segunda-feira, 19 de março de 2012

Caiu o recorde de XC do Palha - 107,3 KM

Ontem quebrei o recorde de distância do Clube do Palha, aqui de Curitiba.
O recorde anterior era do piloto Leandro Chaikoski, com um vôo de 103 km com pouso em Mafra-SC, realizado em 2003.
Por muita coincidência, ontem voamos eu, leandro e Mega. Qeu são dois dos pilotos mais experientes aqui de Curitiba, e a nossa parceria no inicio do vôo foi fundamental para que conseguíssemos fazer uma boa saída do palha e subir o planalto de são Luiz do Purunã.
Desde que comecei a voar de parapente, sempre tive a vontade de subir o planalto voando, pois era aonde nós voavamos de asa delta antigamente. E ontem conseguimos fazer essa transição com certa tensão. E com certeza foi um dos visuais mais incríveis que já vi. Foi muito legal sobrevoar o planalto nas bases das nuvens, e por muitas vezes acima delas, pois para garantir altitude, tivemos que entubar por diversas vezes.

O link do vôo do recorde do palha:
http://www.xcbrasil.org/leonardo/flight/50595

E um vôo desses tem que ter um relato para ficar registrado né? kkkk

Domingo cedo tempo nublado, e ainda de ressaca depois da festa de formatura do Hugo, comecei a mandar SMS pra todo mundo para irmos no palha tentar dar um voinho, para fugir do tédio do Faustão de tarde.
Somente Sildomar e o Tomate responderam, e fomos lá. Chegamso na decolagem com tempo nublado, e vento leste. Tomate vomitando e agente sem nenhum animo para decolar naquela condição.
Foi que começamso a ver os aviões passando em frente ao Palha na base das nuvens, e desanimamos ainda mais. Daí falei pro Tomate" Não se preocupe Tomate, a aerovia passa entre o Palha e o morro do Pires, os aviões não passam aqui em cima.." foi eu terminar de falar e passou um avião exatamente em cima do Palha a uns 600m da decolagem... e isso desanimou ainda mais.
Logo em seguida chegaram Leandro, Mega e Gil.
Nos preparamos e ficamos esperando o vento definir entre nordeste e leste para decolar. Começamso a perceber que haviam alguns urubus altos, e talvez poderia dar algum bom vôo.
Decolei e engatei a termal já no meio do vale indo para o pouso, logo em seguida vieram Leandro e Mega. Colocamso base e saimos para o voo rumo ao Leste.
No inicio do vôo voamos juntos, e trocando muita informação para nos segurarmos no alto e andando. Já chegando perto do planalto, havia uma grande area de pinus, e eu queria atravessar e chegar no planalto o mais alto possível, foi nessa que em uma boa termica decidi entubar e garantir o máximo de altitude possível, que me garantiu uma boa posição para chegar alto na entrada do planalto. Mega também usou essa tática e Leandro não quis entubar, e chegou abaixo do planalto e sofreu muito para conseguir subir. E nisso ele ficou para tras.
Seguimos eu e Mega, na base já em cima do planalto, nos ajudando e seguindo o vôo. Chegamos baixo em Palmeira, cheguei até a falar no rádio para o Mega que pousaria por ali para facilitar a volta para casa, estavamos no km 55. Mas a condição estava boa demais e achamso uma termal de 5m/s, botamos base e seguimos voo. Nesse planeio o Mega chegou baixo e estava morrendo de vontade de mijar e pousou, já no km 69 na BR 277 indo a Irati. Consegui chegar com uma boa altura e peguei mais uma ótima termal que me colocou na base com 2350m, Nisso escutei o Leandro que estava chegando em Palmeira.
Segui vôo, com a intenção de bater os 100km. Já com a condição mais fraca, voei com mais cuidado para me manter alto, pois se eu ficasse baixo, seria muito dificil subir novamente. Fui planando de base em base, e já no km 95, lembrei que o recorde era de 103 km. Coloquei essa distancia como meta, e continuei boiando, e derivando para chegar nessa distancia.
No km 100, eu achei mais uma termal que me manteve no zerinho, fui derivando com ela,e quando tive a certeza de que passaria os 103km, e chegaria em um asfalto, mandei o planeio final.
Cheguei nos 105, e tinha um pouso perfeito a frente, mais ainda queria estender mais o voo, e vi uma area verdinha no meio de um mato mais alto, e pensei, '' Bom, já que é o voo do recorde, então que seja o máximo possível'' cheguei baixo nessa área, aproximei e entrei para pouso. Quando achei que iria tocar o chão, feliz da vida, eu não achei o chão e me afundei até a cintura em um banhado.....quase morri para sair daquele lugar.....de verdade...molhei todo o equipamento etc....me fodi...mas com os 107km feitos.
Quando consegui chegar na estrada, o cel não tinha sinal e radio nem pensar, e ninguem queria me dar carona, pois eu estava parecendo um monstro do pantano, cheio de lama e mato e molhado...
Consegui mandar uma mensagem para o Mega, que o Gil já estava vindo resgata-lo. E também vieram me buscar.

No mais foi um voo lindo, cruzando o planalto, e várias entubadas, e totalmente inesperado.

Obrigado, ao Gil, Mega e Leandro pela parceria e resgate !




Nenhum comentário:

Postar um comentário