segunda-feira, 8 de junho de 2009

Piloto destaque: Gil Piekarz

Corria o ano de 1994 e eu estava treinando para escalar o Aconcágua. Escalei o Pico Paraná e fiquei lá em cima, no cume, umas 5 horas. O dia estava maravilhoso e uma angústia me acometia. Apesar do visual ser e estar simplesmente fantástico eu não “estava nele”. O único jeito de “entrar” naquele mundo e desgrudar meus pés do cume do PP seria voando. Foi assim que decidi aprender a voar de parapente. Para voar das montanhas. Fiz o curso com o Lúcio Flávio em 1995 e meu primeiro vôo foi no dia 02 de dezembro deste ano. Foi no Palha e decolagem SE.

Participei de muitos campeonatos brasileiros, do já extinto CBP do Chico Santos, até que me sai bem em muitas etapas. Algumas ganhei no serial. Fui uma vez campeão paranaense. Na cartolagem do vôo até que agi um pouquinho. Fui Diretor de eventos da antiga APPAR (Associação Paranaense de Parapente) e Diretor Técnico e Presidente da atual FVLP por alguns anos. Trabalhei pela consolidação da ABP no Paraná onde fui representante estadual. Na parte educativa participei da elaboração do DVD de “Meteorologia Básica e Aplicada para o Vôo Livre” junto com o Kurt e, dei alguns cursos teóricos de meteorologia e aerodinâmica de parapente. Me orgulho de ser um dos responsáveis pela implantação do Campeonato Sul Brasileiro de Parapente e de ter organizado e ajudado muitos eventos estaduais (festivais e etapas de campeonatos). Lembro com muito carinho do trabalho que tive para realizar o 1 Festival de Vôo Livre da Ilha do Mel (1996). Foram quase 100 pilotos, tudo na faixa...e não deu vôo, pois é :o)
Sempre tive um apoio da SNAKE.

Vôos memoráveis: tenho bem mais de 1000 vôos (já não conto mais), alguns muito legais em campeonatos, outros longos. Mas os abaixo eu não esqueço.
1.Primeiro vôo de montanha em 1996 no Marumbi. Baita prego. Os amigos voltaram andando quá quá quá.
2.Meu primeiro vôo no Pico Paraná. Estava com o Ruben e Schio. Fui o último a decolar (estava punk). Levei um arrastão, bati forte as costas e trinquei uma costela. Não dava para voltar carregando a mochila então decolei quebrado mesmo. No dia seguinte peguei uma gripe com tosse.
3.Meu único vôo de alta montanha. Illimani na Bolívia. Decolei de 6.457m de altitude. A noite tive que dormir enrolado no paraca em temperaturas negativas.
4.Um vôo duplo que fiz do cume do Pico Paraná com a Fernanda (minha esposa). Foi a maior e mais pesada mochila que já carreguei na vida (uns 40kg). Levei o equipo de duplo e toda a “bagagem” para passar a noite lá. E quase não deu vôo...O meu casamento dependia de descer voando ;o)
5.Todos os vôos legais de campeonato (adoro competir)

Gil, decolando de duplo com a Fernanda no Pico Paraná
Gil, no sul brasileiro em Tibagi-PR

Gil, empinando "pipa" no campo base do Monte Illimani (6.457m - Bolívia) antes de escalar a montanha e voar do cume .

Nenhum comentário:

Postar um comentário