segunda-feira, 23 de março de 2015

1° Etapa CCP 2015 - Jaraguá do Sul-SC

Time do Paraná(Tesão piá !)

Nesse final de semana rolou a 1° etapa do CCP(Campeonato Catarinense de Parapente) 2015 em Jaraguá do Sul-SC.

A previsão não era das melhores, e muita gente não foi pois não acreditou que iria dar voo.
No sábado, foi montada uma prova com alguns pilões no vale, e a condição estava muito boa. Todos no ar, surfando pela base esperando o start. Porém logo no inicio da prova, a comissão de prova decidiu cancelar a prova pois havia um CB nas proximidades que poderia complicar o vôo.

Mesmo assim deu voo por muito tempo, e a turma aproveitou para voar a tarde toda. E o CB só chegou no final de tarde, e trouxe muita chuva.
Já no domingo, o tempo amanheceu nublado, e com muita umidade, por causa da chuva de sábado. Alguns nem quiseram subir o morro não acreditando na condição.
A nossa turma do PR, também não acreditou que poderia rolar prova, e resolvemos decolar para fazer um voo já cedo, enquanto a condição estava boa para um vôo local. Vários pilotos decolaram mesmo esperar pela definição do cancelamento do dia pelo juiz geral da competição.

Quando já estávamos prontos para decolar para o prego, a comissão se reuniu para decidir a prova do dia. E esperamos para ver o que seria feito. Foi decidido uma prova de 32 km, com pilões a frente do morro.

Decolamos cedo, e conseguimos nos posicionar na base e esperar o start. Enquanto outros não conseguiram subir e tiveram que buscar a termal mais a frente.

Já no inicio do vôo, eu, Marcinho e Rangel saímos a frente, com boas termais e altura. Mas logo a frente a turma nos alcançou e voamos juntos por um tempo. O legal foi ver a turma do Paraná em peso neste primeiro pelotão : Rangel, Meguinha, Estevão, Kauan com o Mega logo atras...

Conforme avançávamos na prova, o tempo foi nublando ainda mais, e deixando as termais fracas.
E já no pilão J27(12km da rampa no contra vento) foi onde as coisas foram decididas. cada um teve que tomar sua decisão, pois ficamos baixos, e sem termais.
Uns entraram no modo sobrevivência e escolheram enroscar no zerinho... mas o vento contra os afastou mais do pilão, e outros preferiram dar o tiro de misericórdia e atacar o pilão...
Todos no chão..... foi bom enquanto durou.

Cerca de 50 minutos depois, mais duas velas ainda estavam voando, eram Mark e Olivio, que pegaram outra condição e conseguiram bater os pilões seguintes, mas não fizeram o Gol também.

O Olivio, deve ter ficado a uns 6 km do gol vencendo o dia, mas acredito que deve ter errado algum pilão, e seu voo foi marcado somente ate o km 14. E Mark fez 19km.
Falando assim, parece que foi pouco, mas existem dias que é muito mais difícil fazer 15 km, do que 80 km em outros locais....

No final, o grande vencedor foi o meu amigo Mark Marquito, de Pomerode, seguidos do Olivio e Eu.
Grande destaque para o lifteiro do morro do Boi, Rangel(Chilli3) que venceu na categoria Start, e ficou em 3° na Sport.

RESULTADOS GERAIS AQUI !

Mas os PARABÉNS são para a comissão de segurança, que acertadamente cancelaram a prova de sábado, e a comissão técnica que acreditou na condição de domingo e montou uma prova, mesmo com a grande maioria sem acreditar que rolaria um bom voo.
E em nome do time do Paraná, obrigado a organização da etapa, e aos membros do JCVL, pela excelente recepção. Tinha muita gente daqui que ainda não conhecia Jaraguá, e ficaram apaixonados pelo local.

E até Pomerode na etapa de 18 e 19 de Abril.
                                       Galo Véio de vela nova !

quinta-feira, 19 de março de 2015

Palha - Paranaguá - 95km

Provavelmente este foi o vôo mais inusitado que fiz. Decolando do Palha, sentido Anahangava, passando pela serra do mar, pico Marumbi, enroscando a 2400 em cima de Morretes, e pousando em Paranaguá.
Condição raríssima de se pegar aqui em Curitiba, pois o vento tem que estar de Oeste o tempo todo.

No sita Doarama é possível darmos replay no tracklog, e visualizarmos o nosso vôo em 3D.

Simplismente demais !

Clique aqui para ver o replay



Na imagem, estou enroscando a 4m/s em cima do Anhangava, já com o Marumbi ao fundo.


Tracklog do vôo no XcBrasil http://www.xcbrasil.org/flight/1232

domingo, 15 de março de 2015

ACELERA !!




