terça-feira, 28 de junho de 2011

Comprei um Flymaster B1NAV !

No campeonato de Torrinha emcontramos o Durval Henke, representante da Flymaster no Brasil, e adquiri um B1 NAV.
Desde o brasileiro de Castelo, onde eu e Tony ficamos a 3 metros do gol e Rodolpho Cavalini fez o gol por 25cm, eu tenho vontade de voar com o Flymaster. Eu e Tony não tinhamos o B1NAV e o Rodolpho tinha, e essa foi a diferença entre fazer o gol ou não.
Estou a quase 1 semana estudando o manual e lendo sobre o B1NAV, e já consigo ver algumas grandes diferenças.

O B1NAV tem um hardware muito mais moderno do que a concorência, para se ter uma idéia, o GPS do B1NAV é atualizado 4 vezes por segundo, e tem capacidade para 172.000 pontos de tracklog, e grava o vôo inteiro com 1 segundo de intervalo entre os pontos de tracklog. Ou seja o aparelho tem uma precisão enorme, e não é a toa que a grande maioria dos competidores de ponta estão usando esse aparelho.
Outra grande função, é o buzzer, talvez pouca gente saiba, mas o Flymaster tem uma função que indica uma região onde o ar está subindo, mesmo sem estarmos em uma escendente. Isso dá grande vantagem em dias fracos ou ainda ajuda a anteciparmos uma térmica, e também nos auxilia no rendimento nas atiradas podendo nos indicar as melhores linhas.
Exemplificando, se em voo normal afundamos a -1,1m/s, então quando entramos em uma área onde afundamos menos (-0,3m/s) por exemplo, o aparelho começa a zumbir, indicando que estamos afundando menos e estamso em uma região de pouca descendencia, ou próximo a uma termica. E assim nos permite a antecipar e começar a procurar o nucleo da termica, ou ainda a sobreviver no ar por mais tempo. E o outro piloto que possui um vario normal, só irá perceber se atropelar a témica no meio, e se caso ele passar ao lado dela, ele não irá perceber, pois o seu vario comum não sinalizou.


Em São Pedro nesse feriado, eu fiz um voo fraquissimo onde todos pregaram e eu fiquei voando por 27min apenas usando o buzzer. Decolei com o B1 NAV e meu outro aparelho ligados para comparar, e enquanto eu girava no buzzer a -0,1 ou 0... o outro aparelho permanecia quieto sem me indicar nenhum sinal. Ou seja, se eu não estivesse com o B1NAV e com a função Buzzer, dificilmente conseguiria fazer um vôo desses. Estou gostando muito.

Dentre tantas funções que o B1 oferece, posso destacar:
-Mais de 20 dados disponiveis na tela de forma simples e de fácil visualização.
-Indicação de velocidade e direção do vento
-Indicação do centro da térmica
-Ganho de altura dentro da térmica
-Vario integrado
-Vario analógico e sonoro
-Enorme sensibilidade do vario em relação ao meu outro aparelho.
-Indicação de distancia ,horário e velocidade para o start
-Bussola
-Ponteiro com indicador para o centro do pilão e tangente do raio do pilão
-Indicação da distancia da ultima termica
-Intervalo de tracklog de 1 segundo
-Tela grande e de alta resolução
-Ajuste de altitude automatica por GPS
-Bateria interna.
-6 campos de dados configuráveis na tela( altitude sobre o gol, altitude de chegada no gol, planeio atual, planeio necessário para o gol, velocidade em relação ao próximo ponto, máxima altitude, velocidade para o start, alt2, altitude acima da decolagem, distancia da termal, etc...)
-Menu muito fácil de usar
-Enorme facilidade de inserir as provas.
-Navegação de prova automatica
-Relógio


Outra enorme vantagem, é que o B1NAV nos indica sempre no ponteiro, a direção da tangente do raio em relação ao próximo ponto, enquanto os outros aparelhos aponta o centro do pilão. Isso dá uma grande vantagem de altura e tempo durante uma prova. Com o B1 NAV o piloto sempre faz os pilões no ponto mais eficiente.

E a outra grande vantagem é o valor CUSTOxBENEFICIO, enquanto os outros custam R$ 2700,00  e R$ 3400,00 o B1 NAV sai por R$ 1500,00 com garantia e manutenção técnica grátis aqui no Brasil.

2 comentários:

  1. Uma coisa que tinha um pouco de medo no inicio é o fato dele usar uma bateria interna recarregavel ao invés de pilha. Mas depois de 3 meses com ele já deu pra notar que isso não é problema, a bateria dura muitoooo! E carregando sempre que ela cair abaixo de 50% acredito que não haja risco de ficar sem bateria no meio de uma prova.

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  2. Fala amigo, quero comprar um flymaster b1 nav com representante aqui no Brasil, tens contato da pessoa?
    add no face odilon Fernando Alexandre.
    Valeu

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