segunda-feira, 30 de abril de 2012

Baixo Guandu !!

Nessa última semana aconteceu o campeonato Brasileiro em Baixo Guandu, no Espirito Santo.

Ao contrário do resto do país não choveu nenhum dia, e deu voo todos os dias.
Tivemos 5 provas válidas e uma cancelada.
Foram 4 dias de condição fraca, com voos de até 4 horas de duração que exigiram o máximo de paciência, técnica e habilidade de quem estava brigando pelo campeonato.

No primeiro dia, a condição estava excelente, e certamente haveriam mais de 30 pilotos no gol, mas no final da prova, entrou uma camada de nuvens que encobriu o sol deixando a condição muito fraca, e derrubou a maioria na reta final para o gol.
Frank Richard e Bigode estavam puxando, e pousaram a cerca de 5 km do Gol. Eu vim logo atras ficando a 2 km, e depois veio o carrossel gaucho(Alfio, bafinho, Erico, Kotoco) e pousaram a poucos metros da linha do Gol. Alfio conseguiu fazer o gol por apenas alguns metros.
Fiquei em 6° colocado nesse dia

No segundo dia, o tempo estava nublado e nos mantemos cautelosos e aos poucos a condição foi abrindo, e conseguimos dar mais ritmo a prova. Nesse dia a cerca de 15 km do gol estavamso em uns 15 ou 20 pilotos tentando nos posicionar para a reta final. Richard estava uma termal a nossa frente com larga vantagem, foi onde consegui visualizar uma linha boa, e fui agressivo na reta final e segui baixo, contando com as bolhas que haviam no caminho para me manter com altura para fazer o gol, enquanto os outros, preferiram garantir mais altura para atacar o gol.
38 pilotos fizeram o gol, e eu venci o dia, seguido por Bigode e Richard.

No terceiro dia, novamente a condição ficou muito fraca, e seguimos a prova nos segurando para não cair, no meio da tarde a condição abriu, onde Frank estava puxando na frente, seguidos por Eu, Kotoco, Guga e Erico.
Frank estava muito na frente e preferiu tentar se segurar em uma pedra antes de bater um pilão, e não bombou. Eu Guga e Kotoco pegamso uma termica muito boa antes, e botamos base, e passamos alto pelo pilão e seguimos para a prova, enquanto Frank ainda tinha que voar no contra vento para bater o pilão.
Kotoco e eu conseguimos pular a montanha e fomos nos arrastando para o próximo pilão, enquanto Erico, Guga e Frank ficaram presos no relevo.Kotoco e eu giramos em varias bolhas a 50 m do chão onde ganhamos alguns km´s a mais.
Kotoco venceu o dia, e pousei a 100m atras dele, ficando em 2° no dia.

No quarto dia, muito sol, e vento forte de cauda. A decolagem estava com muitos Dusts e perigosíssima.
Mesmo assim a comissão de segurança não se posicionou e manteve a prova valendo. Muitas decolagens feias, e o voo estava pior ainda.
Cerca de 20 pilotos OPTARAM por não decolar.
Com a ajuda de muita gente, eu consegui decoalr com relativa segurança, e segui para a prova. Já na pedra atras da rampa, o primeiro pelotão subia muito forte, e joguei para lá. Não consegui lidar coma  situação, pois estava muito turbulento e segui baixo para o primeiro pilão.
Lá, a maioria ficou baixo, no meio dos morros e com o ventão comendo solto. Consegui ganhar altura e seguir para a prova.
Luciano Horn e Richard, que bateram o pilão alto e seguiram direto pelo vale, abriram cerca de 10 km, a frente de todos.
Seguimos voo, onde frank e Alfio preferiram voltar para achar outra termal, e Ceceu, Turco do PWC, Wernek e Tito, seguiam baixo pelo vale e pousaram chegando ao 2° pilão.
Bigode e eu estavamos mais altos, e estavamos um pouco mais a frente. Bigode achou uma bolha a 80m do chão e se agarrou ali, eu avistei uns urubus mais altos a frente e arrisquei e fui ao chão um pouco a frente do pilão.
Bigode lutou e conseguiu subir, onde Frank e Alfio chegaram e se juntaram ao Bigode e seguiram voo.
Eu coloquei olho gordo e derrubei eles logo a frente...kk... mas frank conseguiu subir e pousar a frente de Horn e Richard.
Ninguém fez o Gol, e Richard venceu o dia.
Eu fiquei em 7°
Nesse dia, creio que faltou atitude da comissão de segurança e do juiz geral, para fechar a janela de decolagem. Pois o vento estava forte, e de cauda.
Foi um risco muito grande deixar a prova aberta.

