Neste post vou dizer o porque esta linha não funciona...
Este material tem o ponto de fusão a 70°C, ou seja se a vela
ficar dentro de um porta malas, ou exposta ao Sol por muito tempo, as linhas
irão deformar-se, e não existe retorno.
Fazendo uma analogia, seria como se pegássemos uma sacolinha
de mercado e esticássemos. Esta sacola jamais irá ter o seu formato original
novamente. O mesmo acontece com estas linhas. Se o piloto resolver retrimar as
suas linhas em casa, ou abusar demais da vela( espiral, sat, full, wingover
etc) ou for relaxado, deixando sua vela no sol, por tempo demasiado, certamente
suas linhas se deformarão em questão de meses.
Eu já acompanhei de perto, um piloto que tinha uma vela com
esse tipo de linha, e a cada vôo, tínhamos que retrimar a vela, até que depois
de algumas vezes foi impossível trazer a vela para a medida original.
E este piloto ainda relata, que sentia nitidamente, em vôos
longos,que decolava com uma vela, e quando pousava ela era outra vela.
Mas porque algumas fábricas utilizam esta linha ? Existem
dois motivos principais:
1° Porque ela é muito barata e fácil de costurar. Linhas de
Dyneema custam 50% em relação as linhas de Tecnora, e ainda mais em relação as linhas de
Vectram. Vectram são as mais nobres e mais caras linhas do mercado.
2° Linhas de Dyneema são elásticas, e com isso as velas
passam com muito mais facilidade nas homologações, pois as reaberturas se
tornam muito suaves.
Mas aí você vai dizer que eu estou enganado e algumas
fabricas de renome ainda utilizam este tipo de linha certo? Eu concordo, e
talvez este tipo de linha funcione lá na Europa, onde o clima é bem mais ameno
e as linhas não sofram com o calor. Mas aqui no Brasil é fato que estas linhas
não dão certo, sob nenhuma hipótese.
Posso citar várias marcas, e velas que utilizam este tipo de
linha, mas vou ficar quieto para não arrumar confusão com os Dealers que muitos
destes são meus amigos. E sinceramente eu não voaria com uma vela destas por
mais de 3 meses nem que me dessem de graça.
Inclusive, no mundial do México, logo que saíram as velas 2
linhas homologadas, teve um time inteiro que fazia reuniões diárias , e todo
dia antes de decolar tinham que retrimar suas velas, pois a fabrica se utilizou
destas linhas na vela, pois existia urgência na homologação para o campeonato .
O resultado disto foi um fiasco, e logo após este campeonato
era fácil de encontrar essa vela por menos de 50% do seu preço, com menos de 30
horas de vôo.
Ainda existe um caso, de um fabricante que fornece de GRAÇA uma retrimagem anual durante 3 anos, para
assim manter a garantia da vela. Por que será que este fabricante faz isso ? É lógico
que ele percebeu que suas velas estavam saindo de sua originalidade, e criou-se
a necessidade desta retrimagem.
Mas vejam bem, existem velas que usam um mix de materiais em
diversos locais da galeria de linhas. Na minha atual vela por exemplo, as
linhas do freio são de Dyneema, e aí eu não vejo problema nenhum.
Pesquisem, investiguem leiam sobre o assunto, pois ainda
existem fabricas que se utilizam de outra nomenclatura para este tipo de
material. Ou seja, muda-se o nome, mas continua sendo linha plástica, que se
deforma com o calor, ou uso abusivo.
É facil de identificar quando estas linhas são desencapadas.... mas se elas tiverem capa, só vendo o manual do fabricante.
Não citei marca nenhuma aqui..mas tenho certeza que tem gente que vai se ofender e ficar brabinho comigo...hehe
Boa sorte pra quem tem vela com este material !
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