segunda-feira, 5 de julho de 2010
Sol Tracer TR2
Faz 3 semanas que estou voando numa vela pré-serie TRACER TR2, a vela 2 linhas da SOL.
O que posso dizer é que, é muito diferente de tudo o que conhecemos até hoje. Muito mais velocidade, menos afundamento, muito maior rendimento.
A pilotagem também é bem diferente, com essa vela deve-se voar mais solto, e ainda em certos momentos acelerar durante a turbulência. O acelerador é muito leve e eficiente, com apenas 6,5 cm, atingimos facilmente os 60 km/h, e ainda restam mais 4 cm para serem usados. E tudo isso com muita estabilidade e resistência a colapsos. Então enquanto outros estão segurando suas velas na turbulência, o TR2 passa com mais velocidade.
Com isso todas as outras velas com 3 linhas passaram para uma categoria abaixo, e o cenário das competições já esta sendo dominado somente por velas com 2 linhas.
É outro conceito, em todos os aspectos , tanto em performance, como na pilotagem.
A diferença é enorme, cerca de 10% a 15% em relação as outras velas.
O TRACER TR2 trás algumas novidades com relação às outras velas da mesma categoria. Comparo com o Mantra R10.2 pois é o que esta em série e o mais conhecido até o momento:
- O TR2 possui um alongamento de 8,01 contra 7,6 do R10.2.
- O TR2 tem somente 48 pontos de ancoragem de linhas contra 72 do R10.2.
- O TR2 possui as bocas 40% menores do que o R10.2
- O TR2 possui mais células fechadas do que o R10.2
- O TR2 possui um perfil visualmente mais "gordo" do que o R10.2 , pela informação da SOL isso possibilita um maior alongamento.
-O TRACER TR2 é a única vela que possui somente 2 galerias de linhas, ou seja , realmente tem somente A e B, enquanto o R10.2 e outros protos já vistos em alguns lugares se subdivide, tendo 3 galerias de pontos de ancoragem.
-O TR2 conta com o sistema DVT de diagonais duplos internos, desenvolvido pela SOL, que deixa a vela mais plana nas curvas.
-A experiência da SOL em construir as melhores velas de acrobacia do mundo, foi fundamental nesse projeto, pois o TR2 possui mais carga alar por ponto de ancoragem do que uma vela de acro. E também, realizando uma construção com materiais mais resistentes, e duradouros, possibilitou fazer uma vela com tão poucos pontos de ancoragem em relação às outras.
O TR2 é um projeto independente, super desenvolvido pela SOL, e totalmente diferente de qualquer outra vela, não tem talas de carbono ou outro material rígido.
Quem diz que um é cópia do outro, me desculpe a franqueza, mas é ingênuo. Basta comparar os dados técnicos e constatar que se tratam de projetos diferentes, que usam o mesmo conceito, nada mais que isso.
É inegável dizer que a Ozone lançou um novo conceito com o BBHPP, com somente 2 linhas e talas de carbono, mas agora as fábricas estão correndo atrás e desenvolvendo outros conceitos, é assim que funciona. E quem ganha com isso é o desenvolvimento do esporte.
Mais fotos em :
http://picasaweb.google.com.br/asaronnie/Tr2#
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Prezado Ronnie
ResponderExcluirAs vezes perco a paciência com nossa lista com muitas "opiniões" não fundamentadas. Nós que não moramos nos centros (Ceará)ficamos bastante desinformados e não temos tantas referências em que se basear.
Estou a procura de um 2-3 para comprar ao final do ano quando as opiniões se consolidarem. Agradeço as informações e parabenizo vc pela excelente análise técnica. Passarei a seguir seu blog e agradeceria dicas de publicações (já li todos os livros nacionais e importados) e outras informações, agradeço
Bob Cearavoolivre
cearavoolivre@hotmail.com