As vezes alguns amigos e ex alunos me perguntam como se faz para acelerar a vela. Qualquer piloto com um pouco de coragem consegue simplesmente meter o pé no acelerador, e acelerar a sua vela. Mas eu não acho que seja tão simples assim.Este tipo de piloto que soca o pé no speed bar, normalmente não consegue ter um bom rendimento, e eventualmente leva alguns colapsos, ou não consegue manter a vela acelerada por muito tempo.Ainda falando sobre este tipo de aceleração ''grosseira'', na minha opinião está longe de ser a forma correta. Pois esta aceleração brusca, acaba gerando pêndulos, e estes levam a um mal rendimento, pois o piloto tem que ficar corrigindo os avanços da vela durante os pêndulos, ou pior ainda, quando acabam ocorrendo colapsos por consequência dos pêndulos, e correções incorretas.Desde que comecei a voar de parapente, sempre treinei muito acelerar a vela, e inclusive já conversei muito com pilotos TOPs como Bafinho, Samuka, Serginho e Frank, que me passaram muitas dicas sobre este assunto.Cada um deles possui suas técnicas e conceitos sobre isso, e eu acabei desenvolvendo a minha técnica, que agora compartilho com os amigos.Acho que a primeira coisa que temos que  temos que ter em mente é que não estamos pilotando uma moto 1100cc, ou um Camaro de 406CV de potencia, não adianta socar o pé e esperar que a vela responda imediatamente. Quando pisamos no speed bar, a vela demora e precisa de um tempo para''embalar'' e ganhar velocidade.Por segundo, acredito que a principal preocupação que devemos ter neste processo, é NÃO gerar pêndulos.O maior erro cometido pelos pilotos, é que ao acelerar bruscamente acabam gerando pêndulos, que vão ficando difíceis de administrar a medida que ganhamos velocidade.Então, o processo de aceleração deve ser progressivo, harmonioso, de tal forma que não sejam gerados pêndulos.Uma aceleração que não gere pêndulos, é muito mais fácil de administrar, mais eficiente e nos dá muito mais rendimento.A seguir, direi a minha técnica que uso para acelerar. Mas isso não quer dizer que seja a correta. Cada piloto deve treinar, conversar com outros pilotos, e desenvolver a sua própria técnica.Aí vai:1-Ao sair da térmica, ou lift antes de iniciarmos um planeio de transição, normalmente estamos com a vela freiada, com uma leve pressão em ambos os freios, seja para diminuir o afundamento, ou para segurar a vela na turbulência. Então, o inicio do processo de aceleração, é liberar os freios lentamente e deixar a vela criar velocidade e estabilizar.2-Depois de estabilizada(sem pêndulos), devemos iniciar uma leve pilotagem pelos tirantes( B ou C dependendo da sua vela). Esta pilotagem torna possível evitar pequenos avanços e ainda controlar a trajetória da vela, sem atuar nos freios.3-Somente agora é o momento de começar a atuar no speed bar. É importante dizer que o acelerador deve estar regulado, simétrico, e devemos ter muita intimidade com ele...4-Ao pisar no speed bar, devemos continuar com a pilotagem pelos tirantes, e também manter a preocupação em não gerar pêndulos. Por isso este movimento deve ser progressivo, continuo e suave, até chegar ao ponto que você deseja acelerar.5-E quando chegar ao ponto desejado, continuamos com a pilotagem pelos tirantes, até quando possível.É importante dizer que a pilotagem pelos tirantes não substitui os batoques. então quando a condição fica turbulenta, volte a pilotar pelos batoques novamente. E quando a turbulência passar, reinicia o processo de aceleração novamente.

Bons treinos e acelerações !

quinta-feira, 12 de março de 2015

AIR DESIGN - PURE 2

A Air Desing enviou para certificação a sua nova vela D, o Pure 2.

Para quem não sabe, a Air Desing é basicamente formada pelo ex projetista da UP Stephan Stiegler, ex campeão do mundo de parapente, e responsável por grandes velas (Trango, Summit, Kantega, Targa) Velas que inclusive ganharam por 3 vezes o PWC, em seus dias de glória e Martin Gostner, ex gerente Airwave.

Eu voei em muitas velas UP, e no seu DNA, estão características como: Velas firmes, comandos mais pesados, excelente planeio. Essas características sempre foram da UP.
E com a Air design o DNA continua, com suas velas seguindo as mesmas características das antigas velas da UP.
Eu tive a chance de voar um pouco com o Airdesign Pure, e fiz grandes voos. Inclusive o recorde paranaense de Xc é com esta vela.
Muito planeio, estabilidade, e facilidade de pilotagem são as características desta vela.

E agora, depois das novas regras de homologações, parece que as fabricas estão novamente retomando os projetos para as velas EN D. E uma grande expectativa existe sobre o novo Pure 2, que está em homologação.

Eu confio muito nos projetos do Stephan, e se eu estivesse para comprar uma vela D, certamente levaria em consideração este lançamento. Esta vela vem para bater de frente com Mantra 6 e Boomerang GTO 2.

terça-feira, 10 de março de 2015

segunda-feira, 2 de março de 2015

2 LINERS !

Desde o início das velas 2 linhas, já voei com o 1° TR2 2010, TR2 2011, Enzo, IP7 Pro e agora o Boomerang 10.

Cada uma delas tem suas características, boas e ruins:

-Sol TR2 2010, é a 1° vela 2 linhas da sol, eu recebi a minha enquanto estava no time da Sol. Esta vela era a principal concorrente do Ozone R10. Por vezes ela era de dificil pilotagem, e com o tempo, aparecia um vinco no extra dorso bem característico. Era uma boa vela, mas ainda um nivel abaixo do R10.

-Sol TR2 2011, após mais alguns protótipos, a Sol acertou o projeto e lançou a nova versão do TR2, que apesar de visualmente bem parecida com a primeira versão, em voo era uma nova vela completamente diferente. Muito mais fácil de pilotar, muito mais estável, com melhor planeio, e não apresentava mais o vinco no extra dorso. Essa vela batia de frente contra o R10, e inclusive contra os R11. A minha era uma XL, pra 118kg, e eu voava com 123kg. A vela voava muito bem, e acelerado parecia uma asa delta. Ainda tenho a minha, que está em ótimo estado, e toda vez que voo nela, pouso feliz.
Com essa vela fui vice campeão brasileiro na etapa de Tangará 2011. Nessa etapa alguns pilotos de R11, vinham me perguntar se esta vela era diferente das outras, pois estava planando muito.
Inclusive, acredito que esta vela passaria na nova homologação CCC, e seria competitiva contra as principais velas do mercado. Seria muito legal ver a SOL forte novamente nas competições. Ary homologa o TR2 Expedition aí pra Nós !!

