Aviso da SOL sobre a visita que iria nos fazer aqui em Curitiba.
Por questões meteorológicas, o evento em Curitiba deste final de semana (Cordilheira e Palha), será cancelado sendo transferido para a data de 20 e 21 de outubro.
Aviso da SOL sobre a visita que iria nos fazer aqui em Curitiba.
Por questões meteorológicas, o evento em Curitiba deste final de semana (Cordilheira e Palha), será cancelado sendo transferido para a data de 20 e 21 de outubro.
Curiosidade :
Voces sabiam que o recorde de altitude de planador foi realizado na Argentina com 15.453 metros de altitude e os pilotos tiveram que utilizar roupas pressurizadas e oxygenio?
E o recorde mundial de distancia está em 3.008 km , voo também realizado na america do sul.
Como eles fizeram esses vôos ?
Utilizando ondas de lift a altíssimas altitudes geradas por regiões montanhosas....
Interessante né ?
Acabou nesse final de semana o campeonato europeu de parapente.
Arrisco a dizer que esse evento é o de nivel técnico mais alto do mundo. Inclusive mais alto do que um mundial por exemplo. Isso se deve porque num mundoal, são poucas vagas por países, então só vão poucos top pilots de cada país. E em um europeu vão mais top pilotos de cada pais da europa.
É impressionante ver por exemplo o alemão Andreas Malecki que é conhecidíssimo chegar em 60°, ou ver o atual campeão mundial o frances Charlex Cazaux em 27° ou ainda o atual campeão do PWC Peter Neuenschwander em 44°. Isso mostra como um campeonato desse nível é dificílimo.
O campeão europeu de 2012 é bem conhecido nosso aqui do Brasil, o Bulgaro Yassen Savov, conhecido pela sua maneira extremamente agressiva de voar e pisar no acelerador o tempo todo. Como vice campeão o espanhol Xevi Bonet, recem contratado da Niviuk que até a metade do campeonato estava liderando solitariamente com o Icepeak 6 entre tantos Enzos. E pra falar a verdade essa supremacia da Ozone já está dando no saco...quando que voltaremos a ter concorrencia entre as velas de competição ?
Mais detalhes em :
Algumas fotos muito maneiras em:
Inclusive, tem umas fotos da nova Woody Valley XR6....
Nessa última semana aconteceu a última etapa do campeonato brasileiro de 2012 em Araxá –MG
Esse ano o campeonato aconteceu em Setembro, que tradicionalmente é a melhor época para se voar lá.
Tivemos cerca de 80 competidores inscritos, onde eram 33 velas de competição, sendo 18 Ozones Enzo, 11 Icepeak 6, 2 Boomerang X e 2 Swing Core 2. Nunca houve um campeonato nacional com tantas velas de competição reunidas e o nível técnico desse pessoal também foi muito forte.
Destaque também para os Skywalk Cayenne 4(EM C) que estavam andando todo dia junto com a turma da frente. Os pilotos dessas velas estavam muito consistentes e pisando fundo no acelerador todos os dias. Os pilotos com velas de competição que vacilavam, eles passavam por cima.
Dentro da turma que estava brigando pela ponta, tiveram destaques Frank, Bigode, Alfio e Horn, que voaram consistentemente todos os dias e provaram que estão um degrau acima dos outros pilotos.
Também merecem destaque, os pilotos Érico, e Rafael Barros(ambos de Icepeak 6)e Gustavinho , que estavam voando muito rápido, e de forma agressiva e foram muito bem. O Érico provavelmente era o mais rápido de todos nos planeios. Por diversas vezes vi ele puxando e se distanciando da turma.
Aqui do Paraná, destaques para o Deonir e Mega. O Deonir é um piloto muito experiente, sempre presente nos campeonatos, e esse ano se sentiu confortável em voar com uma vela de competição, e o resultado foram 3 grandes provas com ele chegando nas cabeças. Já o Mega, que também é experiente, desde o ano passado resolveu investir e treinar muito, e também voou muito forte lá em Araxá, e está melhorando a cada vôo.
Minha participação foi longe de corresponder as minhas expectativas, tive alguns erros de pilões, um reserva de um amigo no 2° dia, e muita desconcentração. Tentei dar o meu melhor, mas mesmo assim não fui bem. Fica pra próxima... J
Ter a chance de poder voar com os 30 melhores pilotos do Brasil, em uma condição igual a de Araxá é uma oportunidade única, e em termos de aprendizado para mim foi excelente.
Com relação as velas, além do skywalk Cayenne 4, que foi o destaque absoluto dentro da categoria Serial e Sport, tivemos dentro da categoria open uma clara visão comparativa entre as velas (Enzo, Icepeak 6, Core 2 e Boomerang X)
O Enzo, ainda é a vela que tem mais rendimento, porém demanda de mais pilotagem.
O Icepeak 6 provavelmente é a mais equilibrada, deu pra ver na pilotagem dos outros pilotos que ela é uma vela fácil de voar, e tem um giro mais fechado e plano. Também percebi que apesar de ela afundar um pouquinho mais que o Enzo, ela parece ser mais rápida e estável com o acelerador no talo. Em condições consistentes e fortes, essa vela talvez leve alguma vantagem pela estabilidade e velocidade.
Já o Core 2 da Swing e o Boomerang X da GIN, parecem ser uma vela também fácil de voar, porém com performances abaixo das duas acima em todos os aspectos.
Foram 7 dias de provas, com 6 Gols, e a única que não teve gol a turma fez 110 km. Ou seja foram só voassos.
Certamente, se somarmos tudo, foram mais de 100km a full speed. Em todas as provas, quando faltavam 15 ou 20 km para o Gol, a turma acelerava tudo o que dava atravessando turbulências e termais no caminho. Foi adrenalina pura !!
Com relação aos reservas, acho que foram todos normais.
-Um amigo tomou um front na térmica mais turbulenta do campeonato, a vela twistou 3 vezes, e ele sabiamente mandou ver no reserva. No mesmo dia, tivemos um enrosco entre 2 velas já relatado nas listas, e também no mesmo dia, outro piloto na reta final para o gol a full speed atravessando térmicas tomou uma vaca e mandou o reserva.
No último dia, também tivemos mais um reserva, de um piloto que estava brigando pelo titulo da etapa, que levou uma assimétrica e ficou com a orelha engravatada. E após varias tentativas não teve outra saída a não ser lançar o reserva também.
A organização foi outro destaque, o clube de Araxá, representados por Bruninho e Nasser fizeram tudo do bom e do melhor para nós. No resgate o Samuka também coordenou com muita energia e agilidade. China como juiz geral também demonstrou confiança e maturidade. E o Zenilson ágil e fácil de lidar como sempre.
Parabéns aos Campeões, Bigode(Campeão da etapa) e Frank(10x campeão brasileiro)
Enfim, foi uma chance de ouro poder ter participado da melhor etapa de um brasileiro de TODOS OS TEMPOS !