terça-feira, 14 de junho de 2011

Tracer TR 2011

Em São Lourenço eu recebi a minha vela nova, o SOL TRACER TR2 2011.
Escolhi um tamanho maior, pois estou mais saudável (gordo). O meu Tr2 anterior era tamanho L (108kg) e eu voava com 114kg, então sempre sentia dificuldades em ter alguma vantagem nas subidas. E agora o meu TR 2011 é tamanho XL (118kg), e tenho uma folga para poder voar leve, ou levar um lastro.
Foram 2 bons vôos que consegui fazer em São Lourenço, e de início puder perceber algumas diferenças grandes em relação ao TR 2010.

Os comandos estão mais leves e macios, e a vela está bem menos exigente na pilotagem. O TR2 2011 é mais estável, e trabalha muito menos, e o resultado disso é menos input do piloto e mais performance.
Todos que voam com o TR2 2011 já haviam me falado que a vela está muito melhor, e agora eu posso concordar.
Na decolagem e na aceleração eu não senti nenhuma diferença, ela continua sendo uma vela muito exigente para decolar com segurança.
Outra grande diferença foi em relação a subida nas térmicas, como agora eu estou voando no peso correto, foi visível a facilidade e vantagem que eu tinha em relação a outros pilotos em algumas ocasiões. E como a vela está muito mais fácil de pilotar e trabalha menos, o rendimento é muito maior.

Quanto ao planeio, eu não consegui colocar lado a lado com nenhuma outra vela 2 linhas para comparar, mas sei que é um pouco melhor do que o TR2 2010, pois quando eu voava de TR 2010, cansei de tomar coro dos outros que estavam de TR 2011..kkkk

Uma outra curiosidade, foi que essa vela veio com o sistema de pilotagem pelo B de fábrica, pois eu havia pedido, e claro que esse sistema ficou muito melhor acabado do que eu tinha feito em casa. E na prova de domingo eu usei o tempo todo esse recurso, e a cada hora voada eu gosto mais ainda dos resultados. Imagino que eu uso cerca de 30% da maneira correta esse sistema. E quem domina essa pilotagem pelo B perto dos 90% tem grande vantagem.

Estou muito satisfeito com o meu TR 2011 e que venham muitas horas de vôo !

Ronnie

Nenhum comentário:

Postar um comentário