-Ozone Enzo, esta vela nasceu as pressas, devido a proibição das velas Open. O Enzo, nada mais é do que o R10, com um set de linhas mais ''cabrado'', e acelerador curtinho. Muita gente diz que devido a isso, ele tem tendências de stall. Eu nunca tive problemas deste tipo com esta vela. Talvez a principal característica do Enzo, seja a flutuação. Esta vela consegue converter em altura salva, qualquer tipo de bolhinha que encontra. Em condições fracas, ela é excelente. E devido ao acelerador curtinho ela só tem 2 velocidades.... ou é 100% acelerado, ou 0% hahaha

Niviuk IP7 Pro, esta vela vem da 2° geração das velas 2 linhas EN D. Desde o 1° voo que fiz com ela, senti muita confiança, e muita facilidade em pilotar e acelerar. Dentre todas elas, provavelmente é a que gira mais fechado, e é a mais fácil de pilotar em condições fortes. Da mesma maneira, é a que se mantém mais estável em voo acelerado, inclusive em turbulências. Talvez esse seja o grande ponto forte dessa vela, pois como ela é mais facil de pilotar e estável, o piloto consegue ter mais performance, pois não precisa aplicar tanto input de comandos, e nem aliviar muito o pé do acelerador.

Gin Boomerang 10 , Esta vela pertence a nova geração de velas CCC (Civl Competition Class) Ainda fiz poucos vôos com esta vela, mas ela me parece superior a todas as outras em todos os quesitos. Velocidade, afundamento, estabilidade, voo acelerado, comandos precisos. A sensação de facilidade e estabilidade lembra muito o IP7 pro, só que ela não mexe tanto. Neste ponto ela se parece mais com o TR2 2011, que é bem firme. Ainda preciso fazer mais alguns voos para me adaptar mais, mas até agora eu estou muito satisfeito com o B10.

 No último mundial da Colombia, foi a única vela que finalmente se equivaleu aos Ozone enzo 2. Segundo relatos de pilotos que estavam lá, o B10 é inclusive um pouco mais rápido que o Enzo 2.

Na minha preferencia seria:

1° Gin Boomerag 10
2° Sol TR2 2011
3° Niviuk IP7 Pro
4° Ozone Enzo
5° TR2 2010



Sul Brasileiro em Tibagi - PR

Minha bateria acabou, e só consegui gravar 40 segundos do Sul Br de Tibagi...

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Algumas imagens do Sul Br em Tibagi-PR

Imagens feitas pelo meu amigo Marcinho, de Jaraguá do Sul !

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Prova 1 sul br de Tibagi

http://www.fvlp.com.br/news/resultado-previo-csbp-task-1-open

Sul Brasileiro de Tibagi !



Neste final de semana rolou em Tibagi-PR a 1° etapa do campeonato regional mais tradicional do Brasil, o Sul Brasileiro 2015.
Mesmo com muita chuva durante vários dias, e a previsão ruim, muitos pilotos dos 3 estados do Sul compareceram para prestigiar a etapa.

A previsão era de chuva para sábado, e o sol apareceu com um vento nordeste um pouco forte, e prova montada de 36km´s.
Muitos decolaram e esperaram a condição no lift do Jacaré, e a prova já se definiu pouco antes do start, onde alguns pilotos se posicionaram a direita do morro, e pegaram uma boa termal onde colocaram base e sairam para a prova.
Com o forte vento, e boa condição, a prova foi completada em pouco mais de 30 minutos.
O vencedor do dia foi o nosso paranaense Deonir, que estava de vela nova e sanguenozóio, e ficou bem posicionado para dar o bote no planeio final e superar seus adversários. Neste dia 13 pilotos completaram a prova.

Na prova de domingo, com a previsão bem melhor, foi montada uma prova de 46,2 voados. Logo após a abertura da janela, alguns pilotos decolaram e conseguiram subir e se posicionar para realizar a prova. E logo após esse 1° ciclo, o vento virou não permitindo a decolagem de muitos.
Mesmo assim a prova seguiu para quem estava no ar, em ritmo de campeonato brasileiro. Base a 2600, e termais de até 6m/s por toda a prova.
No final, conseguimos voar até a beira do Canion Guaterlá, onde entrou um forte vento de Leste(contra) que nos derrubou a somente 3,5 km do gol.
Seria mais fácil fazer mais 30km voltando para Tibagi no caudal, do que realizar a última perna de 8 km de contra vento....Mas mesmo assim foi um belo voo, com muitas trocas de posições... aceleradas...longos planeios... e ótimas térmicas. Os vencedores deste dia foram Rogerio Tonoli e Eu mesmo que conseguimos esticar ao máximo o planeio final no forte vento contra..


No final, o grande( tá, não tão grande assim, pelo menos na altura) o nosso amigo Deonir de Cascavel, que matou o 1° dia, e no 2° apenas se manteve com os lideres.

Resultados gerais em: http://www.fvlp.com.br/noticias.php?y=2015&m=2

Parabéns ao campeão Deonir, a toda equipe da FVLP, e a todos os pilotos que tiveram coragem em se deslocar centenas de KM´s para prestigiar o evento.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Workshop - Técnicas de Competição - XC e pilotagem de performance.

Hoje irei realizar um Workshop sobre técnicas de competição, vôos de Xc e pilotagem de performance para parapentes.
A idéia é repassar e discutir as técnicas, e conceitos que desenvolvi voando em competições e vôos de XC em 18 anos de vôo livre.
O workshop será realizado na Escola de Voo Livre Vento Norte, dos meus amigos Márcio e Kauan em Curitiba-PR. São somente 15 vagas, que esgotaram-se em poucos minutos.

Alguns assuntos abordados:
 
-Estrutura de competições
-Uso de softwares de vôo(Lk8000, XcTrack)
-Estrategias de competição(iniciantes e avançado)
-Posicionamento e seleção de pelotões -Avaliação e objetividade no vôo
-Geradores, térmicas e gatilhos
-Como voar rápido(avaliações, decisões e pilotagem)
-Como avaliar e abordar uma térmica
-Como e quanto devo acelerar?
-Técnicas avançadas de aceleração
-Pilotagem de rendimento

Estou com grande expectativa sobre esse workshop, e espero que todos consigam absorver algo que os faça evoluir no vôo.

CPP 2014 - Etapa Tibagi-PR

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Zé Maria.......

Hoje faleceu meu amigo Zé Maria.

O Zé Maria é um piloto de asa de Florianópolis, que segundo os relatos, em um pouso na Lagoa da Conceição, na aproximação...teve um grave acidente. Não se sabe direito ainda se a asa entrou em stall de ponta de asa por falta de velocidade, ou se a curva foi a baixa altura e a ponta enroscou no chão.
O acidente foi neste final de semana, e o Zé lutou até hoje, e não resistiu.

Estou triste... muito triste e sinto pela família e amigos do Zé.

Pra mim, de certa forma o Zé é como um ídolo. Quando eu estava aprendendo a voar, com 13 anos em 1996, fomos com meu pai e meu irmão a santo amaro realizar alguns vôos, e vi o Zé se preparando para decolar com sua Klassic, e vestindo um monte de jaquetas e luvas em um sol de mais de 40°... não entendi aquilo e achei que eles estavam loucos. Quando decolaram, vi ele desaparecer no céu e indo pra extratosfera. Foi a 1° vez que vi alguém estampando daquele jeito....no final de tarde dei meu prego, e só depois disso eles pousaram. Tinham voado a tarde toda naquela condição, e eu fiquei maravilhado com aquilo.

No ano passado, eu voai de asa no Catarinense e tive a chance de me encontrar com ele, que inclusive elogiou a minha decolagem que eu tinha feito naquela oportunidade. E eu retribui, contando essa historia toda, e ele ainda lembrava daquele vôo. Foi muito legal.

Inclusive eu já tinha contado esta história aqui no blog, onde o próprio Zé fez um comentário bem legal..
http://asaronnie.blogspot.com.br/2013/02/contos-e-causos-de-santo-amaro.html#comment-form

Uma pena, um piloto experiente como o Zé partir deste jeito, e isto nos faz pesar que não importa o quanto experiente nós somos...toda a prudência é pouca...


segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

3° etapa do Campeonato Paranaense em Tibagi-PR

Neste final de semana rolou a 3° etapa do campeonato paranaense de parapente em Tibagi-PR. A previsão era de bons voos nos dois dias, porém no sábado o vento estava nordeste forte, e o céu ficou com mais de 80% de cobertura de nuvens. Foi decidida uma prova de 41 km, sentido reserva com decolagem do Jacaré.
Como o vento não baixava, e o sol ainda estava tímido, a organização alterou a prova para 27 km, para aumentar as possibilidades de uma boa pontuação. Janela aberta, ainda nublado, mas já com o vento mais tranquilo.
Decolaram Curruira, Junior e Rafa cabelo, que imediatamente colocaram na base. Decolei logo em seguida, e também consegui subir com facilidade. Já a turma que veio depois, perdeu o bonde, e teve que aguardar no lift do Jacaré o próximo bonde passar. Nisso o Meguinha também conseguiu subir e juntou-se a nós.
Com o vento forte, e ainda nublado, saimos para a prova, de forma bem conservadora, sem arriscar muito, pois o teto estava baixo, e as termais fracas ainda. Rafa Cabelo saiu na frente, mostrando o caminho para nós, e o vôo ficou fácil. Em 40 minutos chegamos ao Gol. Rafa cabelo(Mantra 4) venceu o dia, Meguinha em 2°(IP6) e eu em 3°( Gin Carrera). O Júnior estava junto, mas ficou se enrolando em termais muito fracas e acabou ficando na reta final ao gol. Logo que pousamos, o céu abriu, e começaram a chegar os demais pilotos. Kauan(Chilli 3) Sr Márcio(Lotus), Jhon( Cayenne4) Sildomar(Delta2), Ezequiel(Mentor4), Daniel Farpado(Cayenne4) também chegaram no gol, relatando termais de 5m/s. Foi uma festa geral no gol.

