segunda-feira, 10 de março de 2014

Sul Brasileiro dia 2

Neste segundo dia de prova, amanheceu com sol, e vento norte, o que gerou uma expectativa de uma melhor condição. A organização, sabiamente agilizou a montagem da prova e abertura da janela, já que normalmente o vento vira no decorrer da tarde. Rapidamente a grande maioria decolou e ficamos mais de 40 minutos na base esperando o start abrir. No decorrer da prova, a condição se mostrou fraca, e assim os pilotos pouco arriscavam, e pequenos grupos foram se formando. Até que um grupo decidiu seguir pelo vale, o o outro pelas montanhas. O grupo que seguiu pelo vale, não encontrou boas térmicas, e acabou ficando preso no vento contra que seguia por toda a primeira metade da prova. Enquanto que o grupo que escolheu a montanha, conseguiu uma boa térmica e seguiu para a prova. Estávamos neste grupo Valdir, Lurdinha, Bafinho, Tonoli, Regi, Ingo e eu. Valdir e Lurdinha seguiam puxando forte na frente o tempo todo, a medida que a condição ia permitindo. Batemos os 2 pilões já com 14 km de contra vento, e restavam apenas 12 km para o fina da prova a favor do vento.
Nessa hora que a prova foi decidida. Lurdinha que estava um pouco a frente, e um pouco mais alto, seguiu pelo vale, no azul, em linha reta para o gol, e eu vi um pompom bem formado a 2 km a minha esquerda. Sem pensar mandei em baixo da nuvem, que não funcionou e morreu, e fiquei lutando para não cair nos restos daquela térmica. O nosso grupo seguiu reto, com Lurdinha liderando e pegaram uma boa termal, na linha reta para o gol, que rapidamente ganharam altura e se mandaram para o planeio final. Eu ainda consegui chegar a tempo, e também peguei aquela termal, mas já bem atrás do grupo. O Lurdinha chegou direto no planeio ao gol liquidando a prova, e os outros tiveram que parar para enroscar no meio do caminho, e com isso eu consegui me aproximar novamente chegando somente com alguns minutos de diferença, e perdi poucos pontos. Nesta prova, quando os grupos se separaram, vi que todos que haviam chego no gol no sábado, estavam presos no fundo do vale com o vento contra.
No meu grupo vi que não tinha nenhum piloto que tinha feito o gol no sábado, então, tomei uma postura conservadora, pois o objetivo era chegar no gol, e conseguir uma boa colocação. A tática deu certo, já que fui o único piloto a fazer o gol os dois dias, e com isso ganhei a etapa.
Parabéns aos organizadores da etapa, ao Jarbas pela prova de sábado, Lurdinha pela prova de domingo, e ao Valdir, por liderar boa parte da prova de domingo. E obrigado ao Meguinha pela parceria, e a minha esposa Leila por me aguentar !
Maiores informações e resultados no site da Federação gaúcha: http://www.fgvl.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário