segunda-feira, 29 de junho de 2009

Mantendo sua vela trimada – Guia rápido.

Artigo original: UP Paragliders

Mantendo sua vela trimada – Guia rápido.
O Edge é notável por sua acessibilidade a todas velocidades mesmo na velocidade máxima de +65km/h. Entretanto, desde que o Edge usa linhas de Dyneema acima da primeira bifurcação, e elas estão suscetíveis a encolhimento.
Na realidade todas as linhas encolhem devidos a fatores externos, como umidade, calor, exposição UV etc. Mas as linhas do A que são mais exigidas por suportarem mais peso, rapidamente retornam ao comprimento original, isso as vezes pode acontecer com o B , e com o C nunca acontece. Isso resulta em um parapente que está fora da trimagem, e lento, comparado com um parapente novo. Existem historias de pilotos batendo em seus tirantes em frustração, quando são ultrapassados em planeios rápidos ;-) e isso também não ajuda na performance.

Isso quer dizer que os proprietários do Edge (ou qualquer outro parapente que use linhas de Dyneema) deveriam fazer o esticamento de suas linhas o quanto antes. Simplesmente prenda seu tirante a algo estático, e vá ao topo do parapente, agarre dois B1 de cada lado da célula central, aplique cerca de 20 kgs de força, então vá para o B1 e B2, depois B2 e B3, e assim por diante.
Faça a mesma operação do outro lado, e faça o mesmo com as linhas B,C e D( se sua vela tiver D).
Uma vez feito isso, toda linha foi esticada duas vezes, e sua vela voltará e estar trimada. Repita o processo antes que seja tarde, e sua vela será sempre a melhor possível.

Próxima questão?? Oh,porque nós usamos Dyneema ? Bem, porque elas não envelhecem tão rápido quanto as linhas Aramide. Isso quer dizer que se pode usar linhas mais finas, sem ter problemas com envelhecimento. Elas também não são suscetíveis a danos por dobragem. No geral, os prós pesam mais que os contras, mas não existe uma linha de parapente perfeita.

Qual o período que a linha deve ser esticada ?

Não é possível responder uma pergunta como essa sem equivocar-se; isso depende com o ambiente que o parapente é usado, e guardado, assim como a maneira que ele é usado.
Isso é relativamente fácil de sentir quando é necessário re-esticar as linhas, a vela perderá velocidade, ficará menos dinâmica no ar e ficará mais difícil de inflar. Isso pode acontecer depois de 3 meses, depois de um ano, ou realmente a qualquer outro tempo.O esticamento das linhas de maneira alguma estraga elas, então não existe razão para não fazer isso regularmente.

Puxe pelas linhas
Não faça dessa maneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário