domingo, 1 de maio de 2011

Pilotagem pelo "B"


A grande revolução que as velas de duas linhas trouxeram as competições, também exigiu que fosse necessário uma pilotagem diferente.
Hoje, em planeios longos ou curtos usa-se muito o acelerador, e agora também a pilotagem com o ''B''.
Trabalhar o acelerador o tempo todo, dá uma enorme vantagem de rendimento em relação a acelera pouco.
E com as velas duas linhas, tem grande vantagem quem acelera, e faz as correções com o ''b''.
Pilotando com o "B" enquanto acelerado gera muito menos arrasto, e menos pendulos do que se estivesse usando os freios para fazer as correções.
Velas como o R10, FR6.2, Boom 8 etc até possuem uma bolinha, ou um pequeno manete de plástico no tirante B para fazer essa pilotagem.
Esses dias atras eu vi no PG Forum, um teste do GIBUS, (projetista da aircross) que desenvolveu sistema de redução com batoques para pilotar pelo B para ser testado.
Então agora, teriamos os batoques normais, e mais dois pequenos batoques que atuam diretamente no B.
Veja a foto do sistema da Aircross:
 Eu achei esse teste muito legal, e fiquei muito curioso para sentir como funciona isso.
A grande vantagem que isso tras, é que por estarmos habituados a usar os batoques dos freios normais, colocarndo pequenos batoques também no B, a pilotagem ficaria muito mais fácil, familiar, sensivel e precisa.

Pois bem, minha mãe é costureira, e tomei o lugar dela na máquina de costura dela e fiz um sistema semelhante em meu TR2.

O sistema do Gibus tem 3 reduções, o que deixa 3 vezes mais leve, e 3 vezes mais longo o curso do freio de "B" , eu achei um exagero, e desnecessário pois os comandos pelo B, são leves e não precisam de tanta redução assim.
Então fiz um sistema simples com somente uma roldana para testar, e voei ontem aqui em Curitiba, e vou dizer.
-O sistema ficou perfeito ! Sinceramente não imaginava que ficaria tão bom, e facilitasse tanto essa pilotagem pelo B. Com somente uma roldana, o sistema ficou com boa pressão, e eficiente. Acelerei , e ficou muito fácil corrigir os avanços da vela, e sua tragetória. Adorei !
E agora preciso testar mais para ver se será necessário algum ajuste.
Aqui estão algumas fotos do meu teste, nas fotos o batoque dos freios não aparece, mas ele ainda está ali ;-)




Nenhum comentário:

Postar um comentário