quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Linhas de Dyneema ...

Neste post vou dizer o porque esta linha não funciona...

Este material tem o ponto de fusão a 70°C, ou seja se a vela ficar dentro de um porta malas, ou exposta ao Sol por muito tempo, as linhas irão deformar-se, e não existe retorno.

Fazendo uma analogia, seria como se pegássemos uma sacolinha de mercado e esticássemos. Esta sacola jamais irá ter o seu formato original novamente. O mesmo acontece com estas linhas. Se o piloto resolver retrimar as suas linhas em casa, ou abusar demais da vela( espiral, sat, full, wingover etc) ou for relaxado, deixando sua vela no sol, por tempo demasiado, certamente suas linhas se deformarão em questão de meses.

Eu já acompanhei de perto, um piloto que tinha uma vela com esse tipo de linha, e a cada vôo, tínhamos que retrimar a vela, até que depois de algumas vezes foi impossível trazer a vela para a medida original.
E este piloto ainda relata, que sentia nitidamente, em vôos longos,que decolava com uma vela, e quando pousava ela era outra vela.

Mas porque algumas fábricas utilizam esta linha ? Existem dois motivos principais:

1° Porque ela é muito barata e fácil de costurar. Linhas de Dyneema custam 50% em relação as linhas de Tecnora, e ainda mais em relação as linhas de Vectram. Vectram são as mais nobres e mais caras linhas do mercado.

2° Linhas de Dyneema são elásticas, e com isso as velas passam com muito mais facilidade nas homologações, pois as reaberturas se tornam muito suaves.

Mas aí você vai dizer que eu estou enganado e algumas fabricas de renome ainda utilizam este tipo de linha certo? Eu concordo, e talvez este tipo de linha funcione lá na Europa, onde o clima é bem mais ameno e as linhas não sofram com o calor. Mas aqui no Brasil é fato que estas linhas não dão certo, sob nenhuma hipótese.

Posso citar várias marcas, e velas que utilizam este tipo de linha, mas vou ficar quieto para não arrumar confusão com os Dealers que muitos destes são meus amigos. E sinceramente eu não voaria com uma vela destas por mais de 3 meses nem que me dessem de graça.

Inclusive, no mundial do México, logo que saíram as velas 2 linhas homologadas, teve um time inteiro que fazia reuniões diárias , e todo dia antes de decolar tinham que retrimar suas velas, pois a fabrica se utilizou destas linhas na vela, pois existia urgência na homologação para o campeonato .
O resultado disto foi um fiasco, e logo após este campeonato era fácil de encontrar essa vela por menos de 50% do seu preço, com menos de 30 horas de vôo.
Ainda existe um caso, de um fabricante que fornece de GRAÇA  uma retrimagem anual durante 3 anos, para assim manter a garantia da vela. Por que será que este fabricante faz isso ? É lógico que ele percebeu que suas velas estavam saindo de sua originalidade, e criou-se a necessidade desta retrimagem.

Mas vejam bem, existem velas que usam um mix de materiais em diversos locais da galeria de linhas. Na minha atual vela por exemplo, as linhas do freio são de Dyneema, e aí eu não vejo problema nenhum.

Pesquisem, investiguem leiam sobre o assunto, pois ainda existem fabricas que se utilizam de outra nomenclatura para este tipo de material. Ou seja, muda-se o nome, mas continua sendo linha plástica, que se deforma com o calor, ou uso abusivo.

 É facil de identificar quando estas linhas são desencapadas.... mas se elas tiverem capa, só vendo o manual do fabricante.


Não citei marca nenhuma aqui..mas tenho certeza que tem gente que vai se ofender e ficar brabinho comigo...hehe

Boa sorte pra quem tem vela com este material !

Nenhum comentário:

Postar um comentário