Muito bom uma etapa do paranaense com vários no gol, e outros pelo meio do caminho com bons voos também. Já no domingo, o vento estava mais fraco, e com muito sol, o que levou a organização a crer que o vôo seria no Comuna( NO) já que tradicionalmente em Tibagi, amanhece nordeste e o vento vira para noroeste. Foi montada uma prova de 32 km, mas o vento não virou como esperado, permanecendo o dia todo de nordeste mesmo, impossibilitando que uma boa prova acontecesse. Eu ainda tentei um voo na abertura da janela, mas preguei. O Meguinha também tentou e conseguiu subir e completou a prova do dia.
E não houveram mais decolagens, pois o vento estava muito lateral, invalidando a prova do dia...

O grande Campeão da etapa, foi o Rafa Cabelo, seguidos de Meguinha e eu. Tá.. e se o Kauan pode voar de B, eu também posso e fui campeão da Fun com o Gin Carrera. Parabéns aos organizadores, FVLP, CVLCG, e voluntários.
E um especial obrigado ao resgate que foi me buscar em uma roubada no domingo e ao amigo Ernest assombroso que me emprestou seu Gin Carrera para voar nesta etapa. E até a próxima etapa em Fevereiro em Japira no Carnaval.

Em breve um videozinho da etapa. E desconsiderem os erros de portugues, pois este texto foi escrito no celular ;-)

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Tempos idos que não voltam mais...

Subindo o morro do Palha com a minha antiga Brasília !

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

457 km em um ENC decolando de Tacima-PB

No último dia 25/10 o Tcheco Karel Vejchodsky em um Gradient Aspen 5 ENC, realizou um incrível vôo de 457,73 k decolando de Tacima na Paraíba.

Link do vôo em :
http://www.xcontest.org/world/en/flights/detail:charlie/25.10.2014/09:41

A maior marca voada decolando de uma rampa até hoje é dos pilotos Olympio, Samuka, Ceceu e Frank e Hernan Pitoco com 462 km. Este voo foi realizado em uma ''parceria'' dos 5 pilotos em vela de competição.

O que chama a atenção neste vôo do Karel, é que foi realizado em uma vela C, voando sozinho. Será que era dia de recorde mundial ? Acredito que sim...

E na asa delta, os melhores vôos realizados no Brasil, também foram realizados em Tacima, com 531km.

Os maiores vôos do Brasil !
http://xcbrasil.com.br/tracks/world/alltimes/brand:all,cat:0,class:all,xctype:all,club:all,pilot:0_0,takeoff:all&sortOrder=LINEAR_DISTANCE

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

domingo, 19 de outubro de 2014

Desafio Sudeste Cambuquira 2014

Minha bateria acabou... foi só o que deu pra filmar...

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Desafio Sudeste - Prova 2

No domingo rolou a 2° prova do desafio sudeste em Cambuquira-MG. Novamente muito sol, e a condição parecia estar mais redonda do que no dia anterior.

Prova de 74km de triangulação montada, e janela aberta. Quem estava mais vivo, aproveitou a boa condição para decolar logo cedo, já que o teto estava bem alto(3400) e o start era a 5 km da rampa. Então demoraria um bom tempo até se posicionar de acordo.

Muita gente demorou a decolar, e o vento virou, dificultando muito a decolagem, e alguns inclusive desistiram por razões de segurança.

Com relação  prova, estava bombando muito, teto alto e vento fraco, permitindo que agente voasse mais rápido ainda do que sábado. E para ajudar, os pilões eram de bate volta, então os mais rápidos, tinham o caminho de volta, marcado pelos os que ainda estavam indo. E assim a prova ficou relativamente fácil.. com varias bases formando-se, e as termais marcadas por velas que estavam no percurso da prova. Um verdadeiro passeio...

Com todos andando juntos, a prova foi decidida nos 25 km finais, onde alguns seguiram em linha reta para o último pilão, e eu e Edno(Pirapora-Boomerang X) acreditamos em uma nuvem um pouco fora da rota. Corremos algusn kms por baixo dela, subindo a +5m/s... o que nos deu uma boa vantagem em altura sobre os demais.

Já na reta final para o Gol, eu consegui ficar uns 300m acima da turma, e assim administrar a vantagem sobre o meu maior concorrente no momento o Gustavinho, já que o Bruno não estava entre nós. Marquei a última térmica e garanti uma boa altura para completar a prova, e quando Gustavinho se aproximava da termal, eu segui para o gol, já que provavelmente ele teria que dar algumas voltas para ganhar a altura para seguir ao gol, e assim tentar reverter a vantagem de pontos que ele tinha sobre mim da prova anterior.

Nesta 2° prova, Erico chegou na frente, mas o Edno matou a prova,  pois teve mais pontos de liderança com Rafa Barros em 3°. Eu cheguei apenas algusn segundos atras em 4°, assim garantindo o 1° lugar Geral do Desafio Sudeste.

Resultados de sábado:

Resultados de domingo:

Resultados Gerais:

No desafio Sudeste, o Paraná levou a melhor ;-)

Parabéns aos organizadores, ABVL(Chico santos), Clube do Piripau(Tiago) E Rafaela(Porprietária da Rampa).
E obrigado, aos meus parceiros, Ernets, o assombroso, Bittar, o amoroso do foguetinho virtual e Mega ! A viagem foi longa, mas valeu a pena !

