segunda-feira, 1 de agosto de 2011

End of speed section - segurança

Para aumentar a segurança das competições, temos vários artifícios que podem ser usados.
Um deles é o End of Speed Section, ou seja é o raio que antecede o gol que serve para marcar o seu tempo na prova.
O objetivo desse raio de velocidade é fazer com que os pilotos sejam obrigados a percorrer uma pequena distancia antes de fazer o gol. Dessa forma o piloto deve fazer o raio de velocidade sempre com uma altura razoável para conseguir fazer o gol.
A prática mais comum nos campeonatos é de termos um raio de 1000m de End of speed section, e outro de 400m para o gol. Então os pilotos vem em alta velocidade(ou não) para o raio dos 1000m e então tiram o pé do speed, e podem fazer o raio dos 400m com maior segurança, pois não estariam acelerando próximo ao chão.

Eu não sei em que época os idealizadores inventaram esse artifício, mas na prática eu acho que isso não funciona, é só pra inglês ver...é só fazer as contas.
Com um raio de velocidade de 1000m e raio do gol de 400m são 600m de distancia entre os raios.
Com as velas atuais, temos um enorme planeio. Vamos considerar um planeio de 10/1. Para fazermos esses 600m entre os raios, gastariamos somente 60m.

Ou seja, nesse formatoa atual, é possível o piloto vir acelerado e bater o raio de velocidade a somente 60m do chão, e ainda fazer o Gol. Aonde está a segurança ?

Se o objetivo é fazer com que os pilotos tenham uma boa altura, e cheguem com tranquilidade ao gol, a altura em que o piloto deveria bater o raio de velocidade, deveria ser ao menos 200m do chão.
Se considerarmos o planeio de 10/1, a distância entre os raios deveria ao menos de 2 km. Com isso os pilotos poderiam vir muito acelerados(ou não) até o raio de velocidade, e ainda ter os 200m de altura para fazer o gol com tranquilidade.

Na prática, um gol com 400m de raio, o raio de velocidade deveria ser no mínimo de 2,4km. O piloto ainda teria que percorrer 2 km até fazer o gol, e para isso ele precisa de altura.
Com isso o piloto deve bater sempre alto o raio de velocidade, pois se ele bater baixo, ficará muito difícil de ele fazer o pilão de 400m e bater o gol.



Nenhum comentário:

Postar um comentário