Algumas fotos da nova Impress 3.
A advance seguiu uma linha oposta a concorrência, e está lançando a sua selete de competição com uma traseira curta.
A justificativa é de que em vôo a selete oscila lateralmente, e com isso uma traseira longa acabaria gerando mais arrasto. Ou seja uma traseira longa como a Gin Genie race 1 e 2, a nova Niviuk Drifter, Avasport Katana, Woody valley XR5 e agora a nova CXc acabaria trazendo mais prejuízos do que benefícios.
A Advance parece estar andando na contra-mão das demais fábricas.
Pessoalmente, não acho que boas seletes oscilem lateralmente a ponto de gerar mais arrasto com a traseira longa.
Se isso fosse verdade, e a selete oscilasse tanto assim, o correto seria também remover a carenagem frontal, pois ela também geraria arrasto.
Muitos já viram, um estudo que um piloto português fez em tunel de vento, onde ele comparou e apresentou resultados numéricos onde várias seletes foram testadas, e seu arrasto foi medido.
O resultado final, foi que a selete que tinha uma carenagem traseira longa, poderia representar até 0,7 a mais de planeio em relação a uma selete comum. Se me lembro as seletes testadas foram Skyline race, Skyline race com carenagem frontal, Airwave ram, Woody valley XR2, e Airwave Ram C ( com carenagem traseira).
Vou procurar, e assim que eu achar esse estudo eu posto aqui.
terça-feira, 12 de julho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Não acredito que a ADVANCE esteja andando na contra mão, muito pelo contrario, ADVANCE demora a lançar suas velas e produtos, e quando lança, sempre vem com grandes novidades e velas que ficam por anos atualizadas. Temos como exemplo o Omega 8, uma revolução em planeio, velocidade e segurança, onde até hoje muitas fabricas buscam desenvolver suas velas na categoria e não conseguiram chegar na segurança do Omega 8. Estou aguardando o Omega 9. Que venham as novidades pra ajudar a desafogar as fabricas que não geram tecnologias e sim buscam sempre estar copiando.
ResponderExcluir