quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Piloto destaque: Rafael Mattos !

Fiquei surpreso quando recebi o convite do Ronnie para participar de sua coluna “Piloto Destaque”. Ainda lembro que a pouco mais de dois anos, quando estava correndo barranco abaixo embalado pelos gritos do Prof. Max – LEVANTA A MÃÃÃÃO! - ouvi falar de um piloto que decolou de Campo Magro e pousou em Paranaguá... aquilo serviu de motivação para correr mais, ao menos naquele dia.Durante anos enquanto freqüentava o Anhangava, avistava parapentes e asas passando próximo as vias de escalada, mas nunca me imaginei ou desejei voar, até então tinha a escalada como meu esporte principal. Dedicava-me e participava ativamente de campeonatos nas antigas academias Ciclo Verde e Jaguati. Em setembro de 2006, recebi como forma de pagamento de uma dívida um parapente, história estranha, mas foi assim mesmo que tudo começou. Sem saber pra quem vender e até mesmo quanto valia aquilo, procurei o Sr. Max, antigo conhecido do Clube Paranaense de Montanhismo, e o perguntei por quanto eu conseguiria vender. Foi aí que ele me convenceu a não negociá-lo, mas sim aprender a voar e usá-lo posteriormente. Formei-me em janeiro de 2007 e logo botei aquele velho SOL - Yaris para voar.Desde então, o voo me proporcionou conhecer novos lugares e redescobrir alguns roteiros antigos, fiz amigos, e me descobri em um novo esporte.Em dezembro de 2008 fiz uma viagem ao Chile exclusiva para treinar e curtir o parapente. Ao retornar iniciei 2009 com o desejo de estar mais ativo. Assim, junto com outros amigos assumimos a FVLP, onde venho cuidando da parte financeira.Este ano, voando com um NIVIUK – Artik (DHV II), estou correndo os campeonatos Paranaense e Sul Brasileiro, ambos em andamento, e venho conseguindo bons resultados, estando em 4° lugar geral no Paraná, e 2° na categoria no Sul Brasileiro.Guardo na memória inúmeros voos que com certeza são inesquecíveis, como a primeira vez que saí da Cordilheira do Santana pro cross, as vezes que nostalgicamente cheguei voando no Anhangava, os voos do deserto do atacama, mas com certeza a maior emoção senti em Terra Rica, na etapa do campeonato paranaense deste ano, quando matei a prova chegando a frente de pilotos que respeito e admiro muito por tudo o que voam e representam para o esporte no Paraná.Para 2010, pretendo correr o Campeonato Brasileiro na integra, e para isso planejo trocar de vela ao final deste ano, deixando agora a intermediária de lado e me aventurando de performance. Espero obter experiência voando ao lado de muitos que até hoje só ouvi falar, e por que não, obter bons resultados!


Tibagi


Geoglifos - Chile


Alto Hospício - Chile



Ihla do Mel

Nenhum comentário:

Postar um comentário