Nesse final de semana aconteceu a 2º etapa do sul Brasileiro de Gaspar. A condição estava fraquíssima, e só deu uma prova na sexta feira que não alcançou os parâmetros mínimos de validação para o Sul Br.
O clube de Gaspar está de parabéns, é um dos melhores clubes do Brasil, e faz todos se sentirem muito confortáveis em voar lá.
Nessa etapa levantou-se novamente um tema bem polemico, e que parece que nunca vai agradar a todos.
Para uma prova do Sul Br valer para o Ranking, no mínimo 5 pilotos tem que fazer 20 km. Por isso a prova de sexta não valeu, pois quem mais fez que foi o Moa de Jaraguá(Parabens Moa !), fez 14 km.
Depois de umas cervejas e discutindo o tema, eu concordo que deve ter um critério mínimo para a validação de uma prova, a media dos 5 melhores pilotos tem que ser igual ou maior de 20km em Gaspar, já era bem difícil, e ainda para essa etapa só foi liberado um Notam com uma área na frente da rampa, em cima dos arrozais, cheios d’agua, e teto baixo, e no contra vento.
Então, talvez fazer 14 km em 1 hora de voo a 500m do chão, seja mais técnico do que fazer 20 km em Tangará a 2000m do chão, com vento empurrando, e essa prova deveria valer, ou não ??
E ainda existe uma outra coisa, agora estamos usando a formula PWC 2009, e ela sozinha já dá um fator de validade para a prova, e talvez não precisaria criarmos esse critério dos 5 pilotos com mais de 20 km.
Então existem 2 lados nessa situação:
1-Um campeonato deve ter mesmo um critério mínimo de validação , e uma prova de 14 km , não poderia valer para o ranking. (E a propósito, ela valeu 900 pontos !!)
2-Já que a prova teve mais de 1 hora de voo, 90% dos pilotos conseguiram sair do start, e realmente foi uma prova técnica, deveria valer para o ranking. E a formula PWC 2009, daria o valor dessa prova, não necessitando desse critério extra dos 5 pilotos media de 20 km.Quem estava lá, sabe que essa provinha de 14 km no contra vento e a 500m do chão serviu para medir algo...
A prova tinha 23km, o critério de 5 pilotos com 20 km , é 90 % da prova, isso não é demais ?
Sendo assim....
Caso concordemos com a situação 1, então não se deve fazer um campeonato sul brasileiro num lugar como Gaspar, e ainda mais com um NOTAM limitado a somente provas no contra vento. Sinceramente eu acho muito difícil validar uma prova lá agora, mesmo com um bom dia de vôo. Se tiver um vento de 20 km na cara da rampa, ninguém faz prova nenhuma. E existem mais lugares assim, como Santo Amaro por exemplo.
Caso concordemos com a situação 2, esse critério deve ser discutido novamente, ou simplesmente não criar critério e deixar a formula PWC 2009, cuidar da pontuação da prova.
E aí ? O que você acha ???
OBS: E no regulamento diz que a prova deve ter mais de 25 km de prova, sendo assimm a prova de sexta seria invalidada da mesma maneirta, já que se descontarmos os raios teriamos menos de 25 km de prova.
segunda-feira, 17 de maio de 2010
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Acho a situação 2 a mais confortável, pois senão, qual a vantagem de existir a GAP?
ResponderExcluirÉ uma pena que não se possa mudar as regras ao meio do campeonato, só resta a torcida para que nos próximos anos esse erro seja corrigido.