sábado, 11 de outubro de 2014

Desafio Sudeste de Parapente - Cambuquira

Hoje rolou a primeira prova do desafio sudeste promovido pela ABVL e o clube de Cambuquira.
Muito sol clima seco e 120 inscritos. A decolagem estava extremamente exigente pois o vento oscilava muito de direção e as térmicas na cara da rampa estavam muito fortes. Foi assustador de ver alguns decolando.
Eu amarelei e não quis decolar logo no inicio...aguardando a alucinação da turma diminuir...e a rampa esvaziar para um decolagem mais segura. Muitas termais fortes e turbulentas no start...e tivemos 2 reservas. A condição estava chupa cabra.
Com isso me atrasei muito no start...que era de 5 km da rampa... Claytim e eu iniciamos um voo de recuperação e fomos passando  turma por baixo...ate chegar na turma da frente já na metade da prova...Com a condição já mais redonda e teto de 3500...estávamos embalados e seguimos num forte ritmo ate o final. Onde a decisão... E conhecimento para voar nas melhores linhas fizeram a diferença. Já com 23 km do gol..o aparelho mostrava que chegaria com 700 m no gol...E iniciei o planeio final mesmo bem longe do gol....a condicao continuou funcionando...e não paramos mais para girar....e somente surfamos as linhas o mais rápido que deu.
O carioca Bruno Will chegou em primeiro....mas seu GPS deu pau e ele perdeu o arquivo do voo. Eu cheguei em 2°logo atrás...e o mineiro Gustavinho em 3°.
No final, o Gustavinho matou pelos pontos de liderança... Já que eu amarelei na decolagem e atrasei no start..voando atrás durante a primeira metade da prova.
No final 51 pilotos fizeram o gol numa prova de 63 km com uma condicao super turbulenta no começo da prova.
Aqui do Paraná, o Meg também fez o gol, e Ernets e Bits Air também fizeram um bom vôo.
Link do voo http://xcbrasil.org/flight/114133

Resultados em:http://www.abvl.com.br/compes/competicao-8/RESULTADOS/Open-20141011.html

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Skywalk - Cayenne 5

Cayenne 5, somente em meados de 2015...

.

Ozone - Exoceat

Exoceat é a nova selete da Ozone.
A promessa da ozone, é desenvolver uma selete tão revolucionária, quanto ao BBHPP, que foi a vela que deu origem ao R10, e reformulou o conceito de velas de competição com os 2 linhas.

Ok, a selete deve ser boa, super aerodinamica, mas é super pesada, e convenhamos, feia pacas..hehe

Segue um videozinho:


terça-feira, 7 de outubro de 2014

Velas da Copa Sudeste em Cambuquira

Neste final de semana vai rolar a Copa Sudeste em Cambuquira. Já são 117 pilotos confirmados. E pela lista de inscritos, dá pra ter uma idéia de como está o mercado de equipamentos(pelo menos para o nível intermediário ao competição).

Equipamento
[B] SKYWALK-CHILI 3 14
[C] SKYWALK-CAYENNE 4 14
[D] NIVIUK-ICEPEAK 7 PRO 7
[D] OZONE-ENZO 7
[C] SOL-SYNERGY 5 5
[B] SOL-ELLUS 4 4
[C] BGD-TALA 4
[C] WINDTECH-FENIX 4
[D] NIVIUK-ICEPEAK 6 4
[B] AIR DESIGN-RISE 2 3
[B] GIN-CARRERA 3
[C] NIVIUK-ARTIK 3 3
[C] OZONE-DELTA 2 3
[C] SOL-LOTUS ONE 3
[D] SOL-TORK 2 3
[C] AIR CROSS-U CROSS 2
[C] AIR CROSS-U SPORT 2
[D] GIN-BOOMERANG 9 2
[D] GIN-BOOMERANG X 2
[D] NIVIUK-ICEPEAK 7 2
[D] NIVIUK-PEAK 2 2
[D] OZONE-MANTRA 4 2
[B] AIRWAVE-SPORT 5 1
[B] ICARO-WILDCAT 1
[B] NIVIUK-TAKOO2 1
[B] NOVA-MENTOR 2 1
[B] SKYWALK-TEQUILA 1
[C] ADVANCED-OMEGA 8 1
[C] ADVANCE-SIGMA 8 1
[C] AIR CROSS-U SPORT 2 1
[C] GRADIENT PARAGLIDERS-ASPEN 4 1
[C] ICARO-MAVERICK 1
[C] MACPARA-MARVEL 1
[C] OZONE-DELTA 1
[C] UP-TRANGO XC² 1
[D] ADVANCE-O8 1
[D] AIRCROSS-U6 1
[D] NIVIUK-PEAK 1 1
[D] OZONE-ENZO 2 1
[D] OZONE-MANTRA 06 1
[D] OZONE-R11 1
[D] SKYWALK-POISON3 1
[D] SWING-STRATUS CORE 1
[D] UCROSS-USPORT2 1

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Andradas dia 5 - 65km de prova

O dia amanheceu com sol, mas aos poucos o cirrus foi tomando conta e encobrindo o ceu. Uma prova de 65 km foi montada com 3 pilões, com gol em Ouro Fino (Ouro fino? Será a mesma da musica do menino da porteira ?..hmm)
Enfim, a primeira perna de 25 km foi bem dificil, com teto baixo, e um leve vento contra. No inicio haviam 3 pelotoes separados, que ja com 10 km voados, acabamos se unindo e seguindo para a prova.
Condição mais fraca que os outros dias, mas com varias termicas, permitindo que agente seguisse para a prova. Já no final, restando 15 km, estavamos no primeiro pelotao, e Ceceu arriscou na frente birutando a derradeira termal para nós antes do gol. Os mais ''sangue nos zóio'' sairam para a linha final, e arriscaram muuito, pois tinha um morro de 200 m entre a linha de velocidade e o gol.

