Nesse domingo tive a oportunidade de poder dar um vôo no novo Airwave FR6.2.
Essa é a nova vela feita pelo ex-projetista da UP, Stephan Stiegler, que trabalhou esse ano pela Airwave, e por desacordo financeiro, está abrindo uma nova marca junto com o ex-gerente da Airwave.
O Ronaldo aqui de Curitiba conseguiu pegar uma dessas velas que foram feitas para o mundial de Portugal.
Visualmente, como a maioria, é altamente inspirada no R10, os pontos de ancoragem são os mesmos, com o A se subdividindo perto da vela, e o B, no meio da vela. No bordo de fuga, tambem é visivel o mesmo sistema de freios do R10, com a célula se dividindo no final.
Com relação ao vôo, é uma delícia, decolagem muito fácil, e durante o vôo os comando são exatamente iguais ao TR2, se eu não olhar para cima não se nota a diferença de um FR.6.2 para um TR2. No aspecto de estabilidade o TR2 trabalha mais, acredito que deve ser pelo fato de o TR2 ser um 2 linhas de verdade, e ter menos pontos de ancoragem do que o FR6.2 e o R10.
Ainda não tive a chance de voar num R10, mas acredito que deve ser bem similar ao FR6.2.
Talvez a maior diferença do R10 e o FR6.2, seja o tamanho das talas. O FR6.2 tem talas que vão até o bordo de fuga da vela. E a grande pergunta é, Como se deve dobrar uma vela dessas? Pois de dobrar do jeito convencional, certamente a vela se deformará todinha em pouco tempo.
Eu sou muito cuidadoso com meus equipamentps e se eu tivesse um FR6.2 com certeza teria muito cuidado com isso.
Essa que eu voei era somente um prototipo para o mundial, talvez , o FR6.2 de linha ,as talas sejam menores, pois senão os compradores terão problemas para não deformar as talas.
Mas tirando esse problema, é uma excelente vela.
Não consegi acelerar, pois voei com a minha selete e o curso do meu acelerador não dava no FR6.2, então só usei o trimer e vi que a velocidade aumenta em 6km/h.
Quando rolar um liftão aqui, eu e Ronaldo vamos colocar.TR2 e FR6.2 lado a lado e vamos fazer alguns testes de velocidade e planeio.
Vai ser interessante !
domingo, 19 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário