segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Ainda sobre softwares e Hardwares para vôo...

Neste final de semana, fizemos um bom vôo com muito sol e térmicas, e consegui realizar alguns testes com as configurações que tenho. E acredito que cheguei bem próximo do ideal, e no meu porta instrumentos estão:

- Flymaster Live SD - é o principal aparelho, com o vario e telas configuradas para cada tipo e momento do vôo que farei(Vôo local e cross, Antes do start, Durante a prova, Reta final para o Gol, Visualização e Navegação de prova, Assistente de termal e Mapas. O Flymaster não deve ser substituído por Celulares, GPS de carro, tablets etc...Todos devem ter um aparelho confiável para comprovação de seus vôos.

-Holux CS com o LK8000 - Este fica na tela de navegação direto, pois aparece toda a prova, com zoom automático, e temos as estradas e cidades. Nele tenho uma bateria que dura 4,5 horas e deve cobrir 95% dos meus vôos...O Holux é um GPS para moto, muito robusto e com boa visualização ao Sol.

-XCtrack, para mim, possui a melhor visualização de tracklog quando estamos nas térmicas. E por incrível que pareça, a visualização é melhor no meu MotoG do que no Holux. Então deixei configurado na tela ''termal assistant'' direto.

E girar térmicas agora virou piada é impossível não centrar e ter o melhor aproveitamento com o XcTrack nesta tela, e o Flymaster Live com o Termal Core.  
Quando digo que o Flymaster( ou outro Aparelho) não deve ser substituído como o principal instrumento de vôo, eu me refiro a confiabilidade dos registros do seu vôo, e também a operacionalidade.  Neste mesmo vôo, o ''touch'' do meu celular parou de funcionar, e tive que reiniciar o aparelho em vôo. E depois que ele voltou, o XcTrack demorou um monte para estabelecer o sinal de GPS novamente. Se eu estivesse em uma prova, ou cross, teria perdido o registro do meu vôo. E o Holux também não é confiável, pois sempre existe o problema de bateria.


Outra dica importantíssima, é regular o angulo do seu porta instrumentos, de modo que os aparelhos fiquem de frente para você, quase na posição vertical. Isso facilita muito a briga contra a visualização no sol.

Um comentário:

  1. Ola Ronnie, sou de Rondônia e tenho acompanhado seus posts a algum tempo. Quero parabeniza-lo pelo blog e agradecer por compartilhar tanta coisa boa conosco.

    Gostaria que falasse um pouco mais do uso do XC track com o moto g, pois pretendo comprar a nova versão deste celular, com tela de 5" e aproveitar para utliza-lo em voo. Você está utilizando o GPS junto a um pacote de dados de internet ?

    ResponderExcluir