Eu preferi perder 30 pontos mas garantir minha chegada ao gol com segurança e calma. Do parana, eu e o assombroso Ernesto fizemos o Gol. Mega e Sildomar pregaram, mas ainda conseguiram decolar e o Mega ainda fez o gol, mas não valeu. Daniel e Leila, ficaram ainda no contra vento no inicio da prova mas também fizeram um bom voo.
O assombroso Ernets fez seu 3° gol seguido no seu 1° campeonato Brasileiro !!

O vencedor do dia, foi o gente finíssima Washigton Peruchi, que na ultima termal acreditou e arriscou para o gol antes que os demais.

 O campeonato está bem equilibrado, e se dá bem quem erra menos.

Resultados da prova de hoje em:
http://www.abvl.com.br/compes/competicao-7/RESULTADOS/OPEN-2014-09-18.html

Resultados da Etapa:
http://www.abvl.com.br/compes/competicao-7/RESULTADOS/GERAL-Open.html

OBS: Deem um desconto para os erros de portugues.. estou moido e nao vou ficar corrigindo..hehe

Andradas dia 5

Amanheceu com Cirrus e ventão...vamos ver se rola algo para nós ...

Gol de 100km do Ernesto em Andradas !

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Andradas prova 4 - 108 km !

Hoje, condição nervosíssima em Andradas, prova de 108km, com mais de 70 pilotos no gol.
A janela foi aberta 1:50 antes do start, e muitos com medo do stress da fila de decolagem decolaram para esperar no ar, o start abrir.
Foram 1:40 de voo antes do start, com termais de +7m/s e teto de 3500m Ao mesmo tempo que era um espetáculo com imagens que só quem estava lá para ver... nuvens se formando em baixo de nós..lindo de ver..por outro lado a condição estava extremamente turbulenta. Hoje tivemos 2 reservas.. um logo na após a decolagem.. e o outro na reta final para o gol. Os pilotos estão 100%, e foi só o susto.
A prova, foi muito rápida, com todos andando muito. Já com 35 km para o gol os pilotos percebendo a condição favorável, começaram a tentar de desgarrar do grupo para se posicionar para a reta final para o gol.
Novamente o grupo se dividiu, e a maioria foi pelo vale, enquanto que nós resolvemos seguir pelo relevo, surfando as nuvens.
Já com 21 km, realizamos o nosso planeio final a cerca de 75km/h, e o aparelho dizendo que chegávamos com mais de 700m acima do gol. Porem quando descemos a cordilheira, encontramos um forte vento contra, o que nos obrigou a pegar mais uma termal já dentro do raio de velocidade.
O matador do dia foi o piloto de GV,  o Moka,
Do time do Paraná, consegui um ótimo 4° lugar, com mega logo atras com apenas 6 minutos atras dos lideres. outro destaque do time foi o Ernesto, que em seu primeiro campeonato, mandou seu 2° gol neste brasileiro, e ja tinha um de 80 km, e agora tem um de 100 km !! (aguentem o home agora..)
Sildomar e Deonir pousaram a apenas 2 km do gol...O Leandro, mandou super forte e fez o 2° melhor tempo...mas tomou um pau na linha de velocidade e desceu de reserva...O bicho estava com chumbo nos pés...

Resultados em http://www.abvl.com.br/compes/competicao-7/RESULTADOS/OPEN-2014-09-17.html

Amanhã tem mais !!

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Prova 3 Andradas, também cancelada,

Hoje prova definida de 65 km de oeste, mas o vento aumentou muito , impedindo a decolagem com segurança dos competidores, e a organização decidiu cancelar a prova,

Alguns pilotos conseguiram decolar e estavam bem posicionados na base no start quando a prova foi cancelada,

E consegui decolar e após muito lutar tambem subi junto com os demais.. ams a condição estava terrivel, com termicas falhadas e vento muito forte,

Apesar de eu estar na base e bem colocado na base, achei que a janela nem deveria ter sido aberta. Esta condição de noroeste em Andradas é perigosíssima, e as chances de dar alguma merda é grande.

Após o cancelamento da prova eu e Sildomar saimos para um voozinho, que estava muito bom. Exceto pelo forte vento na hora do pouso,

Tomara que a condição alivie um pouco e tenhamos mais provas.


segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Prova 2 Andradas - Cancelada

O dia amanheceu com muito sol e vento nordeste, porem a previsão
era do vento virar para noroeste, foi definida outra prova de 80 km.
Porem o vento nao virou e a comissao foi obrigada a suspender a janela e alterar para uma prova de 63 km no sentido do vento. E isso gerou algum pequeno transtorno pois alguns pilotos já estavam prontos para decolar.
Nova prova decidida, e a condição começou a mudar rapidamente , com o vento virando para o previsto noroeste.
Os pilotos que conseguiam decolar, rapidamente subiam para se posicionar no start, Mas a condição não permitia que todos os pilotos decolassem de maneira adequada, atrasando e causando confusao na fila da decolagem.

