segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Sul Mineiro em Poços de Caldas - MG

Nesse final de semana fomos a etapa final do campeonato Sul Mineiro em Poços de Caldas-MG.

Poços de Caldas é um espetáculo de cidade, muito organizada, limpa e bonita. E ainda tem a subida para o morro com teleférico, muito legal.
No sábado foi definido uma prova de 50km, porém o vento estava de cauda, e impossibilitou a decolagem com segurança dos competidores, e o juiz geral fechou acertadamente a decolagem. Com isso reunimos a turma e fomos ao Pico do gavião, em Andradas. Lá um vento sul de cara na rampa, e voamos até de noite. Muito bom.

Nesse vôo fiz com um Torck 2, e fazia muito tempo que não fazia um vôo com uma vela serial, e me diverti muito. Foi a vela mais gostosa que eu já voei até hoje, comandos macios, rápida e muito divertida. Fiz longos planeios com ela com 100% de acelerador, e muita estabilidade, um show. Inclusive fizemos um teste de comparação de planeio entre um Torck 2, e um Aircross Usport. Eu e Sildomar combinamos na decolagem e fizemos pelo menos uns 5 planeios lado a lado para comparar, e o resultado foi assombroso... e para quem duvida eu tenho tudo filmado..e postarei aqui. Fizemos planeio de mão alta, com 30%  e 50% de acelerador, em todos os planeios o Torck 2 teve grande vantagem.

No domingo, muito sol, e uma prova de 60km montada, já no start coloquei 3500m !! E haviam pilotos na base com mais de 3600m, um teto super alto e muito frio já no início do vôo.
Consegui ficar bem junto com o pessoal da ponta, e saímos bem, reto em direção ao pilão. Confesso que com todo esse papo de acidentes com 2 linhas, eu acelerei pouco em relação aos outros, e com isso fui ficando para tras aos poucos. Éramos em um pelotão de uns 10 pilotos, todos com 2 linhas. Ainda no start o Serginho, decidiu segui um pouco mais por cima da cordilheira, onde havia uma nuvem formando, e enquanto estavamos afundando de vento de traves, ele ganhou muita altitude e veio para o pilão com vento de cauda com uns 300m de vantagem acima de nós, aí ficou fácil para ele e liderou de ponta a ponta a prova, com um caminhão na nossa frente.
Durante a prova ficamso todos relativamente juntos, alguns arriscaram mais e se deram bem, como o Bafinho que estava mais baixo o tempo todo e forçando muito, até que achou uma boa termal e se desgarrou de nós.
Já no final da prova, faltando 17km pro gol, o pessoal da frente ficou bem baixo, e eu estava bem alto e iria passar por eles com uns 200m acima. Até que percebi que estava passando o pilão por 1000m... Tive que voltar e bater ele, e essa desatenção me custou provavelmente a 4° colocação na prova.
Quando voltei e me reuni novamente na última termal faltando 13 km para o gol junto com uns 15 pilotos, decidi nem parar para enroscar e passei direto por eles, apostando em fazer o raio de velocidade antes que a maioria que ficou na termal. Fiquei torcendo para ninguem me ver e me seguir, mas a turma que estava mais alto veio comigo e conseguiram acelerar mais que eu e alguns me passaram.
Bati o raio de velocidade com 100m do chão e ainda faltava 3 km para fazer o gol. No final minha aposta deu certo e consegui fazer o raio de velocidade antes de muitos que ficaram na última termal, porém faltava fazer os 400m do gol para valer. A 80 m do chão vi uns urubus enrolando uma bolhinha, e me agarrei ali até ganhar uns 300m e conseguir altura para fazer o gol e ver de camarote a chegada do gol dos outros pilotos. A decepção foi ver o amigo Rafael Barros, que estava lider do campeonato, vir comigo nessa, e não ter conseguido ganhar altura e ficou a 200m do gol, e assim perdeu o campeonato. Talvez para ele, era só ter garantido um pouco mais de altura na última termal e garantir a chegada ao gol. Foi uma pena. O Mega e o Vermelho também vieram juntos e não conseguiram atingir o raio do gol.
Alguns minutos depois começaram a chegar vários outros pilotos, ainda não vi os resultados mas acredito que uns 30 pilotos fizeram o gol, foi um show.
Minha tática final deu certo e acredito que tenha chego em 7 º ou 8º (os resultados ainda não foram publicados) É um bom resultado, devido ao meu ''temeroso'' inicio de prova.
Da nossa turma o Sildomar fez o gol chegando muito alto, o Bozó de Ellus 3 fez 47 km, Tomate e Leila fizeram uns 30km. Todo mundo voou bem.

Na etapa, parabéns ao Serginho, que novamente estuprou todo mundo sem dó...(eu vou começar a andar com um potinho de vaselina para não doer tanto) parabéns POP !
Parabéns ao Bafinho e Kotoco que chegaram logo depois dele.
Parabéns ao Kotoco que é o Campeão do Ranking final do Sul Mineiro, e é o campeonato mais difícil do Brasil. É um grande título.
E parabéns aos organizadores da etapa, e do campeonato.

Um comentário:

  1. Valeuuu popcorn! Fico feliz por suas palavras! Pelos elogios pela cidade, pelo campeonato, pela prova... agradeço dmais a presença de vcs! E o Sul Mineiro só é competitivo assim, pq tem pilotos como vc disputando a competição! Ano que vem tem mais! Vamos tentar fazer de tudo pra melhorar o evento e principalmente soltar o calendário antecipado! rsrs... E vc nunca acredita, mas eu juro, dei uma sorte do caramba naquele start! :) Abração!!

    ResponderExcluir