terça-feira, 29 de junho de 2010

Confusão no start ?

Até a pouco tempo atrás, não havia confusão sobre como fazer um start. Mas hoje, nos briefings das competições eu percebo que muita gente se confunde.

Se o start é de saída, basta esperar dentro do raio o horário do start abrir e sair para a prova.

Se o start é de entrada, basta esperar fora do raio o horário do start abrir e entrar no raio para iniciar a prova.

Bem simples não?

Mas o que está criando confusão agora é culpa do novo aparelho português, o Flymaster.
Quando os pilotos configuram a prova, tem que informar In ou OUT, para dizer ao aparelho se o start é de entrada ou saída.
Mas daí você diz, ‘
- ’Haa... É a mesma coisa.. In é de entrada e OUT é de saída..’’

Errado, e eu explico.

No Flymaster:
Se você colocar OUT, quer dizer que você está fora (OUT) do raio do start e terá que entrar ,então o start é de entrada
E se você colocar IN, quer dizer que você está dentro (IN) do raio de start,e terá que sair, então o raio é de saída

A regra não mudou tudo continua a mesma coisa, somente os portugueses do Flymaster resolveram dar outra nomenclatura ao sistema de start no aparelho deles.

Então resumindo:

Start de saída:
No Compeo/Competino, é só colocar EXIT, pois você terá que sair do raio do start.
E no Flymaster, é só colocar IN, pois você está dentro do raio do start e terá que sair.

Start de entrada:
No Compeo/Competino, é só colocar ENTER, pois você terá que entrar no raio do start, quando ele abrir.
No Flymaster, é só colocar OUT, pois você está dentro do raio e terá que entrar no raio do start a hora que ele abrir.

Os portugueses resolveram simplesmente renomear de acordo com a posição que você está em relação ao start.
Se você está fora, e tem que entrar, ou seja um start de entrada, deve colocar OUT.
Se você está dentro e tem que sair, ou seja um raio de saída, deve colocar IN.

Parece piada, mas tinha que ser coisa de Português isso mesmo ;-)

5 comentários:

  1. Caro Ronnie, acredito que você está enganado.
    Na Europa, berço do parapente, é usado START IN or START OUT.
    Nós aqui tupiniquins é que traduzimos errado nos primórdios das competições no Brasil.
    A Flymaster para dirimir nossas duvidas Tupiniquins Incluiu em seus novos Firmwares a nomenclatura IN/EXIT e OUT/ENTER que você pode traduzir como:
    Estar Dentro/Sair e estar FORA/Entrar.

    Vejo ainda que há confusão entre todos os pilotos de competição.

    Com o novo software oficial FAI o FSCOMPE, não há definições de tipo de START. pois isto não importa para o software de apuração.

    START IN/EXIT indica que você fará o START no momento que cruzar a linha em direção ao próximo ponto da prova que necessáriamente deve estar fora do Raio do START

    Start OUT/ENTER indica que voce fará o START no momento que cruzar a linha em direção ao próximo ponto da prova que necessáriamente deverá estar DENTRO do RAIO de START.

    Quando for definida na prova que o start é de OUT/ENTER ou seja Estar FOra e entrar e a organização não providenciar um pilão interno O piloto deve se certificar que que a ORGANIZAÇÃO quer mesmo um start do tipo dado e se confirmado deve então acrescentar por sua conta um Pilão de mesmo Raio e Centro na coordenada do Start após o pilao do start.

    O B1-NAV nao reinventou a RODA.. ele segue estritamente as normas FAI de definição de prova..

    Resta que os outros aparelhos da concorrencia façam o mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Ronnie,
    Voce diz que:
    "No Compeo/Competino, é só colocar OUT..."
    O problema que voce não encontra como configurar um compeo ou competino como "IN" e "OUT", já que isso não existe no instrumento. O que eles usam é "ENTER" e "EXIT" (consulte a página 34 to manual do compeo+).

    Na FAI o vacabulario utilizado é IN e OUT, em que "IN" significa que voçe tem de estar dentro. Logo se estiver voando com um desses tem de colocar "EXIT", e vice-versa.

    No caso da Flymaster inicialmente respeitamos a regras da FAI, mas como entendemos que algumas pessoas estavam confundindo a coisa colocamos as duas palavras, assim não existe duvida.

    ResponderExcluir
  3. Bem, testei o Compeo+, Competino e então o B1Nav que me apaixonei pela simplicidade e recursos, principalmente na definição de provas.

    Lógico que como todo produto novo, passa por alterações, e alguns termos se tornam confusos. Brinquedo novo né? É bom ver tudo que tem disponível!

    Quanto ao Start In/Exit e Start Out/In, acho que se a opção estivesse em portugues seria melhor, mas lendo em puro ingles entendo que "Inicia dentro/Sai" e "Inicia fora/Entra".

    Como testei outros aparelhos integraodos e não, e tive a oportunidade em apurações de ter contato com outros de diferentes marcas; so posso dizer que o B1Nav é o mais funcional e sem firulas que existe, é tirar da caixa e usar.

    Mas ler o Manual também é bom!

    Abracos

    Anderson Kovalski
    http://www.guiadevoo.com

    ResponderExcluir
  4. É verdade eu me confundi... no compeo não existe IN e OUT, e sim Enter e Exit...

    Obrigado Cristiano.

    ResponderExcluir
  5. E por favor vejam bem pessoal, eu não estou dizendo que A ou B está certo ou errado, ou A ou B é melhor ou pior.
    Só estou dizendo que isso está criando uma confusão bem grande ok ? Só isso...
    Eu não erro start.. mas já vi algumas pessoas errando por causa disso.

    Abraços cordiais e sem confusão a todos !

    ResponderExcluir