerar para decolar e tentar a sorte no meio do vale.
Fazia alguns meses que eu não voava com uma vela de competição, pois estava voando desde novembro do ano passado de Torck 2, e depois de Airdesing Pure. Já na decolagem, o Enzo vem muito mais rápido, e exige muito mais correções do que as velas normais.
Em vôo, faz curvas com muita facilidade, e o planeio não precisa de comentários. Quanto a pilotagem, o que a Ozone diz, é verdade, é uma vela para pilotos que já voavam com velas duas linhas, e exige extrema habilidade na pilotagem. É uma vela de competição. Apesar de ser homologada D, não tem absolutamente nada haver com os D normais( Torck 2, Pure etc).
O que mais chamou a atenção, foi a leveza no acelerador. Nunca havia voado com uma vela tão leve de acelerar quanto o Enzo. E o curso é bem curto também.
Somente com o primeiro estágio, é possível acelerar 100% da vela, e isso com uma leveza inacreditável( Serginho.. descobri seu segredo..kkk)

Foi um vôo com vento sul, e extremamente turbulento, não foi nada agradável a estreia com a vela. Mas deu para perceber que ela exige reações muito rápidas e precisas na pilotagem, e também tem muita velocidade no acelerador.

Para a turma que voa de EN D, e está pensando em pegar uma vela dessas, é bom pensar 10 vezes antes, e ter absoluta certeza de que tem habilidade suficiente, pois a vela é tão exigente quanto as velas 2 linhas de competição.
Não recomendo pegar uma vela dessas, se você não está preparado a disputar as 10 primeiras colocações do campeonato Brasileiro.

Outra observação, é que o Enzo, tem o mesmo alongamento, n° de células e tamanho que o R10. Provavelmente eu esteja falando besteira, mas o Enzo, parece ser mesmo projeto que o R10, porém com um acelerador mais curto, e com ramificações nas linhas superiores no C.


Nenhum comentário:

Postar um comentário