O quinto dia, foi o mais fraco de todos, teto baixo, e tempo nublado o tempo todo.
O inicio da prova foi vital se manter alto e ser muito tático, já no km 15, haviam poucos no ar, onde eu e Deonir nos ajudamso muito e estavamos muuito bem.
Quando achamos um canhão de 0,7m/s, e colocamso base, o carrosel gaucho(Frank,Alfio,Kotoco e orn) se uniu a nós e se manteve assim até o pouso.
Eu e Deonir como não tinhamos interesse nenhum em nos aliar ao carrosselzinho, seguimos para a prova.
Chegando no segundo pilão, Bafinho e Nasser pousaram, e eu e deonir nos mantivemos voando numa bolha, acima de um morrote a esquerda da cidade.
A nossa bolha acabou e fomos obrigados a seguir para o pouso, junto com Nasser e Bafinho. Foi onde em cima de um morrote de 30 m a 20 m acima dele, achei uma bolhinha muito pequena que me manteev voando baixo, até passar um trem e desprender a bolha.
Subindo devagar , encontrei com Sergio Batoqeu e Tião, ficamos batalhando um bom tempo , enquanto o carrosselzinho ficava acima de nós esperando a nossa bolha alcançar eles.
Depois de uma luta épica, conseguimos subir e ficar na mesma altura do carrosselzinho gay...kk
Segui para o pilão enquanto o carrossel seguiu para a prova, bati o pilão e voltei na mesma termal, ganhei, e segui a captura do carrosselzinho.
Peguei mais uma boa termal e segui para o planeio final.
Pousei logo abaixo deles, e eles seguiram para o planeio final.
Ninguém fez o gol, e terminei a prova em 5° logo atras do carrosselzinho gay...
Nesse dia, fiz o meu maior erro, pois enquanto estava alucinado tentando subir baixo no pilão, eu passei a 132m do raio e não percebi. ganhei e depois tive que voltar 2,5km para bater o pilão.

Terminei a etapa em 5° no Geral, minha meta era ficar entre os 10.

Nessa etapa a 1° colocação chegou a ser minha por um dia, mas são detalhes e pequenas decisões que são tomadas durante os voos que tem muito peso no final.
Considero que foram dois erros que cometi:
Na última prova "Se" eu tivesse batido o pilão logo no começo, eu poderia ter ganho a termal e seguido voo, junto com os caras....
E na 4° prova "SE"" eu tivesse chupinhado o Bigode na termal que ele se manteve voando, poderia ter ido bem melhor..

Num campeonato onde a condição estava muito fraca, e haviam 20 velas iguais (Enzo), ganhou quem errou menos.
Parabéns ao Alfio que foi muito tático, e soube voar com o regulamento em baixo do braço.
Parabéns também ao Guga, que voou muito bem, e ainda venceu o campeonato optando por não decolar no dia do vento de cauda.

Com relação aos equipamentos, na minha opinião, a grande revelação foi ver os Skywalk Cayenne 4 (EN C) voando muito, e voando mais que a maioria das velas (EN D).

Com relação ao Enzo, acredito agora poder ter uma opinião muito melhor do que eu já descrevi aqui no blog.
Ela é uma vela mais fácil de voar do que as 2 linhas, porém mais exigente do que uma vela D.
Acredito ser realmente uma vela que fica numa categoria intermediária, entre as velas de competição, e as D tradicionais.


Críticas:
Com relação a organização, sentimos muita falta de sombra na rampa. A sorte é que nos 6 dias de evento 4 deles estavam nublados, pois os dois dias que deram sol castigaram quem estava na rampa.
Também faltou som na rampa, e microfone em alguns briefings. Pois algumas vezes as provas eram alteradas e o China tinha que ficar gritando.
A rampa também estava mal tratada, muitos abriram as suas velas novas lá, e após 5 dias de voo, as velas estão imundas de poeira.
Na premiação também sentimos falta de um lugar mais apropriado, e principalmente de um microfone para a divulgação dos apoios e resultados.
Também senti falta de comprometimento da comissão de segurança no dia da prova do vento caudal. Na minha opinião aquela condição estava imprópria para a realização de uma decolagem e voo seguro para todos. Tanto é que muitos não decolaram.


E para variar mais um trabalho perfeito do Dió e sua equipe de resgate que nos deram conforto para voar e nos enfiar no meio da Roubada.


Baixo guandu é um excelente local para eventos, e ótimos voos.

PS: Escrevi o texto rapidamente e to com preguiça de revisar.. abstraiam os erros de portugues..



Nenhum comentário:

Postar um comentário