terça-feira, 14 de junho de 2011

X-mantiqueira - São Lourenço

Nesse final de semana fomos ao X-Mantiqueira, que é um campeonato de três etapas nas cidades de Cambuquira, São Lourenço e Córrego do Bom Jesus.
Essa etapa de São Lourenço é a segunda etapa e foi extremamente bem organizada. Rampa grande, resgate com o Dió, e apuração do Mentira. Toda a estrutura para as provas também estava muito boa, vans, kit roubadas, camisetas. Tudo nota 10.
No sábado o dia amanheceu com uma forte neblina, que só abriu as 12:00 e não permitiu que o Sol esquentasse o terreno para um bom vôo. Mesmo assim foi definida uma prova grande, mas nenhum piloto conseguiu passar dos 8 km. Eu aproveitei que estava de vela nova e tentei ficar no ar o máximo de tempo possível para sentir a vela. E o resultado ainda foi um 5° lugar na prova do dia.
Já no domingo o solo estava mais seco e o sol apareceu desde cedo, e indicava boas condições. Uma prova de triangulação de 39 km foi definida. Logo que a janela abriu os pilotos começaram a decolar e subir lentamente. Eu esperei um pouco para decolar para garantir uma boa hora e subir rápido. a rampa é baixa e não deixa muito espaço para erros.
Me posicionei bem no start, com 800m da rampa, e assim que o start abriu , saimos para a prova num pelotão de cerca de 40 pilotos. Como a condição ainda estava fraca, resolvi ficar no meio da turma, sempre alto e bem colocado.
Aos poucos a condição foi amadurecendo e foi dando para empregar um ritmo um pouco mais forte, e já no segundo pilão já era possível ver que o grupo já estava elitizado em cerca de 15 pilotos.
Na volta do segundo pilão para a rampa(3° pilão) vi um Torck 2 amarelo subindo no rotor de um morro, e resolvi abandonar o pelotão e arrisquei. É claro que não cheguei a tempo e fiquei baixo. encontrei o CB e baixo encontramos uma boa térmica de 3,5 m/s, e subimos bem rápido, e o pelotão tentou nos alcançar mas não conseguiu. O CB atirou antes e caiu numa forte descdendente, eu fiquei um pouco mais e subi e escolhi uma boa linha por cima da cordilheira. Chegando próximo a rampa, encontrei o Samuka e Serginho, e encontramos uma boa térmica , o serginho abandonou ela e seguiu para bater o pilão da rampa, e nisso vi o Martinho subindo muito forte perto da rampa e atirei para lá. Subimos juntos em outra boa termica, enquanto o pessoal do pelotão chegava mais baixo e ia batendo o pilão da rampa. Já bem alto bati o pilão da rampa, enquanto observava todos seguirem para a perna final de 14km para o gol. Se eu não me engano estavam Claitinho, kotoco, Rafael, Samuka, Erico... Eu estava a 1 k atrás, porém muito mais alto devido as duas termais anteriores. Percebi que o pessoal estava atacando o gol em uma reta, por tras da cordilheira em cima da plánicie. Foi então que decidi aproveitar minha altura e voltar pela cordilheira, que tinham muitos pilotos marcando o caminho e estava bombando.
Peguei mais uma ótima termal a 13 km do gol e cheguei aos 1800m, o compeo dizia 150 m acima do Gol.
Observava o pessoal que corrria pela planície, paralelo a mim e via que eles estavam baixo, e a rota deles não estava bombando como a minha, então atirei ao gol, tentando sempre ser o mais rápido possível, pois havia perdido alguns de vista, e não sabia se eles já teriam atirado ao gol ou não, então eu tinha que correr...
Quando fiquei da altura da cordilheira e no rotor peguei uma descendente muito forte que me deixou na dúvida se conseguiria ir direto ao gol ou não. Mesmo assim continuei arriscando, pois não via ninguém no gol, e nem do meu lado, eu estava prestes a matar a prova. Então o risco valia a pena.
Quando faltava 500m para o raio de end of speed, avistei o Serginho, cerca de 500m atras de mim e um pouco mais alto, vindo a toda velocidade, mas aí já era tarde, eu estava com vento de cauda, e ele de traves. Fiz o gol em 1° lugar 2o segundos na frente do Serginho e 5 minutos do resto do pessoal. Foi uma alegria enorme !
No final valeu a minha aposta de vir pela cordilheira, onde estava bombando, e no final eu pegaria vento de cauda. e o pessoal que atacou reto, pegou piores termicas e na reta final pegou vento de traves.
Um resultado espetacular para mim, um 1° lugar no x Mantiqueira, onde haviam muitos pilotos de alto nivel.

Obrigado a minha noivinha linda Leila, que me suporta quando eu fico concentrado nos campeonatos. Tomate e Mega pela barca . E a SOL pela linda e maravilhosa vela e apoio !

Ronnie

3 comentários:

  1. E eu lá, garantindo altura, 5 mins na frente do segundo pelotão, achando que tava indo matar a prova bonito... quando te vejo rasgando nas montanhas indo pro goal. Aí já era! Seu safado! Parabéns! Surpreendeu todo mundo vagabundin! Vitória merecida!

    Abssss
    Serginho

    ResponderExcluir
  2. Hahaha eu imaginei que voces não estavam me vwndo mesmo. E eu também não te vi... Talvez se tivesse te visto também teria atirado um pouquinho antes...mas só te vi no final...ainda bem pq se eu tivesse te visto antes iria me cagar todo...kkkkklk abraço Pop !

    ResponderExcluir
  3. Grande Ronnie, falei pra voce que voce tem tudo pra ser um grande campeão, e esta mostrando isso parabens mesmo cara fico muito feliz, talento nato.
    grande abraço
    marcio

    ResponderExcluir