Eu decolei e rapidamente engatei uma forte termal, que estava me levando a base juntos aos demais, e quando estava a 3200m recebemos a noticia do cancelamento da prova, já que o vento estava aumentando muito, e as nuvens tambem,

A maioria pousou imediatamente na cidade com tranquilidade, Na minha opinião a comissão de segurança acertou ao cancelar a prova. A coisa estava CHUPA CABRA !

domingo, 14 de setembro de 2014

prova 1 Andradss

Hoje prova de 80 km em Andradas. Prova democrática com quase o tempo todo de cauda. Muita correria e uns 30 no pelotão da frente. A cerca de 20 km pro gol havia uma fogueira enorme de uns 3km de comprimento...o pelotão se dividiu..uns seguiram bem por fora...e outros se aproximaram da fogueira. A fogueira não rendeu...e a turma da direita estampou e seguiu para o gol.
Cerca de 60 pilotos fizeram o gol.
Do Parana Deonir, eu,Mega,Sildomar,Leandro,, Daniel Carioca(adotado do PR), Leila e Ernesto fizemos o gol.
O Ernesto diz que vai pagar a nossa janta hj. Pois foi seu primeiro gol, e ainda mais sendo em um brasileiro.

sábado, 13 de setembro de 2014

Chegamos em Andradas..

Após uma viagem super tranquila...chegamos em Andradas hoje no final da tarde. Ainda deu tempo de mandar um lifitão dourado.. com direito a termal de 3m/s as 17:30..
O clima aqui está muito bom.. vários amigos...novos amigos.. sao mais de 140 pilotos nesta etapa que promete ser a mais top de todos os tempos...a previsão é de que vai dar voos todos os dias...
O pessoal aqui esta relatando teto de 3800 e muito frio..

Hj na nossa chegada , faltando cerca de 30 km pra chegar em Andradas, o mais legal foi ver cerca de 40 velas no cross.. todo mundo na estratosfera...Tio Sildo mandou 80 km.. e teve uma turma que superou os 100 km.. isso que eles só puderam decolar depois das 14:00, apos o fechamento da janela da prova de Asa Delta.

Do Paraná, estamos eu, Leila, Galo, Ernets, Panda, Mega, Chaikoski, Daniel Carioca, Sildomar, Rosangela e Deonir. Vamos ver se dessa vez montamos uma equipe pelo rádio e representamos o melhor possível nosso estado .

Amanhã começa a peleia.. e depois que a janela abrir é cada um por si...huhuhohohohohaha(risada de vilão)


quinta-feira, 11 de setembro de 2014

CCC, Enzo 2 e Dyneema...

Post interessantíssimo do Luc Armant(Projetista e piloto fudidão da Ozone sobre o Enzo 2 e as novas regras de homologação CCC.

About CCC and Enzo2, trying to answer questions. 

- All sizes of Enzo2 (CCC or EN) are direct scaling from the Medium. Line set of diameters are unique for each size, optimized for each maximum weight. Smaller sizes have very small difference in performance compared to bigger ones. 
- On Enzo2, upgrading lines from EN to CCC does not affect performance significantly. For the Enzo2, the only difference from EN to CCC comes from one rule that forbid the use of any lines that would have a braking strength of less than 20daN after 5000 cycles. That excludes the use of the Edelrid 8000U-025 that Ozone use to use on comp wings for top brake lines since 2010. For the CCC we will replace this line by an equivalent line made of dyneema that is not affected in strength by this 5000 cycles. Only the few C lines, where we don't want to use dyneema to not risk a change in trim or camber with time, will be replaced by the 8000U-050. In total, to be precise, the CCC version will have 0.05 points less in glide, which is not significant. 
- Top speed. You can expect about 2 km/h less absolute top speed in calm air between riser with limiters and original riser mounted with full overlap of the pulleys. Note that original risers loose about 1cm distance between their pulleys inner sides after few flights due to the release of some assembly slack (going to about 125mm to about 115mm). In practice, having flew some of the last top level competition with limiters on my risers, I have not even seen much disadvantage. Flying at top speed with limiters is more comfortable and easier (than with overlap) because the force on legs is less and the symmetry is blocked perfectly so that you can easily lock the legs and use B handles (also, new risers will come with much better new B handles).




Além do que ele escreveu... gostaria de chamar a atenção para: 
''..Only the few C lines, where we don't want to use dyneema to not risk a change in trim or camber with time''


Ou seja, pra quem acha que eu estou falando besteira sobre as linhas de Dyneema, está aí... a Ozone também não gosta deste material...Dyneema pode ser até um pouco mais resistente.. mas com o tempo deforma...

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Campeonato Brasileiro está chegando....

Neste próximo sábado começa a 2° etapa do Brasileiro em Andradas.
Serão mais de 140 pilotos inscritos, sendo mais de 50 com velas 2 linhas. Nunca se viu um campeonato com tantas velas de competição nivelando vários pilotos desta maneira. Mais do que nunca, o que vai contar são as decisões e braço do piloto... e não o equipamento.. A disputa vai ser equilibradíssima, onde ganhará, quem errar menos.
Pra quem não vai poder ir, poderá acompanhar as decolagens ao vivo pela camera da rampa do Pico do Gavião, e ainda acompanhar os pegas ao vivo pelo Live Tracking da Flymaster, já que um bom numero de pilotos possui este aparelho.
Se o tempo colaborar, eu não tenho dúvidas que este será o maior campeonato Brasileiro de todos os tempos. Muita sorte de quem conseguir ir.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Novo proto da Skywalk

Seria o novo Cayene 5? Ou o novo Poison ?

Pelo meu ''zoiômetro", essa aí deve ser o novo Poison. Por esta imagem esta vela deve ter somente 2 tirantes, com a s linhas se dividindo em 3 ancoragens na vela, seguindo o exemplo do Peak 3, e Usport2.

O piloto ai e o Mad Mike Kung

sexta-feira, 5 de setembro de 2014