quinta-feira, 14 de agosto de 2014

LK8000, XCTrack, FlyMe ???

Muito está se falando sobre os softwares para vôo, e existem muitas dúvidas sobre qual é o melhor etc..vou dar minha opinião ..
Fui um dos primeiros a mergulhar no Lk8000, que é grátis, está em constante desenvolvimento e tem uma puta assistência aqui no Brasil com o Guilherme Vacilotto. Eu acho o LK 8000 excelente, e inclusive equivalente ao caríssimo Cpilot da Compass.

A grande dificuldade do LK, está em conseguir um aparelho que a tela funcione no sol, e tenha uma bateria de boa duração. A opção mais popular é o Holux CS, que é um GPS de moto, mas a bateria dura muito pouco. Existem opções de baterias que são vendidas para durar 9 horas mas na verdade duram 4,5 horas. eu tenho um aparelho desses e funciona super bem , mas somente para um vôo. Existe a possibilidade de conectar uma bateria externa, mas eu tenho aversão a xaxos e gambiarras deste tipo... ainda mais em equipamento de vôo onde a confiabilidade tem que ser 100%.

O Lk8000 é um super software, que foi desenvolvido principalmente para planadores, e posteriormente a turma do parapente começou a usar. na minha opinião ele é excelente, mas o piloto tem que saber configurar o programa corretamente para funcionar de acordo. O LK não irá funcionar se você tem preguiça de ler o manual, e de gastar algumas horas realizando simulações, para entender o funcionamento do LK 8000.

E para mim esse é um dos grandes problemas do LK8000, o software é tão amplo que virou um monstro, com muitas configurações, dados etc que para nós muitos deles são inúteis.
E ainda existe uma polêmica sobre a aceitação do arquivo de tracklog para a validação dos vôos.

O problema de hardware do LK8000 foi resolvido pela Tirante A, que lançou o Conquest, que nada mais é do que o HoluxCS, integrado a um vario e uma super bateria que diz durar mais de 15 horas.
Conheço alguns amigos que tem o Conquest e estão felizes com o aparelho.
Detalhes sobre o Conquest em: http://www.tirantea.com.br/tirantea/Pagina.do

Este ano, o Gustavinho de São Lourenço me apresentou o XcTrack, que é um software também gratis, desenvolvido pelo pessoal do XContest(que é o site de Xc oficial do DHV).
Na minha visão, o Xctrack tem algumas grandes vantagens sobre o LK8000.
Primeiramente, ele pode ser instalado em qualquer telefone Android. então se você tiver um bom telefone, o Xctrack irá rodar tranquilo. Existem telefones como o S5, S4 que tem tela grande e super amoled, que são bem visíveis no sol por exemplo. Eu uso ele em um MotoG, que também dá pra visualizar 100%, e a bateria dura mais de 8 horas.

Em segundo lugar, o XCtrack foi desenvolvido somente para parapente, então ele é um software simples de configurar, e tem todos os dados que precisamos.
No Xc Track é possível configurar várias telas. Uma para cada tipo de vôo que você pretende fazer( voo local, cross, triangulação, campeonatos etc...)
Sendo o Xctrack desenvolvido pelo pessoal do Xcontest, o arquivo de vôo é aceito para comprovação de vôo, que inclusive logo que pousamos, já nos oferece a opção para carregar o vôo diretamente no site do XcContest.
A grande vantagem do Lk8000 sobre o Xc track(por enquanto) é que no XcTrack ainda não temos mapas com rodovias, cidades etc, somente o mapa de relevo. Mas acredito que em breve eles devem disponibilizar estes arquivos.

Algumas telas do XCTrack:
                                                           visualização e navegação na prova

                                                                           Relevo

                                                               Assistente de termal
                                                       
                                                                Essa aqui é do FlyMe


                             Upload do vôo gerado no XC Track direto no site do XCcontest


Sou um grande fã do LK8000, e investi caro no Holux(R$1500,00) e bateria(R$ 170,00), e foi difícil aceitar que o Xctrack é mais pratico e gostoso de usar do que o Lk8000.
Inclusive, o XcTrack tem um variometro, para os aparelhos que tem barometro, e funciona certinho.
Ainda tenho o meu Holux com o Lk8000, e vou usar ele ao lado do XcTrack no Brasileiro em Andradas, mas eu acho muito melhor simplesmente tirar o celular do bolso, fixar ele no painel de instrumentos e sair voando sem se preocupar com baterias ou gambiarras.

E semana passada conheci o FlyMe, que é outro software, que por enquanto é gratis, mas eu li que eles irão cobrar 10EU por ano... Andei dando uma fuçada nele, e achei bem legal também, mas não me atraiu mais que o XcTrack.

Informações para o XCTrack
http://xctrack.org/index.php?title=XCTrack_for_Android

Lembrando, que todos esses softwares devem serem usados como segunda opção, sendo recomendável que o piloto tenha um aparelho principal para registro dos vôos( Flymaster, Compeo etc..)

Eu estou trocando o meu B1 Nav, pelo novíssimo Flymaster Live SD, que é espetacular, e agora vamos ter tela com tracklog, navegação de provas, termal assistente e em breve mapas de cidades e estradas.

8 comentários:

  1. E ai Ronnie!? Tem o XCSoar, que é a base do LK8000, roda em várias plataformas, inclusive Android. A Garmin lancou um novo GPS, o Monterra, que é plataforma Android. A Garmin tem é a melhor tela pra ver no sol e a qualidade/durabilidade é indiscutivel. Acho que vai ser uma opção interessante quando ficar mais acessivel, hj custa 3mil reais ainda..

    ResponderExcluir
  2. Legal Juliano ! O XCsoar eu só mexi um pouquinho nele.. e vi que tem a cara bem çarecida com o LK8000, mas não usei ele então não tenho base pra falar dele.. por isso nem o citei aqui...Mas sei que tem bastante gente que o usa tambem. Valeu !

    ResponderExcluir
  3. Olá Ronnie,
    Interessante análise, ajuda muito.
    Também gostei da facilidade de uso e personalização do XC Track em relação ao XCSoar e ao LK8000 (os que tive a oportunidade de avaliar).
    Um ponto que acho importante, e que em minha opinião conta muito, o LK8000 oferece o validador “interno”, ou seja, o IGC emitido já é tido como válido basta subir o arquivo para o servidor de competições online e devido a isso acredito que também possa ser utilizado em competições (esse último você sabe me falar se está correto?).
    Para o XCSoar é preciso rodar um validador externo ao software para que ele seja considerado válido.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de vídeos tutoriais de como posso configurar o meu xctrack no meu celular
    Tô usando ele no galaxy S5

    Tô apanhando pra habilitar o mapa e aparecer na tela. Como vc fez pra aparecer o mapa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Www.jpvoo.com vai em blog e la tem um post de um manual que fiz para o xctrack

      Excluir
  5. Bom dia Juliano.
    Eu tenho usado e adoro o Xc track... Ja existe mapas rodoviario para ele e funciona perfeitamente. Fiquei chateado pois na última atualização o varimetro vem apresentando falhas... Era perfeito preciso e rápido. Espero que os desenvolvedores resolvam o problema. Abração

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, como XCTrack só funciona em celular e tablet, poderia confirmar que celulares possuem tela sensível ao toque com luvas? Obrigado

    ResponderExcluir