segunda-feira, 9 de abril de 2012

Ozone Enzo

Agora, depois de 4 vôos com o Ozone Enzo posso dar algumas opiniões.

Realmente é uma vela de competição, o fato dela ser homologada D, não significa que ela é mais mansa do que uma vela 2 linhas de competição. Decolagem, pilotagem, rapidez nos avançoes e correções são idênticos aos 2 linhas. A grande diferença, talvez esteja no acelerador que é limitado a 60 km/h, e também tenho a impressão de que a vela é um pouco ''cabrada'' . O tirante B, é cerca de 1,5cm mais curto do que o A. O que reforça a impressão de que a vela é levemente ''cabrada''.
A sensação é de que é muito fácil, negativar ou estolar essa vela.
Porém, ao acelerar, é incrível perceber a estabilidade da vela, quanto mais velocidade, mais pressão sentimos na vela. Com um acelerador curto, e muito leve, é muito fácil fazer longos planeios a 100% do acelerador.
Em termicas turbulentas, a vela trabalha muito e exige muito input do piloto.
Para enroscar, é muito fácil rodar fechadinho com pouco afundamento. O Enzo provavelmente é a vela que tem mais rendimento em térmicas que eu já pilotei, ela aceita muito o comando de corpo. Só deve-se tomar cuidado com o excesso de comando para não negativar.

No sul brasileiro de Tibagi, foi muito legal ter a sensação de que somente o braço do piloto pode fazer a diferença, e não mais a vela....

Vejo em muitas mensagens das listas, dizendo que as velas D, ficaram mais perigosas, ou as velas de competição ficaram mais mansas. Cada um defendendo os seus interesses...
Depois de voar no Enzo, senti que as velas de competições ficaram mais seguras, com velocidades limitadas, e com colapsos previsíveis. Basta ler as recomendações no site da Ozone, e ver que a própria fábrica recomenda o Enzo, a somente pilotos de nivel de PWC.
Acredito que as atuais velas ''D'' estão com seus dias contados, e as fábricas irão a começar a focar em fazer velas C, com performances equivalentes as antigas D. Assim como a UP já anunciou o seu Trango XC 2, que é homologado C.

No final, o efeito dominó dessas homologações irá atingir todas as categorias. Quem era D, vira C...... Quem era C vira B.. etc...

Acho que em 2013 e 1014 já descobriremos se essa teoria vai acontecer mesmo ou não...



Nenhum comentário:

Postar um comentário