Nenhuma vela fabricada até hoje gerou tanta polemica quanto
a Ozone Enzo 2. Essa polemica foi gerada devido ao fato que as Enzo2 que
participaram na última superfinal do PWC, possuíam medidas diferentes do modelo
que foi Homologado. As principais diferenças são os 42 cm a mais no bordo de
fuga, os 7 cm na posição de ancoragem da galeria B, e linhas. E por causa
dessas diferenças, todos os pilotos que participaram desta competição, tiveram
seus resultados anulados, e o Enzo2 foi banido temporariamente pelo PWC, e
principais federações nacionais do mundo(Francesa, Suíça e Italiana).A Ozone
também foi suspensa da PMA(Associação de fabricantes) por 1 ano, pois
consideraram que eles trapacearam, e infringiram o princípio de que as fabricas
devem se comprometer a entregar o mesmo produto que foi homologado aos seus
clientes.
Recentemente, o Enzo2 foi homologado, novamente cercado de
muitas polêmicas. A regra para homologação diz que deve existir um padrão nos
testes de homologação, e a PMA, e mais alguns envolvidos estão acusando a Ozone
e o Air Turquose de utilizar métodos diferentes do padrão, desta forma
suavizando os testes, e permitindo que o Novo Enzo2 passe nos testes.
Essa polêmica ainda vai longe, e no momento, ainda está em
discussão se o Enzo2 poderá participar do Brasileiro de GV ou não...
Independente de tudo isso, nós ouvimos boatos de que esta
vela tem uma performance fantástica, mesmo em relação as suas maiores
concorrentes( IP7 pro, IP6, Boomerang 9, Enzo1, Mercury Sport).
Nesta última etapa do Sul Brasileiro em Tangará, tivemos a
chance de ver o Enzo2 voando, e melhor ainda, voar ao lado dela e poder sentir
a sua real performance.
Nesta prova voamos 68 km, em um ritmo muito forte já que
Tangará é sensacional e permite isso. E após pousarmos, conversando com outros
pilotos, a opinião foi unanime, e o Enzo2 possui uma performance muito superior
a todas as outras velas. A sensação é que esta vela está um degrau acima de
todas as outras.
E ainda vale destacar, que os pilotos que estavam voando
nesta prova e puxando na frente, possuem um altíssimo nível, e ninguém estava
aliviando...
Como já descrito no relato da prova neste blog, no final da
prova, poucos pilotos estavam na base, liderando e prontos para realizar o
planeio final de 13 km em direção ao gol. Estavam juntos um IP7 pro, IP6,
Enzo1, e o Enzo 2.
Eu estava nesse grupo, e posso afirmar que estávamos todos
muito próximos e enfrentamos praticamente as mesmas condições neste planeio. E
ainda, conversando com o piloto do IP6 e do Enzo 2, me disseram que estavam
acelerando de 70 a 80% de suas velas, e eu também. Fizemos um planeio de 11 km,
acelerados, sem enfrentar praticamente nenhuma turbulência significativa que
nos fizesse tirar o pé, ou alterar a rota.
Sabendo disso, analisei os 4 tracks daquele planeio e pude
comparar a real diferença de performance entre as velas, e consegui uma medida
muito próxima, da real diferença entre as nossas velas, e também medir o quando
o Enzo2 voa a mais que as nossas.
Saímos da base da nuvem com cerca de 2250m, fizemos quase
11km de planeio direto, sem parar, e perdemos cerca de 1200m, até chegar da
maldita bolha, já perto do chão antes do gol.
Os dados são o seguinte:
Altitude de saída: Essa é a altitude em que saímos da base
da nuvem. Foi considerado a mesma linha para todos.(ver imagem)
Altitude de chegada: É a altitude em que chegamos na pequena
bolha antes do gol. Também foi considerada a mesma linha para todos.(ver imagem)
Altitude perdida: Altitude que cada um gastou para percorrer
os 10,8 km de planeio.
L/D: É a razão de planeio que cada um fez nesta transição. Vale lembrar
que o vento estava de través.
IP7 PRO
|
IP6
|
ENZO 2
|
ENZO 1
|
|
ALT. DE
SAIDA
|
2287
|
2253
|
2412
|
2246
|
ALT DE
CHEGADA
|
1085
|
1047
|
1210
|
1055
|
ALTI
PERDIDA
|
1202
|
1206
|
1202
|
1191
|
DIST
VOADA
|
10830
|
10830
|
10830
|
10830
|
L/D
|
9,01
|
8,98
|
9,01
|
9,09
|
Por este quadro, vemos que os planeios absolutos foram muito similares. Inclusive o Enzo 1 aparece com o maior planeio.
Porém, não é somente o planeio que deve ser levado em
consideração, mais também o tempo e distancias percorridas e comparados entre
as velas.
Com relação ao Enzo 2, observem:
IP6
|
IP7 PRO
|
ENZO 1
|
|
ENZO 2
SAIDA
|
-410
|
-721
|
-426
|
ENZO 2
CHEGADA
|
-15
|
-325
|
200
|
Resultado
|
395
|
396
|
626
|
Com estes dados, sabemos que no momento do inicio do planeio, quando estávamos na base, o Enzo2 estava a:
410 metros atrás do IP6
721 metros atrás
do Ip7 pro
426 metros atrás
do Enzo 1
Ou seja , o
Enzo 2 saiu atrás de todos.
E no final
do planeio, pouco antes de chegarmos na pequena bolha, a posição do Enzo2 em
relação aos outros era:
15 metros atrás
do IP6
325 metros
do IP7 Pro
200 metros a
frente do Enzo 1
Com isso,
percebemos que neste planeio, com o IP7 pro, Ip6 e Enzo 2 acelerando a 80 e
70%. O Enzo 2 possui uma velocidade muito superior, alcançando seus
concorrentes , e tirando uma diferença de :
395 metros em relação ao IP6
396 metros
em relação ao Ip7 pro
626 metros
em relação ao Enzo1
Com estes números,
percebe-se que a grande vantagem do Enzo 2 neste planeio, foi a velocidade,
pois apesar de termos realizado praticamente o mesmo L/D, o Enzo 2 tirou uma
boa diferença com relação ao Ip7 pro e Ip6, e ainda ultrapassou o Enzo 1.
Cabe observar
que analisando os track, o piloto do Enzo 1, não acelerou como os outros, por
isso seu planeio foi ligeiramente maior, porém sua velocidade muito inferior.
Provavelmente,
se o Enzo 2 acelerasse somente o suficiente para nos acompanhar, também
afundaria menos e teria um planeio muito superior ao nosso.
É lógico,
que são apenas números, e existem outros fatores que deveriam ser considerados,
linhas de sustentação, pilotagem etc...Mas acredito que é uma situação real de
voo, e o resultado reflete bem o que agente sentiu voando contra o Enzo2.
E independentemente
da polemica gerada pela Ozone, com o Enzo 2. Realmente essa vela é fantástica !
Algumas imagens da comparação dos tracks. As altitudes foram retiradas na linha preta nas imagens.
Inicio do Planeio
Final do planeio
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